Powered By Blogger

terça-feira, 26 de março de 2013

MATRIZES DE REFERÊNCIA SAEPE


                                          MATRIZES DE  REFERÊNCIA SAEPE
3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
TÓPICOS E SEUS DESCRITORES

TÓPICO I - APROPRIAÇÃO DO SISTEMA DE ESCRITA
·         D1 Diferenciar letras de outros sinais gráficos.
·         D2 Identificar sílabas de palavras ouvidas e/ou lidas.
·         D3 Reconhecer palavras como unidades gráficas.
·         TÓPICO II - PRÁTICAS DE LEITURA
·         D4 Ler palavras.
·         D5 Ler sentenças.
·         D6 Localizar informação explícita em um texto.
·         D7 Inferir informação em um texto.
·         D8 Inferir o sentido de palavra ou expressão a partir do contexto.
·         D9 Identificar o tema central de um texto.
·         D11 Interpretar textos não-verbais e textos que articulam elementos verbais e não verbais.
·         D12 Identificar o gênero do texto.
·         D13 Identificar a finalidade de diferentes gêneros textuais.
·         D16 Estabelecer relações de causa e consequência entre partes de um texto.
·         D18Reconhecer relações entre partes de um texto, identificando os recursos coesivos que contribuem para sua continuidade (substituições e repetições).
·         D23 Identificar efeitos de sentido decorrente do uso de pontuação.

MATRIZ DE REFERÊNCIA - SAEPE
LINGUA PORTUGUESA - 8ª SÉRIE / 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
TÓPICOS E SEUS DESCRITORES

TÓPICO I - PRÁTICAS DE LEITURA
·         D6 Localizar informação explícita em um texto.
·         D7 Inferir informação em um texto.
·         D8 Inferir o sentido de palavra ou expressão a partir do contexto.
·         D9 Identificar o tema central de um texto.
·         D10 Distinguir fato de opinião relativa a fato.
·         D11 Interpretar textos não-verbais e textos que articulam elementos verbais e não-verbais.
·         TÓPICO II - IMPLICAÇÕES DO SUPORTE, DO GÊNERO E/OU DO ENUNCIADOR NA COMPREENSÃO DO TEXTO
·         D12 Identificar o gênero do texto.
·         D13 Identificar a finalidade de diferentes gêneros textuais.
·         TÓPICO III - RELAÇÕES ENTRE TEXTOS
·         D14 Reconhecer semelhanças e/ou diferenças de ideias e opiniões na comparação entre textos que tratem da mesma temática.
·         TÓPICO IV - COESÃO E COERÊNCIA
·         D16 Estabelecer relação de causa e consequência entre partes de um texto.
·         D17 Estabelecer relações lógico-discursivas entre partes de um texto marcadas por conjunções ou advérbios.
·         D18 Reconhecer as relações entre partes de um texto, identificando os recursos coesivos que contribuem para suacontinuidade.
·         D19 Identificar a tese de um texto.
·         D21 Reconhecer o conflito gerador e os elementos de uma narrativa.
·         D27 Diferenciar as partes principais das secundárias em um texto.

·         TÓPICO V - RELAÇÕES ENTRE RECURSOS EXPRESSIVOS E EFEITOS DE SENTIDO

·         D22 Identificar efeitos de humor e/ou ironia no texto.
·         D23 Identificar efeitos de sentido decorrente do uso de pontuação e outras notações.
·         D24 Reconhecer o efeito de sentido decorrente do emprego de recursos estilísticos e morfossintáticos.

MATRIZ DE REFERÊNCIA - SAEPE
LÍNGUA PORTUGUESA - 4ª SÉRIE / 5o ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
TÓPICOS E SEUS DESCRITORES

TÓPICO I - PRÁTICAS DE LEITURA

·         D6 Localizar informação explícita em um texto.
·         D7 Inferir informação em um texto.
·         D8 Inferir o sentido de palavra ou expressão a partir do contexto.
·         D9 Identificar o tema central de um texto.
·         D10 Distinguir fato de uma opinião.
·         D11 Interpretar textos não-verbais e textos que articulam elementos verbais e não-verbais.

TÓPICO II - IMPLICAÇÕES DO SUPORTE, DO GÊNERO E/OU DO ENUNCIADOR NA COMPREENSÃO DO TEXTO
·         D12 Identificar o gênero do texto.
·         D13 Identificar a finalidade de diferentes gêneros textuais.

·         TÓPICO III - COESÃO E COERÊNCIA

·         D16 Estabelecer relação de causa e consequência entre partes de um texto.
·         D17 Estabelecer relações lógico-discursivas entre partes de um texto, marcadas por locuções adverbiais ou advérbios.
·         D18Reconhecer relações entre partes de um texto, identificando os recursos coesivos que contribuem para sua continuidade(substituições e repetições).
·         D21 Reconhecer o conflito gerador do enredo e os elementos de uma narrativa.

TÓPICO IV - RELAÇÕES ENTRE RECURSOS EXPRESSIVOS E EFEITOS DE SENTIDO

·         D22 Identificar efeitos de humor no texto.
·         D23 Identificar efeitos de sentido decorrente do uso de pontuação e outras notações.
·         D26 Identificar as marcas linguísticas que evidenciam o locutor e/ou o interlocutor.

MATRIZ DE REFERÊNCIA - SAEPE
MATEMÁTICA - 4a SÉRIE/5O ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
TEMAS E SEUS DESCRITORES
·         I. Geometria

·         D1 Identificar a localização/movimentação de objeto em mapas, croquis e outras representações gráficas.
·         D2Identificar propriedades comuns e diferenças entre os poliedros, e entre poliedros e corpos
·         redondos, relacionando-os com suas planificações.
·         D3Identificar propriedades comuns e diferenças entre figuras bidimensionais pelo número de lados,
·         pelos tipos de ângulos.
·         D4Identificar quadriláteros, observando as posições relativas entre seus lados (paralelos, concorrentes,
·         perpendiculares).
·         D5Reconhecer a conservação ou modificação de medidas dos lados, do perímetro, da área em
·         ampliação e/ou redução de figuras poligonais, usando malhas quadriculadas.
·         D6 Reconhecer figuras com simetria de reflexão e/ou identificar seus eixos de simetria.
·          
·         II. Grandezas e Medidas
·          
·         D7 Comparar a medida de grandezas, utilizando unidades de medida convencionais ou não.
·         D8Resolver problemas significativos, utilizando unidades de medida padronizadas como km/m/cm/
·         mm, kg/g/mg, L/mL.
·         D9 Resolver problema envolvendo medidas de tempo.
·         D10Num problema, estabelecer trocas entre cédulas e moedas do sistema monetário brasileiro, em
·         função de seus valores.
·         D11Resolver problema envolvendo o cálculo do perímetro de figuras planas, desenhadas em malhas
·         quadriculadas ou não.
·         D12Resolver problema envolvendo o cálculo ou estimativa de áreas de figuras planas, desenhadas em
·         malhas quadriculadas ou não.
·         III. Números e Operações/Álgebra e Funções
·         D13Reconhecer e utilizar características do sistema de numeração decimal, tais como agrupamentos
·         e trocas na base 10 e princípio do valor posicional.
·         D14 Identificar a localização de números naturais na reta numérica.
·         D15 Reconhecer a decomposição de números naturais nas suas diversas ordens.
·         D16 Calcular o resultado de uma adição ou subtração de números naturais.
·         D17 Calcular o resultado de uma multiplicação ou divisão de números naturais.
·         D18Resolver problema com números naturais, envolvendo diferentes significados da adição ou
·         subtração.
·         D19Resolver problema com números naturais, envolvendo diferentes significados da multiplicação ou
·         divisão.
·         D20 Identificar diferentes representações de um mesmo número racional.
·         D21 Identificar a localização de números racionais representados na forma decimal na reta numérica.
·         D22 Resolver problema utilizando a escrita decimal de cédulas e moedas do sistema monetário brasileiro.
·         D23Resolver problema com números racionais expressos na forma de fração ou decimal envolvendo
·         diferentes significados.
·         D24 Resolver problema envolvendo noções de porcentagem (25%, 50%, 100%).
·         IV. Estatística, Probabilidade e Combinatória
·         D25 Ler informações e dados apresentados em tabelas.
·         D26 Ler informações e dados apresentados em gráficos (particularmente, em gráficos de colunas).

                                                          MATRIZ DE REFERÊNCIA - SAEPE
MATEMÁTICA – 8ª SÉRIE / 9º  ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
TEMAS E SEUS DESCRITORES
·         I. Geometria
                    
·         D1 Identificar a localização/movimentação de objeto em mapas, croquis e outras representações gráficas.
·         D2Identificar propriedades comuns e diferenças entre figuras bidimensionais e tridimensionais, relacionando-as com as suas planificações.
·         D3 Identificar propriedades de triângulos pela comparação de medidas de lados e ângulos.
·         D4 Identificar relação entre quadriláteros por meio de suas propriedades.
·         D5Reconhecer a conservação ou modificação de medidas dos lados, do perímetro, da área em ampliação e/ou redução de figuras poligonais usando malhas quadriculadas.
·         D6 Reconhecer ângulos como mudança de direção ou giros, identificando ângulos retos e não-retos.
·         D7Reconhecer que as imagens de uma figura construída por uma transformação homotética são semelhantes, identificando propriedades e/ou medidas que se modificam ou não se alteram.
·         D8Resolver problema utilizando propriedades dos polígonos (soma de seus ângulos internos, número de diagonais, cálculo da medida de cada ângulo interno nos polígonos regulares).
·         D9 Resolver problema utilizando relações métricas no triângulo retângulo.
·         D10 Resolver problema utilizando razões trigonométricas no triângulo retângulo.
·         D11 Reconhecer círculo/circunferência, seus elementos e algumas de suas relações.

·         II. Grandezas e Medidas
·         D12 Resolver problema envolvendo o cálculo de perímetro de figuras planas.
·         D13 Resolver problema envolvendo o cálculo da área de figuras planas.
·         D14 Resolver problema envolvendo noções de volume.
·         D15 Resolver problema utilizando relações entre diferentes unidades de medida.

·         III. Números e Operações/Álgebra e Funções

·         D16 Identificar a localização de números inteiros na reta numérica.
·         D17 Identificar a localização de números racionais na reta numérica.
·         D18 Efetuar cálculos com números inteiros, envolvendo as operações (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação).
·         D19Resolver problema com números naturais, envolvendo diferentes significados das operações (adição, subtração, multiplicação,
·         divisão, potenciação).
·         D20 Resolver problema com números inteiros envolvendo as operações (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação).
·         D21 Reconhecer as diferentes representações de um número racional.
·         D22 Identificar fração como representação que pode estar associada a diferentes significados.
·         D23 Resolver problemas utilizando frações equivalentes.
·         D24Reconhecer as representações decimais dos números racionais como uma extensão do sistema de numeração decimal, identificando  a existência de “ordens” como décimos, centésimos e milésimos.
·         D25 Efetuar cálculos que envolvam operações com números racionais (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação).
·         D26 Resolver problema com números racionais envolvendo as operações (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação).
·         D27 Resolver problema que envolva porcentagem.
·         D28 Resolver problema que envolva variação proporcional, direta ou inversa, entre grandezas.
·         D29 Identificar uma equação ou inequação do 1º grau que expressa um problema.
·         D30 Resolver problema que envolva equação do 1º grau.
·         D31 Identificar a equação do 2º grau que expressa um problema.
·         D32 Resolver problema que envolva equação do 2º grau.
·         D33 Identificar a expressão algébrica que expressa uma regularidade observada em sequências de números ou figuras (padrões).
·         D34 Identificar um sistema de equações do 1º grau que expressa um problema.

·         IV. Estatística, Probabilidade e Combinatória

·         D35 Resolver problema elementar envolvendo o princípio fundamental da contagem.
·         D36 Resolver problema envolvendo probabilidade de um evento.
·         D37 Resolver problema envolvendo informações apresentadas em tabelas e/ou gráficos.
·         D38 Associar informações apresentadas em listas e/ou tabelas simples aos gráficos que as representam, e vice-versa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário