terça-feira, 1 de maio de 2012

ROTEIRO DE MAIO


                                   ROTEIRO DE MAIO
       
                                    
Maio
                                           Atividades
Dias  letivos : 22 dias letivos
01/05/12

O Dia do Trabalho é comemorado em quase todo o mundo. No dia 1º de maio, os trabalhadores e seus representantes se reúnem para comemorar a data escolhida para lembrar a prisão, morte e violência com que a polícia atacou centenas de trabalhadores na cidade de Chicago, Estados Unidos em 1º de maio de 1886.
SUGESTÃO:Discuta a questão do trabalho infantil com seus alunos.
• Questione-os a respeito do que acham ser o correto: trabalhar ou estudar?
• Pergunte aos alunos se eles conhecem alguma criança que trabalha. Se ela estuda ou somente trabalha.
Trabalhar o sentido de utilidade das profissões e satisfação pessoal no trabalho, como valor
Conversar com os alunos  mostrando a necessidade de se estudar para se ter um bom trabalho, enfatizando a importância de cada profissional e de cada profissão.Utilizar gravuras,imagens,elaborar cartazes ou músicas que falem das profissões adequando a realidade de cada turma.
13/05/12
Dia das Mães:
Durante a semana vamos estar trabalhando essa data tão especial, embora o dia das mães seja todos os dias, não podemos deixar de frisar isso para os pequeninos.
Não esquecendo também de valorizar aquelas mulheres que de alguma forma toma esse lugar tão especial na vida de muitas pessoas, as que não tiveram a oportunidade de serem criadas por sua mãe genética, mas que vêem nessa pessoa tão especial uma verdadeira"mãe".Mãe é aquela que ama, da carinho, cuida, respeita e está em todos os momentos presente na vida de cada um.
Trabalhar a palavra mãe em letras grandes para os alunos decorarem com pinturas, colagens ,
Trabalhar poemas, música, dramatização, homenagens,cartazes,gravuras etc.
13/05/12
Dia da Abolição da Escravatura: Explicar para as crianças o que foi a Abolição da Escravatura de maneira lúdica de acordo com a realidade da turma, fazendo uso de gravuras,imagens,cartazes,contação da história,etc.
O Brasil foi o país que mais recebeu escravos: cerca de 5 milhões. Discutir este tema com profundidade em sala de aula é fundamental para o entendimento de nosso país. É preciso refletir, debater, ver, ouvir e sobretudo sentir para que o conteúdo seja compreendido pelos estudantes. 
15/04/12


Dia do (a) Enfermeiro (a): Conversar com as crianças sobre o profissão de Enfermeiro (a) e o qual a função de do mesmo.Perguntar se elas conhecem algum profissional da área.(Trabalhar,pintura,grafismo,imagens,etc.)
16/05/12

Dia do Gari: Conversar com as criança sobre o profissão de Gari e o qual a função do mesmo.Perguntar se elas conhecem algum profissional da área.(Trabalhar,pintura,grafismo,imagens,etc.)

25/05/12

Dia do Trabalhador Rural: Propor uma pesquisa sobre a vida de um Trabalhador Rural; Promover um debate sobre essa pesquisa; Confecção de um mural sobre as atividades que ele desenvolve diariamente.

25/05/12

Dia do Vigilante: Conversar com as crianças sobre a profissão de vigilante e o qual a função do mesmo. Perguntar se elas conhecem algum profissional da área. (Trabalhar,pintura,grafismo,imagens,etc.)

       

Nenhum comentário:

Postar um comentário