segunda-feira, 18 de março de 2013

Reunião de Pais


SECRETARIA DE EDUCAÇÃO CULTURA  E DESPORTO
PRAÇA 29  DE DEZEMBRO Nº 57
DEPARTAMENTO DE ENSINO
LEMBRETES
A Educação deve ser instituída com a participação efetiva de pais e escola. As reuniões devem fazer parte da realidade escolar como algo harmonioso e um centro de soluções para vida escolar dos alunos. A  reunião  de pais deve se focalizar, na troca de informações para que a partir desse ponto possa elaborar de forma conjunta uma solução, e que não se resuma somente em períodos de fechamento de notas, mas no decorrer de todo o ano. Essa perspectiva não é algo que ocorre na totalidade das escolas, ou seja, não é uma regra, porém é a pratica mais difundida no meio escolar, nesse caso o melhor é planejar objetivos e questionamentos direcionados à família e que essa também agregue contribuições, uma vez que a escola não consegue educar sozinha. 
O ano escolar já começou e você já conheceu seus novos alunos. Agora chegou a hora do primeiro contato com os pais das crianças: a 1ª Reunião de Pais e Mestres. Há sempre uma expectativa de ambos os lados. Os pais são participativos? Será que eles vão gostar de mim? Como será a nova professora do meu filho/a? Ela vai ficar me chamando na escola toda hora? E agora o que fazer?
A reunião de pais e mestres não pode ser encarada como apenas uma formalidade ou como um momento de "chamar a atenção" para aquilo que queremos ou não. Esse é um momento de compartilhar saberes. De um lado está a figura dos pais que querem reconhecer na professora e na escola um aliado no papel que eles representam para seus filhos: Proteção e Amor, mas querem também que a Escola exerça de papel de ensinar. Por isso a confiança que eles deverão ter no nosso trabalho depende também da nossa postura diante do saber. 
A escola também espera que os pais sejam aliados na aprendizagem. Que eles ajudem seus filhos na lição de casa. Que eles continuem os trabalhos que já são realizados na escola. Explique de forma simples mas coerente como será o ano de trabalho. Que conteúdos aquela série/ano deve trabalhar. De que forma você trabalha (lições de casa, trabalho em grupo, pesquisas, atividades de classe, etc.) É fundamental que pais e professores sintonizem suas cobranças e seus discursos. "Isso evita que a criança tenha conflitos. Estabeleça as regras da classe e da escola (horários, uso de material, uniforme, etc.
                                                   Readaptado :  Brasil Escola 

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