Powered By Blogger

terça-feira, 26 de março de 2013

TEATRO SITIO DO PICAPAU AMARELO


TEATRO SITIO DO PICAPAU AMARELO
– SACI ENTRA BAGUNÇA A MESA E FALA:
- EU VOU APRONTAR E BAGUNÇAR TUDINHO...... (VAI PARA O CANTINHO DO PALCO).
– TIA NASTACIA – ENTRA NA COZINHA E FALA:
- MEU DEUS ESTA TUDO BAGUNÇADO SÓ PODE SER O SACI.(COMEÇA ARRUMAR A BAGUNÇA)
NARRADOR – NASTACIA FALOU COM TIO BARNABÉ QUE CONTOU PARA PEDRINHO E ESTE FICOU BRAVO.
– PEDRINHO ENTRA E FALA:
- EU VOU PEGAR O SACI E COLOCAR DENTRO DA GARRAFA. (SAI DA SALA).
NARRADOR – ENQUANTO ISSO NARIZINHO ANDANO SITIO COM SUA BONECA.
– NARIZINHO – PASSEIA COM A BONECA NAS MAOS E DIZ:
- EMILIA GOSTARIA TANTO QUE VOCE FALASSE.
NARRADOR = NARIZINHO PENSA EM LEVAR EMILIA AO PRINCIPE ESCAMOSO QUE FALOU QUE O DOUTOR CARAMUJO TEM UMAS PIRULAS MILAGROSAS. ELA VAI ATRAS DO DOUTOR CARAMUJO E AO DAR AS PIRULAS PARA EMILIA ELA SAI FALANDO ATORMENTANDO TODOS DO SITIO.
ENQUANTO ISSO DONA BENTA RECEBE UMA VISITA IMPORTANTE.TOC TOC TOCTOC
CAROLINA – DONA BENTA -NASTACIA!NASTACIA! VAI ATENDER A PORTA.
A NASTACIA DEVE ESTAR OCUPADA EU VOU ATENDER A PORTA. (LEVANTA E VAI FAZER QUE ABRE A PORTA E FALA)
- SR LOBATO QUE VISITA ILUSTRE!CARLOS EDUARDO – LOBATO : É UM PRAZER!
NARRADOR: DONA BENTA PEDIU PARA NASTACIA FAZER UNS BOLINHOS DE CHUVA.
LOBATO = DONA BENTA ESTOU QUERENDO ESCREVER MINHAS MEMORIAS E PRECISO DE SUA AJUDA.
NARRADOR = DONA BENTA FICA FELIZ POIS LOBATO VEIO AO LUGAR CERTO E PEDE QUE NASTACIA CHAME A TURMA QUE O SENHOR LOBATO ESTA NO SITIO E TODOS SE APRESENTAM:




EMILIA = BONECA DE PANO QUE GANHOU VIDA E FALA TUDO O QUE PENSA.
PEDRINHO = NETO DA DONA BENTA E PRIMO DE NARIZINHO. MENINO DE GRANDE CORAGEM, FOI O ÚNICO QUE CONSEGUIU PRENDER O SACI.
NARIZINHO = NETA DA DONA BENTA. TEM ESSE APELIDO PELO SEU NARIZ
ARREBITADO.DONA BENTA = É A DONA DO SITIO E TEM CERCA DE 60 ANOS. É UMA
VOVO CARINHOSA.NASTACIA = ALEM DE CUIDAR DA COZINHA E COZINHAR MUITO BEM ELA É UMA FAZ TUDO E UMA BOA CONTADORA DE ESTÓRIAS.
QUINDIM = RINOCERONTE QUE FUGIU DO CIRCO E FOI PARAR PERDIDO NO SITIO. É UM CRAQUE NA GRAMATICA.
SACI = MENINO DE UMA PERNA SÓ QUE FAZ MUITAS ESTRIPULIAS.
VISCONDE = BONECO FEITO DE SABUGO DE MILHO E PALHA, QUE ACREDITA NAS
VERDADES ESTRITAS NOS LIVROS, É UM VERDADEIRO SÁBIO.
JOANINHA, BORBOLETA, GRILO = PERSONAGENS QUE ILUSTRAM OS LIVROS E
ALEGRAM NOSSAS LEITURAS JUNTAMENTE COM A TURMA DO SITIO.
NARRADOR – NISSO ENTRA A CUCA ASSUSTANDO TODOS E DIZENDO:
– CUCA : - NÃO LEMBRARAM DE MIM!!!
NARRADOR = EMILIA FALA:
EMILIA: PORQUE DEVERIAMOS LEMBRAR VOCE NÃO TEM MEMORIA!
CUCA: VOU ME VINGAR!!!!
TERMINAMOS AS MEMORIAS DE LOBATO E SUAS HISTORIAS FICARAM REGISTRADAS NOS LIVROS QUE NOS FAZEM VIAJAR ATE OS DIAS DE HOJE. (ENTRA AS CRIANÇAS CADA UM COM SEU LIVRO).
NASTACIA = EU VOU PREPARAR BOLINHOS DE CHUVA
TODOS= OBA!!!
  
