SECRETARIA
DE EDUCAÇÃO
PRAÇA 29
DE DEZEMBRO Nº 57
DEPARTAMENTO
PEDAGÓGICO
O
Espaço Escolar Como Caminho
de Valores Humanos e Vivência Cidadã
Secretária de Educação
:Maria Eterilda Amorim Borba Assis
Diretora de Ensino: Valdinere Alves dos Santos
CORTÊS -2015
SECRETARIA DE
EDUCAÇÃO
PRAÇA 29 DE DEZEMBRO
Nº 57
DEPARTAMENTO PEDAGÓGICO
Equipe de Execução : Secretaria de Educação e Comunidade
Escolar
PÚBLICO ALVO:
Comunidade Escolar (funcionários, alunos, pais ou responsáveis)
A Secretaria de Educação de Cortês, tem como Missão :
A Secretaria de Educação de Cortês, tem como Missão :
Ser um
agente ativo do desenvolvimento local, assegurando às crianças, jovens e
adultos da rede municipal educação de qualidade para o exercício da cidadania.
PERÍODO DE EXECUÇÃO
: ANO DE 2015
APRESENTAÇÃO:
A escola é o espaço
social e o local onde o aluno dará sequência ao seu processo de socialização. O
que nela se faz se diz e se valoriza representa um exemplo daquilo que a
sociedade deseja e aprova. Comportamentos ambientalmente corretos devem ser
aprendidos na prática, no cotidiano da vida escolar, contribuindo para a
formação de cidadãos responsáveis. É fundamental que cada aluno desenvolva as
suas potencialidades e adote posturas pessoais e comportamentos sociais
construtivos, colaborando para a construção de uma sociedade socialmente justa
desenvolvendo os valores trabalhado em na escola .
JUSTIFICATIVA:
A
abordagem do tema gerador, através deste micro projeto parte da necessidade de
aperfeiçoamento da convivência de toda a comunidade escolar, destacando a
importância do trabalho coletivo no processo de construção do conhecimento
social, baseado no respeito mútuo, proporcionando condições para a percepção
dos princípios éticos necessários na vivência em comunidade.
O artigo 27, inciso
I da Lei de Diretrizes e Base da Educação deve considerar os seguintes
parâmetros: A difusão de valores fundamentais ao interesse social, aos direitos
e deveres dos cidadãos, de respeito ao bem comum e ordem democrática, por tanto
o papel da escola transcende a disseminação do conhecimento cientifico e
tecnológico abrangendo a formação humana, considerando a relevância do bem
estar integral do individuo.
A partir dessa
abordagem pretende-se enquanto secretaria de educação desenvolver nas escolas
um projeto que possa ser aplicado durante o ano letivo trabalhando temas
propícios a realidade educacional do nosso município.
OBJETIVO GERAL: Desenvolver
o potencial que há em nosso alunado visando uma aprendizagem significativa com
mais entusiasmo.
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO
PRAÇA 29 DE DEZEMBRO Nº 57
DEPARTAMENTO PEDAGÓGICO
TEMÁTICAS A SEREM DESENVOLVIDAS A CADA MÊS
MÊS
|
TEMÁTICAS
|
FEVEREIRO
|
ESCOLA ESPAÇO DE CONVIVÊNCIA
|
MARÇO
|
MEIO AMBIENTE EM AÇÃO EM
DEFESA PELA NATUREZA :
·
Como lidar com o Lixo? De quem é a
responsabilidade ?
·
Preservando o meio ambiente através da
reciclagem"
·
Água Essência da Vida
·
Combatendo
a Dengue
|
ABRIL
|
SEMEANDO LEITURA, COLHENDO
LEITORES
|
MAIO
|
FAMÍLIA E ESCOLA: PARCERIA
QUE DÁ CERTO
|
JUNHO
|
FORROZANDO NA EDUCAÇÃO
VALORIZANDO A CULTURA PERNAMBUCANA
|
JULHO
|
ENSINANDO VALORES
CONSTRUINDO VENCEDORES
|
AGOSTO
|
RESGATANDO AS TRADIÇÕES
FOLCLÓRICAS
|
SETEMBRO
|
ESCOLA LUGAR DE CONSTRUIR
OS VALORES CÍVICOS
|
OUTUBRO
|
O MUNDO ENCANTADO DA
CRIANÇA
|
NOVEMBRO
|
CULTURA AFRO - BRASILEIRA :
BRASIL DE COR E CULTURA"
|
DEZEMBRO
|
PROJETO
ATITUDE JOVEM CIDADÃ VIVENCIANDO VALORES
O VERDADEIRO ESPÍRITO DO
NATAL
ENCERRAMENTO COM UMA GRANDE
CANTATA DE NATAL ENVOLVENDO ALUNOS DE VÁRIAS ESCOLAS .
AVALIAÇÃO DO PROJETO
|
ESCOLA ESPAÇO DE
CONVIVÊNCIA
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
:
Sensibilizar
os alunos da necessidade de termos um bom convívio com os colegas e
funcionários da escola
Promover
situações de diálogo e construção do respeito com o outro trabalhando em equipe
Incentivar
o cumprimento das regras da escola e sala de aula para uma boa convivência
social
Vivenciando
os valores universais (solidariedade, respeito, colaboração...).
MEIO AMBIENTE EM
AÇÃO EM DEFESA PELA NATUREZA:
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS :
Resgatar
junto aos alunos a importância de vivermos e convivermos em um ambiente limpo;
Relacionar
as cinco cores básicas aos lixos correspondentes. (Verde= vidro, Amarelo=metal;
Azul= papel; Vermelho= plástico; Marrom= orgânico).
Incentivar
a prática de atitudes conscientes quanto à limpeza da sala de aula, assim sendo
fazer com que os alunos levem essas
informações as suas casas.
Pesquisar
regras com atitudes que evitam o desperdício. Vivenciando formas de reciclar
materiais diversos.
Conscientizar
as crianças dos cuidados que nosso corpo necessita para conservar a saúde;
Desenvolver
noções de cuidados com os alimentos e com nossa alimentação; Compreendo o
conceito de higiene e saúde;
Sensibilizar
a comunidade escolar da importância do exercício dos direitos e deveres para a
prática de um bom convívio social e preservação do meio ambiente.
Compreender
que a dengue e transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti;
Estimular
o aluno a utilizar as técnicas de
dramatização como forma de
expressar situações criadas ou
vivenciadas no controle do mosquito transmissor da dengue.
Promover
campanha de conscientização quanto a prevenção desta doença;
SEMEANDO
LEITURA ,COLHENDO LEITORES
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Estabelecer
a leitura como ferramenta fundamental na construção do conhecimento;
Incentivar o estudante a compreender e utilizar melhor as regras
ortográficas da Língua Portuguesa;
Identificar as características dos gêneros estudados;
Ler individualmente e em grupo, conhecendo os clássicos e identificar
recursos linguísticos, procedimentos e estratégias discursivas para relacioná-las
com seu gênero;
Reconhecer a leitura como uma fonte essencial para produzir textos;
Produzir e revisar textos em diferentes gêneros;
Destacar
trabalhando textos de autores como Monteiro Lobato, Elias José ,Manoel Bandeira
, Ziraldo, Vinícius de Moraes, Cecilia Meireles. Etc
Desenvolver
a habilidade de dramatizar poemas e
textos
Valorizar
a ação de ler e, consequentemente as obras escritas como forma de arte e
preservação de conhecimento.
FAMÍLIA E ESCOLA : PARCERIA QUE DÁ
CERTO
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS :
Ressaltar
a importância da afetividade na escola e na família; Valorizando a
importância do diálogo;
Promover
palestras e encontros com temas de interesse educativo.
Orientar
a família sobre os procedimentos dos pais na melhoria do rendimento escolar do
aluno.
Informar sobre a frequência e o rendimento
escolar, bem como analisar os dados com vistas à sua melhoria.
Aproximar a família da escola através de
atividades culturais.
FESTAS JUNINAS: FORROZANDO
NA EDUCAÇÃO VALORIZANDO A CULTURA PERNAMBUCANA
O mês de Junho
sempre desperta um grande interesse nos alunos em trabalhar o assunto “Festa
Junina”. O mês é marcado por grandes comemorações, sendo que o auge da festa
acontece no dia 23, noite de São João. São comuns em todas as regiões do Brasil
os festejos juninos, mas na região Nordeste esses festejos ganham maior
proporção. Essas festas envolvem toda a comunidade nos preparativos, com a
ornamentação de ambientes, comidas típicas, músicas folclóricas, etc. No
contexto escolar o mesmo acontece e a escola tem um papel importante no resgate
e valorização dessas tradições.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Possibilitar a criança conhecer um pouco sobre uma das festas
tradicionais do Brasil, seus símbolos, santos ( Santo Antônio, São João Batista
e São Pedro), pratos típicos, trajes e danças.
Realizar um festival de cultura junina, no qual os alunos
apresentarão os conhecimentos adquiridos acerca da temática e suas produções
nas várias áreas disciplinares que dão suporte ao estudo.
ENSINANDO
VALORES CONSTRUINDO VENCEDORES
Educar! Tarefa
das mais difíceis! Como se preparar na vida e para a vida? Todo ser humano tem
suas crenças e com base nelas seus pensamentos e sentimentos, que culminam nas
atitudes. Acredita-se numa sociedade mais humana e justa, sem preconceitos, em
que os cidadãos atuem compromissados com o bem comum. A escola se tornaria
vazia e ineficiente se omitisse resgatar certos valores "adormecidos"
na consciência humana. Por esse motivo, torna-se essencial refletir o mundo
atual, fortalecer e renovar as "crenças", inserindo no processo
educacional valores que possibilitem a formação integral de nossos
alunos.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS :
Proporcionar o desenvolvimento de
valores como: respeito, ética, amizade , honestidade , cooperação , e união
entre as pessoas
Sensibilizar os alunos da necessidade de
termos um bom convívio com os colegas e funcionários da escola. Refletindo os
valores humanos na prática do dia a dia de um cidadão
Despertar, através da reflexão, a
consciência sobre os deveres para com o patrimônio escolar, valor e respeito
aos colegas, professores e demais funcionários
RESGATANDO AS
TRADIÇÕES FOLCLÓRICAS
O
folclore brasileiro possui a herança cultural dos índios, dos portugueses
colonizadores, dos africanos e de outros imigrantes europeus. É, portanto um
folclore muito rico, isso sem contar as múltiplas manifestações resultantes da
extensão do território brasileiro e das diversidades regionais.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS :
Resgatar
a nossa cultura por meio do folclore; Valorizando o folclore brasileiro;
Descobrir
as principais manifestações folclóricas da nossa cidade;
Identificar
o folclore como um conjunto de tradições
Aprofundar
a ideia de o folclore não é só no mês de agosto.
ESCOLA LUGAR DE
CONSTRUIR OS VALORES CÍVICOS
Nossa
Pátria precisa ser amada, respeitada e valorizada e para isso precisamos
oferecer oportunidade para que as crianças adquiram conhecimento sobre o Brasil
e seus fatos históricos, conscientizando que somos responsáveis pela pátria que
queremos no futuro.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS :
Conscientizar
as crianças de que o verdadeiro patriotismo é honrar e amar e respeitar sua
pátria criando conceitos de seus direitos e deveres.
Despertar
o sentimento de patriotismo; Compreender a comemoração de 7 de setembro;
Reconhecer
a nossa Pátria; Distinguir a Bandeira Nacional;
Reconhecer
o Hino Nacional pela audição; Reconhecer e valorizar os símbolos
nacionais; Identificar as cores da Bandeira Nacional;
Valorizar
e respeitar os símbolos nacionais; Cantar e interpretar o hino Nacional;
Identificar
cantando o hino de Cortês Cantar
identificando o hino de Pernambuco
Valorizar
cantando o hino da independência
Conhecer
e localizar os estados, capitais e suas respectivas siglas trabalhando no mapa
do Brasil.
O MUNDO
ENCANTADO DA CRIANÇA
A criança tem o direito de ser feliz, de ser valorizada,
respeitada e amada. Ela passa a maior parte do tempo na escola, que por
sua vez desempenha sua função social proporcionando à criança um ambiente
feliz, acolhedor e amável.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS :
Proporcionar as crianças durante o
decorrer das aulas, atividades lúdicas, variadas e interessantes, visando
ofertar ao educando oportunidades de lazer e socialização.
Realizar uma gincana com todos os alunos
da escola; Desenvolvendo a imaginação e a criatividade;
Recordar antigas brincadeiras;
Estimular a auto estima.
Promover, durante a semana da criança,
atividades extraclasse, variadas e interessantes, visando dar a criança
oportunidades de lazer e sociabilidade educativas
Evidenciar direitos e deveres da criança
CULTURA
AFRO-BRASILEIRA : BRASIL DE COR E
CULTURA"
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
:
Através
das análises das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações
Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e
Africana, Resolução nº 1, de 17 de junho de 2004 e partindo do
cumprimento Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003, faz-se
necessário amplia-se o debate sobre o tema que, em termos gerais e atualmente
tem se tornado relevante para se pensar em um modelo de
sociedade verdadeiramente justa e igualitária.
Por
esta questão, está incluído na proposta curricular de nossas escolas. Paralelo
a esse currículo, os Parâmetros Curriculares Nacionais e todos os documentos
cuja lei esta embasada contempla o Conteúdo de História da Cultura
Afro-brasileira e africana como um tema interdisciplinarmente trabalhados nos
conteúdos da Base Nacional Comum e Parte Diversificada. A escola precisa
resgatar a nossa cultura os nossos valores e garantir as tradições das outras
gerações.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS :
Valorizar a pluralidade racial de nossa
comunidade escolar; Combatendo o racismo
no âmbito escolar;
Promover a igualdade de oportunidades
entre os diferentes grupos étnicos que compõem a comunidade escolar;
Desenvolver atividades que levem os
alunos a uma reflexão e compreensão de mudança na maneira de ver e pensar sobre
a raça e a cultura africana e
afrodescendentes.
Valorizar a cultura e os costumes
trazidos da África e incorporados à cultura brasileira, bem como, os costumes
dos indígenas brasileiros;
PROJETO
ATITUDE JOVEM CIDADÃ VIVENCIANDO VALORES
Nossas
atitudes são as melhores interpretações de nossos pensamentos – este conceito nos
inspira para a criação do projeto Atitude Jovem, entre jovens e adolescentes cujo desafio é demonstrar
ATITUDE.
O VERDADEIRO ESPÍRITO DO NATAL
Conhecer o verdadeiro espírito de
Natal.
Estimular a formação de bons hábitos e
o respeito às crenças, símbolos e sentimentos alheios e a religiosidade de cada
um.
Identificar os símbolos do Natal.
Desenvolver a linguagem oral realizando
Cantata Natalina estimulando a socialização
METODOLOGIA;
O Micro Projeto será desenvolvido de forma interdisciplinar
e contínua com a participação da
comunidade escolar dividido em temáticas mensais conforme a tabela visando alcançar os objetivos propostos .
AVALIAÇÃO : Será
feita através de registros, de acordo com a participação, interesse e
desenvolvimento de cada aluno, individual e coletivamente.
REFERÊNCIAS :
BRASIL. Secretaria
de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Temas transversais.
Brasília: MEC/SEF, 1997
Diretrizes Curriculares Nacionais para
a Educação das Relações Étnico- Raciais e para o Ensino de Historia e Cultura
Afro-Brasileira e africana. Brasilia, 2004.
LIBANEO, José
Carlos; OLIVEIRA, João Ferreira; TOSCHI, Mirza Seabra. Educação Escolar:
Políticas estrutura e Organização. 2ª ed. São Paulo: Cortez, 2005.
Parâmetros Curriculares Nacionais:
Fáceis de Aprender. Revista Nova Escola. Edição Especial.
MONTEIRO,
Marco Aurélio Alvarenga. Programa Reação – educando para a vida, construindo o
futuro. Manual do professor 5° ano. Guaratinguetá: Secretaria Municipal de
Educação e Cultura, 2009.
KLEIMAN, Ângela B. & MORAIS,
Silvia E. Leitura e interdisciplinaridade: tecendo redes nos projetos da
escola. Campinas, SP: Mercado das Letras,1999.ROSSINI,
Maria Augusta Sanches; Aprender tem que ser gostoso...Editora Vozes, 2ª
Edição.
SEVERINO,
Antonio Joaquim.
Filosofia da Educação: Construindo a Cidadania. Ed. FTD, 1994.
SOARE,
Magda. Linguagem e Escola: uma perspectiva social. São
Paulo, Ática, 1986.
Secretaria de Educação
( Departamento de Ensino ) : Valdinere Alves dos Santos
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