sábado, 18 de fevereiro de 2012

VALORIZANDO A CULTURA COM A RECICLAGEM

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO CULTURA E DESPORTO
PRAÇA 29 DE DEZEMBRO Nº 57
DEPARTAMENTO PEDAGÓGICO

         

       VALORIZANDO A CULTURA COM A RECICLAGEM
                   
  Carnaval

A origem da festa de carnaval veio da Grécia por volta de 600 a 520 a.C. Com essa festividade os gregos costumavam realizar suas preces para agradecer aos deuses pela produção e pela fertilidade da terra.
Em seguida, os romanos e os gregos incluíram práticas sexuais e bebidas na festa, tornando-a inadmissível aos olhos da Igreja.
 Posteriormente, em 590 d.C. a Igreja Católica adotou a comemoração do carnaval.
Que até então era uma festa reprovada pela Igreja por suas práticas de dança e canto, que pelos conceitos cristãos eram atos impuros.
A partir desta adoção pela Igreja, o carnaval começou a ser comemorado através de cultos oficiais, assim abolia os “atos pecaminosos”.
Essa mudança foi intensamente alarmante aos olhos do povo, pois assim, fugia das origens reais da festa, que seria o festejo pelas conquistas e pela alegria.
Em meados de 1545, o carnaval tornou a ser uma festa popular. E em 1723, o carnaval chegou ao Brasil através da influência européia. Ocorria por meio de desfiles de pessoas fantasiadas e mascaradas.
No início,as pessoas usavam máscaras no carnaval devido ao anonimato que ela concedia principalmente aos nobres inescrupulosos, mulheres podiam entregar-se a outro homem sem correrem o risco de serem acusadas de adultério caso o homem estivesse mascarado, homens assassinavam seus rivais impunemente.
No Brasil, essa tradição de usar máscaras no carnaval se acentuou por volta do século XIX.
E foi na década de 1950, que os foliões começaram a se encontrar em bailes à fantasia.
Os bailes de máscaras originaram-se da Renascença Italiana em meados do século XIV e foram essas figuras desse tipo teatral, como Colombina e Arlequim que foram à inspiração para as máscaras carnavalescas que usamos atualmente.
Mas sem sombra de dúvidas, o maior objetivo hoje, do uso de máscaras no carnaval é exclusivamente a alegria e a descontração que esse acessório indispensável nos proporciona nesse período de festa.

       Fonte: Site Brasil Escola

Justificativa:
 O Carnaval é uma festa típica e esperada por muitos por causa da grande diversidade das festividades  que há  .O Brasil sendo um país rico em sua cultura nos possibilita trazer a escola uma riqueza dessa grande diversidade,utilizaremos esta data para explorar as Marchas Carnavalescas envolvendo Arte com reciclagem.

Objetivo Geral:
Através deste projeto, levar aluno  a  : Trazer a cultura brasileira para o âmbito escolar.
Objetivos Específicos:
ü  Reconhecer o carnaval brasileiro como a maior festa do mundo;
ü  Confeccionar fantasias carnavalescas com materiais recicláveis ;
ü  Conhecer a história do carnaval no Brasil e suas características;
ü   Conscientizar as crianças no sentido de que é preciso não  confundir diversão com confusão;
ü  Desenvolver o gosto pela leitura;
ü   Desenvolver o gosto por músicas carnavalescas;
ü  Trabalhar os temas através da ludicidade, utilizando a música e dança;
ü   Explorar a criatividade utilizando materiais recicláveis;
ü  Conhecer como se originou o carnaval, quais as suas raízes;
Conteúdos:
·         Artes: materiais recicláveis;
·         Português: Linguagem Oral e/ou escrita Trabalhando com histórias infantis, Apreciação musical  (Marchas Carnavalescas) Expressividade
·         História: A origem do Carnaval
·          Matemática: Trabalhando com números e formas geométricas;
·          Geografia: Conhecendo as músicas, danças e comidas típicas das regiões brasileiras;
·          Ciências: a transformação das misturas das cores;
·         Educação Física: Desenvolvendo habilidades motoras com musicas e brincadeiras típicas da época;
Estratégias:
v  Música,Poemas; Pesquisa; Dança, Desenho; Pintura; Festa de carnaval; Recorte e colagem; Cds; Fantoches; Máscaras;

Sugestões de  Atividades :
Na festa carnavalesca da escola as crianças são convidadas a virem fantasiadas e a aproveitarem muito bem a festa dançando, cantando, participando dos trenzinhos e se entrosando com as crianças de outras turmas com alegria e amizade  atividades de pintura no papel e confecção de fantasias;
Conclusão:
Durante a realização deste projeto é importante observar e perceber o interesse das crianças em aprender e participar das atividades propostas com atenção, criatividade, responsabilidade e muito dinamismo.
Período: 01 semana
Culminância : O Projeto terá culminância no dia 17 do corrente mês  com  O Bloco Educação  Na Folia : Valorizando  a  Cultura  com os alunos da  Rede Municipal .
Avaliação:
A avaliação será realizada levando-se em conta a evolução, participação, atenção e envolvimento com as atividades do tema desenvolvido.
       
                                                                      Cortês,2012

                                                       ROTEIRO  DAS ATIVIDADES

     DATAS
        MODALIDADES/ ESCOLAS
           HORÁRIO
16/02/2012
EDUCAÇÃO INFANTIL

MAN HÃ
17/02/2012
SANTO ANTÔNIO

MANHÃ
17/02/2012
SENADOR ANTÔNIO FARIAS

MANHÃ
17/02/2012
ENSINO FUNDAMENTAL

TARDE

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