COMO
AVANÇAR NO IDEB DE CORTÊS ?
Nossas Escolas
enfrentam grandes desafios. Os últimos anos os índices de alunos que chegam ao
terceiro ano sem estar alfabetizados completamente tem crescido muito, temos nas
escolas alunos que chegam ao terceiro ano que não sabem ler, temos ainda
aqueles que sabem ler e pouco escrevem, entre outras dificuldades como a
produção, interpretação e raciocínio lógico. Tais dificuldades é um fator que
preocupa a secretaria, no qual reflete futuramente no IDEB. Sabemos que se não
trabalharmos para superar estas dificuldades não conseguiremos alcançar as
metas projetadas para o IDEB e consequentemente um ensino de qualidade, de
acordo com o sistema de ensino . Pensando nestes problemas a Coordenação Pedagógica
da Secretaria Municipal de Educação propõe desenvolver atividades que venha
promover o raciocínio lógico e ações voltadas para o aprendizado do aluno, como
o acompanhamento mensal através de fichas de leitura, produção textual,
desenvolvendo e aplicando simulados , interpretação de textos e encaminhamento
para reforço com o apoio do Programa Mais Educação
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Refletir sobre a importância do
planejamento de ações que garantam o desenvolvimento das capacidades
pertinentes à avaliação da Prova Brasil.
Trabalhar os descritores do SAEPE e
Prova Brasil por meio de oficinas.
Realizar formação continuada
mensalmente para trabalhar os Descritores de Língua Portuguesa e Matemática
Inserir no Plano de curso os eixos
temáticos das Matrizes de Habilidades do SAEPE e Prova Brasil
Realizar simulados na rede de acordo
com os Descritores do SAEPE,SAEB e Prova Brasil
Promover aulões com alunos de 5º e
9º ano tendo como base os descritores
das avalições externas
Promover atividades (eventos,
palestras) de cunho educativo, social e cultural para os pais.
Realizar plantões pedagógicos para
atender aos pais de forma individualizada
Estabelecer parceria com os
responsáveis a fim de obter melhores resultados com relação ao comportamento e
ao rendimento escolar.
Fazer análise dos registros
avaliativos / Discutir os resultados das avaliações; / Definir uma forma ou um
instrumento de avaliação.
Pautar os momentos de planejamento nos
resultados da avaliação;
Realizar estudos relacionados a
práticas avaliativas; principalmente na elaboração das avaliações.
Acompanhar com o professor o
planejamento anual;
Utilizar as aulas atividades para
buscar soluções para os problemas identificados em sala de aula
Definir e aplicar as habilidades para
o período de sondagem no início do ano letivo;
Orientar o professor na elaboração do
planejamento diário;
Sensibilizar os pais quanto ao seu
compromisso na aprendizagem de seu filho;
Realizar encontros de formação
continuada para a troca de experiências;
Acompanhar o desenvolvimento da
formação continuada na sala de aula;
Acompanhar as turmas com visitas
Estudo e adequação do PPP de acordo
com as mudanças as leis educacionais;
Valdinere Alves dos Santos
Nenhum comentário:
Postar um comentário