PEÇA DE TEATRO - A PÍLULA FALANTE
Quem não conhece O Sítio do Pica-pau Amarelo? E o episódio da Pílula Falante?
Entre os trabalhos que tivemos que realizar no ano passado para a Faculdade, fizemos uma peça de teatro sobre Monteiro Lobato,resolvemos fazer uma representação da "Pílula Falante". Onde eu era a Narizinho, foi muito divertido e gostaria de compartilhar com vocês o roteiro da peça, espero que seja útil para vocês, para usarem com as crianças, ou até mesmo para trabalho de Faculdade.
Além de representar a turma do Sítio do Pica-pau Amarelo, tínhamos que falar também doMonteiro Lobato, ficou bem interessante. Fizemos também vários cartazes pequenos com a figura de todos do sítio, como este ao lado.
Espero que gostem! A seguir o roteiro da Peça:
A PÍLULA FALANTE
Narrador –No Sítio do Pica-Pau Amarelo mora uma senhora chamada Dona Benta, vive afastada da correria e do barulho da cidade grande.
(Música do Sítio / Entra Dona Benta)
Narrador - Junto com Dona Benta mora a Negra Tia Nastácia, que adora fazer bolinhos de chuva.
(Entra Tia Nastácia, com uma panela)Dona Benta – Humm! Que cheiro bom este! O que você está fazendo?
Nastácia – Estou preparando alguns bolinhos de chuva. Dona Benta – Ai que delicia!
Narrador –No sítio mora também a neta de Dona Benta, Lúcia, mais conhecida como Narizinho. Ela vive no mundo de fantasias, e não desgruda de sua boneca Emília, feita de pano pela Tia Nastácia.
(Música da Narizinho)
Entra a Narizinho
Narizinho – Vovó. Queria tanto que Emília falasse como nós, para ter com quem conversar.
Dona Benta – Hahaha, ela é apenas uma boneca, não tem como ela falar.
Narizinho – Tem sim, quando eu fui lá ao Reino das Águas Claras, o Doutor Caramujo me deu uma de suas pílulas, para que eu desse a Emília e ela começasse a falar.
Nastácia – Aonde já se viu boneca falar, pílula falante, caramujo ser doutor, isso é coisa da sua imaginação.


Dona Benta para Tia Nastácia – Essa minha neta tem cada ideia, hahaha.(Dona Benta e Tia Nastácia saem rindo (Dá a pílula para a boneca e a coloca dentro da caixa de costura, e senta no chão ao lado da caixa)
(Música da Emília – apenas as primeiras estrofes)(Emília sai aos poucos de dentro da caixa)
Narizinho – Vovó, Tia Nastácia, venham até aqui, rápido!
(Emília fica testando a voz)(Narizinho da um leve tapa nas costas de Emília)Narizinho – Fala Emília, fala Emília, fala.
Emília – Estou com um horrível gosto de sapo na boca. Eca!
Narizinho – Uhuulll! Viu vovó, como minha boneca pode falar!
Emília – Mas que caras são essas? Quem são todos esses? Pra que tanta gente? Tem festa aqui hoje, é? E vocês? Sabem por que elas estão com essas caras de corujas azedas? Quem são vocês? Qual seu nome? E a sua idade? Você estuda? Tem q estudar pra ficar tão inteligente quanto eu! E você ai, gosta do Sítio?
(Música Emília – refrão / Todos começam a dançar)
Narrador – No sítio do Pica-Pau Amarelo tudo é possível, a fantasia se mistura com a realidade, e assim, criando muitas aventuras com essa turminha.
Dona Benta – E alguém aqui sabe me dizer quem foi Monteiro Lobato?
Emília – Eu sei é claro, porque sou muito inteligente! Ele foi um grande nome da literatura brasileira, nasceu em Taubaté, na cidade de São Paulo, no ano de 1882.
Dona Benta – Isso mesmo Emília! E Monteiro Lobato começou publicando seus primeiros contos em jornais e revistas.
Nastácia – E estes contos foram colocados em um dos livros dele, que se chama Urupês.
Narizinho – Mas ele é mais conhecido entre as crianças por seus personagens: Emília, Dona Benta, Tia Nastácia, e muitos outros que fazem parte do Sítio do Pica-Pau Amarelo.
Nastácia – No ano de 1948, Monteiro Lobato morreu, mas nos deixou esse grande sucesso, adorado pelas crianças e também por muitos adultos.
Dona Benta – E a gente vai ficando por aqui, mas daqui a pouco, vamos ter muitas mais aventuras.
(Música do Sítio do Pica-Pau Amarelo)
Fonte :  WEB

4 comentários: