domingo, 1 de março de 2015

Despertando Valores Eficazes para um Planeta mais Humano

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO
PRAÇA 29 DE DEZEMBRO Nº 57
DEPARTAMENTO PEDAGÓGICO

               
Despertando Valores Eficazes para um Planeta mais Humano

 Meio Ambiente Em Ação Em Defesa da Natureza

Secretária de Educação : Maria Eterilda Amorim Borba Assis
Diretora de Ensino :  Valdinere Alves dos Santos
    Cortês -2015

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO
PRAÇA 29 DE DEZEMBRO Nº 57
DEPARTAMENTO PEDAGÓGICO

    Roteiro de Março
DATAS     
                               ATIVIDADES

08/03
Dia Internacional da Mulher:
Conhecer as diversas atividades femininas e fazer o aluno refletir sobre a importância do trabalho da vida da mulher.
Mostrar aos alunos a importância da mulher em conquistar o seu espaço na sociedade.
Salientar que todas as profissões são importantes e fazem diferença na sociedade.
Informar sobre os direitos e deveres da mulher;
Conhecer a Lei Maria da Penha, que visa proteger a mulher; Confecção de cartazes, painéis e cartões.
14 /03
Dia Nacional da Poesia : Incentivar às crianças a adquirirem o hábito da ler, nas suas diferentes formas de apresentação literária, dando maior ênfase à apreciação de textos poéticos, despertando o prazer na sua leitura e descobrindo a importância na formação do imaginário, da criatividade e do processo de aprendizagem. Dar oportunidade a criança a conhecer rimas. Motivá-las para uma leitura prazerosa com quadrinhas recitadas e cantadas.
19/03
Dia de São José /Dia do Plantio do Milho: Vivenciar com colagens pinturas / Identificar a importância do milho na culinária
21/03
Dia Mundial da Água :
Criar um momento de reflexão, conscientização sobre a necessidade de economizar Água;
Refletir sobre uso correto da água nas atividades do dia-a-dia;
Reconhecer a importância desse líquido essencial para a saúde da humanidade;
Demonstrar aos alunos e consequentemente às famílias a necessidade de cuidar hoje, desse bem natural: A Água, para termos um futuro garantido.
O dia da água poderá ser trabalhado por meios de dramatizações, cartazes, desenhos paródias sobre importância da água , produção de textos ,etc
27/03
Dia do Circo:
Preservar e estimular a tradição da arte circense! Pouco a pouco, os palhaços - junto com os circos – foram perdendo espaço para o cinema, a televisão, os videogames... A infância ficou mais curta e a ingenuidade virou um fator de risco
Preservar a magia do circo é manter viva essa criança que temos dento de nós mesmos!
Desenvolver nas crianças, através de atividades lúdicas, o desejo de conhecer e valorizar a arte circense.
Fazer as crianças conhecerem e valorizarem a arte circense;
Despertar o gosto pela arte, pela música e pela poesia;
31/03
Dia da Saúde e Nutrição
O Dia da Saúde e da Nutrição é uma data comemorativa criada no Brasil para conscientizar a população para a importância da saúde e boa alimentação. Esse dia é escolhido para que as pessoas possam pensar na sua própria saúde e seus hábitos alimentares.
Reconhecer a importância das frutas, verduras e legumes Pesquisando sobre o valor nutritivo apresentando sobre forma de teatro, fantoches,etc.


Despertando o Prazer Pela Poesia
Objetivos Geral :  Familiarizar o aluno com a linguagem poética, com a poesia para que ele sinta prazer em ler, ouvir e criar poemas. 
Objetivos Específicos :
Despertar o prazer pela leitura de poemas.
Despertar o interesse pela literatura, pela poesia.
Recitar poesia explorando os recursos existentes.
Reconhecer os poemas em suas diversas formas.
Destacar autores consagrados que escreveram e escrevem para o público
Infanto-juvenil.

METODOLOGIA :

1º Momento- Fazer uma lista dos autores preferidos pelos da turma.
- Seleção de poesias de acordo com os autores indicados pelos alunos.

2º momento - Organizar roda de leitura para que os alunos expressem os sentimentos que aparecem no texto durante a leitura, como medo, alegria, espanto, tristeza e humor.
- Conversar com a turma sobre alguns aspectos importantes do poema: características (rima, versos e estrofes)- Apresentação de poesia de autores escolhidos pela turma.

3º momento
- Conhecer poemas consagrados da literatura
- Declamação de poesias.
- Organização de um murais com os autores cortesense ( Vida e Obra).

4º momento
- Produção de um poema coletivo e/ou individual
-Listar os autores preferidos da turma.
-Seleção de poemas.
-Roda de leitura.
-Conversando sobre poesias
-Poetas de Cortês
-Confecção de murais com autores cortesense
-Declamação de poesia.
-Produção de poesia.
-Sarau.

AVALIAÇÃO

A avaliação acontecerá através de leituras de textos poéticos, análise de poesia, confecção de murais e apresentação do SARAU.

REFERÊNCIAS: 

 ATIVIDADES PARA O DIA DA ÁGUA
Essas atividades com a água são a partir das sensações das crianças.
VISÃO
Que cor é a água? Colocar água em copos brancos e observar sua cor.
A seguir colocar tempera colorido (cores primárias) e exploramos as cores que surgiram.
Usar chá de marcela, café e outras substâncias. “A água é transparente”

AUDIÇÃO
_ Reproduzir em gravador (pode ser de celular, câmera digital) o som da água caindo em copo, balde, vidro, plástico.
Colocar água em garrafinhas de vidro (cada uma com uma quantidade diferente de água) e bater nelas com um ferrinho.
_ Comparar o som de uma gota de água caindo em diversos materiais diferentes (panela, potinho plástico, vidro, numa porção de água, na mão do amigo)._ Agitar as mão dentro de um tanque de água.
_ se a escola for perto da praia (felizmente é o meu caso – morram de inveja), ir, observar o barulho das ondas, o movimento da marola, a cor da água, o cheiro...

TATO
Tocar na água com diversas substâncias  - Areia (meio copo de areia para um copo de água).
Maisena (mesma medida da areia)Sal (três colheres de sal para um copo de água)
Açúcar (mesma medida do sal)Tocar na água morna, gelada, na temperatura ambiente.
PALADAR
Provar água com sal, açúcar, café, chá, álcool, perfume (aproveitar para trabalhar noção matemática de muito e pouco – muito sal, muito açúcar....).

OLFATO
Cheirar a água pura  / Cheirar a água com diversas substâncias (vinagre, café, leite, perfume...).

OUTRAS ATIVIDADES
1: Jogo Derrete, Não Derrete.
Usar vidrinhos vazios, tampinhas, copinhos de remédio, potinhos de tempera.
Dentro de eles colocarem água e diversas substâncias
(farinha, açúcar, grãos, bala, gelo, bolo tinta, giz, papel, terra, cola grama, casca de árvore, café solúvel, chocolate, leite, giz de cera, isopor, esponja, óleo, vinagre, cebola, comprimido de remédio).
Usar etiquetas para classificar os vidrinhos e três bandejas. Em uma colocar “derrete”, na outra “não derrete” e na terceira deixar todos os recipientes com a água e a substância já misturada e classificada.
Pode ser observado depois de algumas horas ou na aula seguinte.
Separar nas bandejas o que derrete e o que não derrete.

2. Transportando Água
Como podemos transportar a água?
Transportar a água que se encontra em um balde para pequenas vasilhas. Sem material: Apenas com as mãos
“Não dá? Então o que faremos? Com material: peneira, garrafa, furadas, regadores, copos, funis, pires, colheres...
3. Quantos Copos de Água Cabem Nessa Jarra?
Colocar água em uma vasilha grande e escolher uma jarra. As crianças deverão transportar a água em copos até encher a jarra enquanto contam. Podem usar colheres para encher um copo.

4. Quem Enche Primeiro? É a mesma atividade acima, apenas divide a turma em equipes e cada equipe tem que encher seu recipiente. Vence quem encher primeiro.

5. Como Se Faz e o Que Acontece? O que acontece quando se tira cubos de gelo do congelador?
O que se faz com cubos de gelo e como se faz cubos de gelo?
Material: Um estoque de cubos de gelo (tirar da geladeira aos poucos)
Recipientes diversos para fazer moldes.
Desenvolvimento: Deixá-los brincar a vontade com o gelo e depois perguntar: Podemos fabricar gelo? Como?
Encher novamente as formas e colocar no congelador.
6. Fogo e Água
Nessa altura da aula, as crianças já sabem que gelo é água, então colocamos
água em estado líquido no fogo para observarmos, depois colocamos gelo.
Observar o vapor subindo:
* Colocar um vidro no vapor e dar para as crianças tocarem/ Colocar papel no vapor e observar.


                 DRAMATIZAÇÃO: O CICLO DA ÀGUA
PERSONAGENS: Vários alunos.
DESENVOLVIMENTO

1ª Personagem — Uma menina representando a Água
FALA:
— Há, como é triste ser Água...!— Fui feita para matar a sede, limpar, lavar, repor energia, dar vida!
— Vejam como estou agora:
* Fraca, cada vez mais poluída, indefesa.— Não sei o que fazer!
2 ª Personagem – Um menino, representando um Ecologista
FALA:
— É amiga Água , tenho brigado muito para te defender, mas são poucos os que me escutam.
Alguns homens se reúnem, discutem, falam em te proteger, que estão preocupados em evitar que te maltratem tanto, que acabes sumindo da terra, mas são muitos, os que não estão, nem ai para você.
— Não fique triste minha amiga, eu vou continuar lutando para despertar nos homens, a consciência pela tua importância. Mostrar para eles que sem você é impossível a vida na terra, para qualquer ser vivo.
3ª Personagem – (Menino ou menina) O Sol
FALA:
— É, eu estou decepcionado com a humanidade.
— Agora, com a escassez de água, tenho que aumentar o meu calor.
— Não consigo me controlar.— Estou fazendo mal a terra, sem querer.
2ª FALA DA ÁGUA
— Vejam meus amigos, já não consigo nem se quer seguir meu ciclo normalmente, pois falta EU, a água, muitas vezes...
— Eu tenho que estar nos corpos para sair no suor.
-- Eu tenho que esta nas plantas e nos animais, para sair em vapor
-- Tenho subir para a atmosfera, ser aquecida pelo meu amigo SOL, virar nuvens fofinhas.
--Tenho que ficar geladinha, pesada, tão pesada que desço de lá como chuva, há como é gostosa essa brincadeira, trás vida e felicidade aos seres vivos.
— Por favor!!! Cuidem de mim, eu não quero acabar, e chora.

                                       RETORNAM AO PALCO: O SOL, ECOLOGISTAS E OUTROS PERSONAGENS.
Ao redor da água, começam a cantar: A Água é minha amiga  /Com ela posso contar /Pra lavar e tomar banho E minha sede matar/Vamos todos protegê-la/E a natureza preservar
Resgatar suas nascentes/Para ela não faltar/Não fique triste amiga Água
De você vamos cuidar/Conscientizar a humanidade/Para vida que nos dshttp://meustrabalhospedagogicos.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário