terça-feira, 1 de novembro de 2016

Atividades para Novembro

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO CULTURA E DESPORTO
PRAÇA 29 DE DEZEMBRO  Nº 57
DEPARTAMENTO PEDAGÓGICO
                    




      
Secretária de Educação: Maria Eterilda Amorim Borba Assis
 Diretoria de Ensino : Valdinere  Alves  dos Santos
  
                                Cortês ,2016


          DATAS COMEMORATIVAS PARA O MÊS DE NOVEMBRO
01/11/2016
Dia de todos os Santos: Conscientizar que os católicos costumam homenagear os seus santos no dia do aniversário de suas mortes. Porém, o número de santos canonizados é muito superior ao número de dias do ano, sendo assim, poucos deles são oficialmente homenageados no dia de sua morte. Para resolver esse problema, o Papa Bonifácio IV, criou o Dia de Todos os Santos, com o intuito de homenagear todos os santos em um único dia.
02/11/2016
 Dia de Finados: relatar que esta  data assim como outras datas são importantes para nossas vidas, o dia 02 de novembro mais conhecido como dia de finados, também tem suas relevâncias, pois foi criado em homenagens as pessoas falecidas. Sabendo que a morte é o cessar definitivo, da vida seja ela humana, animal ou vegetal, que pode acontecer por diferentes motivos, como doença acidentes ou violências.
05/11/2016




05/11/2016


Dia Nacional da Cultura e Ciência: A criação desta data foi importante, pois serve como um momento de conscientização e reflexão sobre a importância da cultura e do povo africano na formação da cultura nacional. Os negros africanos colaboraram muito, durante nossa história, nos aspectos políticos, sociais, gastronômicos e religiosos de nosso país. É um dia que devemos comemorar nas escolas, nos espaços culturais e em outros locais, valorizando a cultura afro-brasileira. 
Dia do Cinema Brasileiro: Socializar com os alunos que em quase 100 anos de existência, o cinema brasileiro produz cerca de 2 mil filmes e conquista mais de 50 prêmios internacionais, mas encontra dificuldades em se estabelecer como indústria. Com a chanchada, nos anos 30, começa a se formar um mercado consumidor.
12/11/2016
Dia do Diretor Escolar: Esclarecer que o Diretor Escolar não é um processo destacado da atividade educacional , ao contrário, está envolvido nela de tal forma que o diretor precisa estar sempre atento às consequências educativas de suas decisões e atos. No desempenho da sua função, o diretor é um educador preocupado com o bem-estar dos alunos, e não apenas um administrador em busca de eficiência.
14/11/2016
Dia Nacional da Alfabetização: Vivenciar este dia através de dinâmicas e leitura iniciando assim: Oba! Hoje é dia Nacional da Alfabetização e você sabe bem o quanto é importante saber ler, não sabe? Já tentou imaginar como seria não saber ler?Letra é vida! Que tal comemorar esse dia lendo historinhas divertidas em voz alta, brincando com as palavras e desenhando o alfabeto?Aqui não escola o que não falta são palavras e brincadeiras pra você comemorar esse dia tão legal e especial.
15/11/2016
Feriado Dia Nacional da Proclamação da Republica: Dia do Jornalismo: Vivenciar este dia  produzir um jornal na escola, com o intuito de aprimorar os meios de informação e expressão.

19/11/2016
Dia da Bandeira Nacional: Informar através de debate coletivo que: A bandeira do Brasil foi instituída a 19de novembro de 1889, ou seja, 4 dias depois da Proclamação da República. É o resultado de uma adaptação na tradicional Bandeira do Império Brasileiro. Neste contexto, em vez do escudo Imperial português dentro do losango amarelo, foi adicionado o círculo azul com estrelas na cor branca.
20/11/2016
Dia da Declaração dos Direitos da Criança: Debater em equipe  que a criança tem o direito de ser compreendida e protegida, e devem ter oportunidades para seu desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social, de forma sadia e normal e em condições de liberdade e dignidade. As leis devem levar em conta os melhores interesses da criança.
20/11/2016
Promover uma nova visão da história dos africanos do período colonial, com seus reinados e impérios, sua cultura e os reflexos sobre a vida do afro-brasileiro em geral. Garantir ao afro-brasileiro a construção de sua personalidade com referência em outros negros.
22/11/2014
Dia da Música: Vivenciar este dia iniciando a aula com uma música e socializando que a música existe antes de ser ouvida; ela pode mesmo ter uma existência autônoma na natureza e pela natureza..Podemos trabalahar a gramática na música,interpretação etc.

Sugestões :  Músicas  Afro indígena
http://valdinere123.blogspot.com.br/2013/05/musicas-para-cultura-afro-indigena.html
       


CULTURA AFRO-BRASILEIRA : BRASIL DE COR E CULTURA"

Através das análises das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, Resolução nº 1, de 17 de junho de 2004 e partindo do cumprimento  Lei nº 10.639, de  9 de janeiro de 2003, faz-se necessário amplia-se o debate sobre o tema que, em termos gerais e atualmente tem se tornado  relevante para se pensar em um modelo  de sociedade verdadeiramente justa e igualitária.
Por esta questão, está incluído na proposta curricular de nossas escolas. Paralelo a esse currículo, os Parâmetros Curriculares Nacionais e todos os documentos cuja lei esta embasada contempla o Conteúdo de História da Cultura Afro-brasileira e africana como um tema interdisciplinarmente trabalhados nos conteúdos da Base Nacional Comum e Parte Diversificada. A escola precisa resgatar a nossa cultura os nossos valores e garantir as tradições das outras gerações.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS :

*    Valorizar a pluralidade racial de nossa comunidade escolar; Combatendo  o racismo no âmbito escolar;
*    Promover a igualdade de oportunidades entre os diferentes grupos étnicos que compõem a comunidade escolar;
*    Desenvolver atividades que levem os alunos a uma reflexão e compreensão de mudança na maneira de ver e pensar sobre a raça e a cultura africana  e afrodescendentes.
*    Valorizar a cultura e os costumes trazidos da África e incorporados à cultura brasileira, bem como, os costumes dos indígenas brasileiros;





Nenhum comentário:

Postar um comentário