Powered By Blogger

quinta-feira, 15 de março de 2012

EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM LÍNGUA PORTUGUESA

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO CULTURA E DESPORTO
PRAÇA 29 DE DEZEMBRO N º 57
DEPARTAMENTO PEDAGÓGICO
EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM LÍNGUA PORTUGUESA
1º ano
• Fazer intercâmbio oral, ouvindo com atenção e formulando perguntas.
• Ouvir com atenção textos lidos.
• Ler textos conhecidos, como parlendas, adivinhas e canções.
• Conhecer e recontar repertório variado de textos literários.
• Escrever texto de memória de acordo com sua hipótese de escrita.
• Escrever o próprio nome e utilizá-lo como referência para a escrita.
• Conhecer as representações das letras maiúsculas do alfabeto de imprensa.
• Localizar palavras em textos.
• Escrever usando a hipótese silábica, com ou sem valor sonoro convencional.
• Re-escrever ditando textos conhecidos.
• Revisar textos coletivamente, apoiado em leitura em voz alta feita pelo professor.
2º ano
• Participar de intercâmbio oral, ouvindo, perguntando e planejando a fala para diferentes interlocutores.
• Recontar histórias conhecidas, recuperando características da linguagem do texto original.
• Apreciar textos literários.
• Ler, com ajuda, diferentes gêneros.
• Ler, por si mesmo, textos conhecidos.
• Entender o sistema alfabético, mesmo escrevendo com erros ortográficos.
• Escrever alfabeticamente textos que conhece de memória.
• Re-escrever histórias conhecidas, ditando-as ou de próprio punho. Produzir textos simples de autoria.
3º ano
• Participar de situações de intercâmbio oral, ouvindo com atenção, formulando e respondendo a perguntas, explicar e compreender explicações, manifestar opiniões sobre o assunto tratado.
• Apreciar e ler textos literários.
• Ler, com ajuda, textos para estudar (textos de sites, revistas etc.).
• Re-escrever de próprio punho histórias conhecidas, considerando as características da linguagem escrita.
• Produzir textos de autoria utilizando os recursos da linguagem escrita.
• Revisar textos coletivamente com a ajuda do professor ou em parceria com colegas.
4º ano
• Participar de situações de intercâmbio oral que requeiram ouvir com atenção, intervir sem sair do assunto tratado, formular e responder perguntas justificando respostas, explicar e compreender explicações, manifestar e acolher opiniões, fazer colocações considerando as anteriores.
• Apreciar textos literários.
• Selecionar, em parceria, textos em diferentes fontes para a busca de informações.
• Localizar, em parceria, informações nos textos, apoiando-se em títulos e subtítulos, imagens e negritos, e selecionar as que são relevantes.
• Ajustar a leitura ao propósito e ao gênero.
• Re-escrever e/ou produzir textos de autoria com apoio do professor.
• Revisar textos coletivamente com a ajuda do professor, prestando atenção nos aspectos de coerência, coesão e ortografia.
5º ano
• Participar de situações de intercâmbio oral que requeiram ouvir com atenção, intervir sem sair do assunto, formular e responder a perguntas justificando respostas, explicar e compreender explicações, manifestar e acolher opiniões, argumentar e contra-argumentar.
• Participar de situações de uso da linguagem oral utilizando procedimentos da escrita para organizar a exposição.
• Apreciar textos literários.
• Selecionar textos de acordo com os propósitos de leitura, antecipando a natureza do conteúdo e utilizando a modalidade de leitura mais adequada.
• Utilizar recursos para compreender ou superar dificuldades de compreensão durante a leitura.
• Re-escrever e produzir textos utilizando procedimentos de escritor.
• Revisar textos, próprios e dos outros, em parceria com colegas, com intenção de evitar repetições, ambigüidades e erros ortográficos e gramaticais.
EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM MATEMÁTICA
1º ano
• Ampliar o conhecimento dos números e contar oral e mentalmente objetos.
• Usar estratégias pessoais para resolver problemas com as quatro operações.
• Indicar o número certo quando houver poucos objetos.
• Ler mapas e plantas baixas simples.
• Identificar e representar semelhanças e diferenças entre formas geométricas.
• Montar e desmontar embalagens tridimensionais.
• Usar o calendário.
• Comparar, identificar e estimar grandezas (comprimento, massa, temperatura e capacidade) e iniciar o uso de instrumentos de medidas.
• Começar a usar e a fazer tabelas simples.
2º ano
• Realizar contagem oral.
• Saber regras do sistema numérico.
• Ler e produzir escritas numéricas.
• Ampliar o uso de estratégias pessoais nas quatro operações.
• Saber resultados de memória.
• Usar diversas estratégias de cálculo.
• Localizar-se em espaços menos conhecidos e mais amplos.
• Identificar e representar diferentes formas geométricas.
• Realizar organização temporal com uso do calendário.
• Utilizar sistemas de medidas convencionais.
• Ampliar o conhecimento de grandezas e o uso de instrumentos de medidas.
• Fazer tabelas e gráficos de colunas.
3º ano
• Utilizar o sistema numérico em sua forma convencional.
• Articular melhor os números em estratégias de cálculo mental.
• Usar técnicas convencionais de adição e subtração.
• Começar a sistematizar algoritmos (conta armada).
• Ampliação do uso das operações de adição, subtração, multiplicação e divisão.
• Interpretar representações do espaço.
• Aprimorar o uso da linguagem específica para figuras e formas.
• Saber ver as horas.
• Utilizar o sistema métrico (convencional ou não) com mais precisão.
• Aprimorar o uso de tabelas simples e usar gráficos com colunas e barras.
4º ano
• Realizar contagens crescentes e decrescentes com números naturais.
• Realizar cálculos aproximados.
• Reconhecer, usar, comparar e ordenar números racionais.
• Explorar os significados das frações.
• Saber resultados de contas de multiplicação de memória.
• Fazer operações de números naturais com estratégias pessoais e operações convencionais.
• Identificar posição e movimentação em malha quadriculada.
• Reconhecer semelhanças e diferenças entre figuras geométricas.
• Reconhecer planificações e identificar formas planas de figura tridimensional.
• Compreender e calcular o perímetro.
• Reconhecer e usar unidades de medida.
• Utilizar o sistema monetário brasileiro.
• Interpretar dados de tabelas simples e de dupla entrada e de gráficos de colunas, barras e linhas.
5º ano
• Compreender e usar as regras do sistema de numeração decimal para leitura, escrita, comparação e ordenação de números naturais.
• Explorar diferentes significados das frações.
• Escrever, ler, comparar e ordenar números racionais.
• Resolver problemas nas quatro operações, usando estratégias pessoais, convencionais e cálculo mental.
• Usar porcentagens.
• Explorar a idéia de probabilidade.
• Descrever, interpretar e representar a localização e a movimentação de uma pessoa ou um objeto.
• Reconhecer poliedros e identificar relações entre faces, vértices e arestas.
• Utilizar unidades comuns de medida em situações problema.
• Calcular perímetros e áreas.
• Usar unidades de medidas de área.
• Interpretar e construir tabelas simples, de dupla entrada, gráficos de colunas, barras, linhas e de setor.
BIBLIOGRAFIA
Planejamento Sim e Não: Um Modo de Agir num Mundo em Permanente Mudança, Francisco Whitaker, 158 págs., Ed. Paz e Terra, tel. (11) 3337-8399, 31 reais
INTERNET
A Organização do Tempo Pedagógico e o Planejamento, fascículo 3 da coleção Pró-Letramento, do Ministério da Educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário