terça-feira, 6 de maio de 2014

MARKETING PESSOAL

MARKETING PESSOAL – CUIDE DA SUA IMAGEM
Pessoal – Objetivos
·         Entender a importância do marketing pessoal
·         Conhecer os conceitos e objetivos do marketing pessoal
·         Conhecer alguns fundamentos do marketing pessoal

Marketing Pessoal hoje, é a ferramenta mais eficiente de fazer com que seus pensamentos e atitudes, sua apresentação e comunicação, trabalhem a ser favor no ambiente profissional. Além desses detalhes o cuidado com a ética e a capacidade de liderar, a habilidade de se auto motivar e de motivar as pessoas a sua volta, também fazem parte do Marketing Pessoal.

As empresas de hoje analisam muito mais do que sua experiência profissional. A preocupação com o capital intelectual e a ética, são fundamentais na definição do perfil daqueles que serão parceiros/colaboradores.

Regras Básicas
1 - Mantenha sua imagem intimamente ligada a símbolos primários de boa educação, inteligência e honestidade. Sempre!

2 - A sua imagem jamais pode sugerir inferioridade. As pessoas gostam, apreciam e favorecem sempre as pessoas importantes. Porém, estas mesmas pessoas, detestam as pessoas arrogantes e pretensiosas. Assim sendo, passe uma imagem de
"importância" mas na medida exata da "simplicidade".

3 - Elogie sempre, ajude sempre, parabenize sempre. Jamais faça qualquer comentário negativo sobre quem quer que seja, principalmente se a pessoa estiver ausente.

4 - Esforce-se para ser MELHOR a cada dia, porém não O MELHOR. Esta avaliação cabe somente aos outros fazerem. Saiba que a imagem de "o melhor" sofre muitas contestações e é permanentemente questionada.

5 - Na sua derrota, elogie o vencedor invés de criticá-lo. Na sua vitória, elogie o derrotado invés de menosprezá-lo. É por aí que começa o sucesso.

CUIDE DA SUA IMAGEM
Muita gente competente passa uma imagem contrária e essa aparência negativa acaba por limitar suas oportunidades. É preciso ter cuidado para com a imagem e buscar eliminar dela qualquer item que possa trazer impacto desfavorável. A imagem é formada principalmente por:
a) aparência;
b) comportamentos;
c) comunicações;
d) resultados apresentados;
e) outros aspectos.

APARÊNCIA
Uma roupa espalhafatosa, ou mesmo casual demais, pode comunicar a ideia de que o sujeito é desleixado, desorganizado, inconsequente ou rebelde. Mas vale pecar pelo excesso de sobriedade do que pela falta dela.

Um acessório inadequado pode transmitir a ideia que o sujeito está na profissão errada (por exemplo, imagine um executivo uma pasta de esportista) ou que seu emprego não é sua maior prioridade (bonés de time de futebol etc.).
Excentricidades em geral: um bigode ou cabelo mirabolante pode dar a ideia de que o indivíduo perde tempo demais cuidado da aparência e preocupando-se com picuinhas.

COMPORTAMENTOS

Atraso crônico no término de trabalhos, reuniões, cumprimento de compromissos pode ter uma boa justificativa, mas, transmite forte ideia de descaso ou incapacidade de cumprir prazos .Manter mesa atolada, ambiente desorganizado transmitem ideia de falta de controle. Da mesma forma, excesso de objetos pessoais podem atrapalhar na hora de construir uma imagem de comprometimento. Resista à tentação de expor seus problemas pessoais no trabalho, além de dar margem a fofocas, você tira o foco das pessoas dos resultados que obteve.

COMUNICAÇÕES
Excessiva comunicação social, envio de e-mails neoprofissionais dá a impressão de que o indivíduo não é firme no trabalho ou está com tempo de sobra.
Confusão em comunicar transmite ideia de amadorismo ou desconhecimento do assunto discutido.
Dificuldade de diálogo ou hesitação na hora de relacionar-se com os colegas demonstra falta de espírito de liderança e limita suas opções de crescimento.

RESULTADOS APRESENTADOS
O relatório contém erros - e lá se vai a imagem de valor que ele deveria ter e com ela a credibilidade dos dados contidos. Explicações muito longas na hora de apresentar indicam que a proposta não se sustenta sozinha. Seja objetivo e incisivo, explicando apenas quando for necessário. A apresentação está rebuscada e enfeitada na proposta – e os outros ficam pensando que houve desvio de atenção e perda de tempo.

OUTROS ASPECTOS

As companhias escolhidas pelo indivíduo afetam negativamente sua imagem, eventualmente. Lembre-se de que ao trabalhar em uma empresa você está associando-se aos sucessos e fracassos da mesma.

Esteja sempre informado de tudo o que puder sobre sua empresa. Dessa forma você nunca é pego de surpresa e comprova estar sempre alinhado aos objetivos da mesma.

Saber trabalhar sua imagem é uma competência em si, e deve ser desenvolvida para fazer seu trabalho aparecer. Então preste atenção em como você está sendo visto em seu emprego e assuma controle de sua imagem.

ALGUNS TOQUES

·         Estar sempre pronto e capacitado para enfrentar mudanças;
·         Ter consciência da importância da atitude para a concretização de objetivos;
·         Saber focar os problemas e controlar a preocupação e os sentimentos de frustração e angústia;
·         Entender e acreditar a própria capacidade de realização e de superação de obstáculos;
·         Manter-se motivado;
·         Usar uma forma gentil e atenciosa de tratar as pessoas, de forma que ela trabalhe como seu diferencial;
·         Seja absolutamente pontual;
·         Preocupe-se com a objetividade e a honestidade para que você não seja traído com detalhes de menor importância;
·         Observe com cuidado a roupa que vai usar, adequando-a cuidadosamente à situação e ambiente; ela pode abrir ou fechar portas;
·         Preocupe-se com o seu linguajar, seu gestual e com o tom da sua voz. Evite gírias ou expressões chulas, controle suas mãos e braços, fale baixo e devagar;
·         Controle suas emoções mas não as anule, elas são muito importantes para mostrar o seu envolvimento ou comprometimento com o tema que está sendo tratado;
·         Cuidado com o uso do celular;
·         Não fale demais nem de menos.


José Antônio Rosa é professor de pós-graduação em Administração no Instituto Nacional de Pós-Graduação, jornalista, editor e consultor da Manager Assessoria em Recursos Humanos. 

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