segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Início de ano

Secretaria  de Educação Cultura  e Desporto
Praça 29 de Dezembro nº 57
Diretoria de Ensino:
Blogger :Educando Para  Um  Futuro Feliz
Blogerr:  Educar Para Transformar e Crescer

Início de ano
Prezadas companheiras!

Estamos iniciando um novo ano que nos atrai para o futuro e nos faz alimentares sonhos. Quando sonhamos, Criamos expectativas crendo, num futuro melhor.
Damos o primeiro passo nesta direção transformando ideias em projetos, problemas em caminhos, desejos em conquistas crianças em cidadãos.

Sonhos e realizações... depende de todos que compõe a educação neste grande desafio do nosso mundo contemporâneo .
Somos responsáveis pelas intervenções reais na construção do futuro que já chegou. Sejam todos bem vindos a mais um ano letivo.

Como dizia o saudoso Eduardo Campos vamos arregaçar as mangas e pegar no serviço. Para isso, contamos com a eficácia e vontade de todos inseridos neste processo educativo que exige compromisso, desejo de acertar , esforço e sobretudo  dedicação .
Pois assim , o melhor de cada um vai garantir o melhor de todos. E para isso, é  importante avaliar as ações que foram  executadas  em 2014 e planejar as atividades futuras. Segue algumas sugestões imprescindíveis .

                                                      Um abraço carinhoso
Valdinere Alves dos Santos
Diretora de Ensino


     
     Ações Necessárias Para Desenvolver um Trabalho com Eficácia

Propiciar momentos na qual a família possa ser participante ativa no processo ensino aprendizagem; Promovendo (eventos, palestras) de cunho educativo, social e cultural para os pais. Destacar a importância da realização de reuniões de pais e mestres .Dar atendimento aos pais de forma individualizada; através de plantão pedagógico .
Zelar pelo cumprimento do calendário escolar; vivenciando na escola as datas comemorativas de acordo com o calendário anual.(Implementando  as temáticas projetadas .
Motivar e auxiliar os professores a fazerem o uso de diversas técnicas lúdicas como: música, teatro, danças, poesias, coreografias, dramatizações, etc.
Refletir sobre a importância do planejamento de ações que garantam o desenvolvimento das capacidades pertinentes à avaliação da Prova Brasil. Promovendo encontros pedagógicos com coordenadores e professores para trabalhar os descritores do SAEPE e  Prova Brasil  por  meio de oficinas
Elaborar apostilas de sugestões de  atividades de  acordo com as áreas  de ensino.
Promover gincanas educativas, visando à leitura, conhecimentos gerais e matemáticos; Realizar oficinas de leitura dramatizada.
Elaborar, coordenar  ,incentivar  e valorizar  os  Projetos Didáticos e Feiras Culturais
Estimular atividades que viabilizem a prática da leitura e pesquisas, apresentando  projetos ao  ar livre.
Acompanhar os casos de dificuldades de aprendizagem, procurando encaminhar junto à família ou órgão competente. (  Buscar as Parcerias )
Premiar com  medalhas  ou certificados  alunos destaque do mês .
Premiar com medalhas e certificados professores padrão no final do ano  letivo.
Redirecionar as aulas-atividades do professor trabalhando em conjunto trocando experiências. Estimulando a criatividade dos professores e a integração do corpo docente;
Trabalhar os dados estatísticos dos resultados de desempenho do aluno, visando à melhoria do processo ensino e aprendizagem;
Elaborar o Plano de Ação da Coordenação Pedagógica em consonância com o Projeto Político Pedagógico escolar; Não esquecer de  colocar o Painel  de Gestão.
Estimular, acompanhar e participar da elaboração  ou revisão do Projeto Político-Pedagógico, junto com os demais segmentos da escola;
Trabalhar em parceria diretor e coordenador, contribuindo para uma administração eficiente e eficaz
Oportunizar mensalmente ou ( quinzenalmente de acordo com as necessidades ) as reuniões pedagógicas.
 Dar atenção individual e coletiva a todos envolvidos no Processo Ensino - Aprendizagem;Pesquisar e acompanhar as causas da evasão, repetência e o rendimento escolar dos alunos;
Propiciar o trabalho em conjunto por área, por séries, para analisar, discutir, estudar e aperfeiçoar as questões pertinentes ao processo Ensino-Aprendizagem (multidisciplinares); Estimular a criatividade dos professores e a integração do corpo docente;
Incentivar os docentes em trabalhos de equipe, incrementando um trabalho coletivo, coerente e articulado com a proposta pedagógica da escola. Dar suporte pedagógico ao professor, auxiliando-o a encontrar melhores estratégias de ensino, favorecendo a  aprendizagem significativa.
Realizar reuniões de planejamento nas escolas em que atuam .Disponibilizando informações e apoio às necessidades dos professores no planejamento curricular;
Coordenar as atividades pedagógicas; participar de reuniões ,capacitações e programas de formação continuada; Promovendo na escola a formação continuada dos professores;
Desenvolver o Processo de Avaliação de desempenho como instrumento de acompanhamento do trabalho desenvolvido, visando o aprendizado do aluno.
Registrar os avanços da aprendizagem do aluno; Manter-se atualizado quanto às novas metodologias educacionais; Trabalhando o Currículo voltado para a realidade   do aluno;
Orientar Conselhos de  classe trazendo  como  foco o  aluno  que  está apresentando  dificuldades  ou problemas que prejudicam a sua  aprendizagem.
Definir o perfil de saída a ser alcançado pelos alunos de cada série de ensino. Monitorando o planejamento e registro de aulas, apresentado  por  cada docente respectivamente.
Reunir (mensalmente ou quinzenalmente) professores para discutir medidas para melhorar o desempenho dos  alunos.
Enviar relatórios  das  atividades  vivenciadas nas escolas .
Monitorar o registro do diário de classe, tirando dúvidas em relação aos mesmos.
Acompanhar o rendimento dos alunos para o replanejamento de ações de intervenção Organização do mapeamento do rendimento por turma bimestralmente; 6º ao 9º ano
Identificar as necessidades e as dificuldades relativas ao desenvolvimento do processo educativo da escola Orientação da elaboração dos instrumentos avaliativos junto aos docentes;
Fazer análise dos registros avaliativos. Discutir os resultados das avaliações; Utilizar os erros nas avaliações gerais para  replanejar  novos  métodos   de ensino- aprendizagem.
Pautar os momentos de planejamento nos resultados da avaliação; Realizando estudos relacionados a práticas avaliativas;.

Refletir planejar executar são segmentos
que conduz ao sucesso. Bom trabalho a todos

Valdinere Alves

Nenhum comentário:

Postar um comentário