SECRETARIA DE EDUCAÇÃO
PRAÇA 29 DE
DEZEMBRO Nº 57
DEPARTAMENTO
PEDAGÓGICO
ESCOLA ESPAÇO DE CONVIVÊNCIA
A escola é
fundamental para o aprendizado, é a base da vida, tanto profissional como
social. “O ambiente escolar oferece interação com o mundo, socialização, troca
de conhecimento e, sem dúvida, a busca de aprendizagem. Esse é o verdadeiro
papel da escola”.
Roteiro de Atividades Para
Fevereiro 2015
DATAS
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ATIVIDADES
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Dia 02/02
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Formação Continuada :
·
Local: Escola Municipal Andréa Aguiar
·
Turno: Manhã
Palestra 01: Somos
movidos pela paixão
PALESTRANTE: Janaise da Silva Faustino – Graduada em Pedagogia pela Universidade de Pernambuco, Especialista
em Psicopedagogia pela Universidade de Pernambuco e Mestranda em Educação
pela Ilha da Madeira – Portugal.
Palestra 02: Como
desenvolver habilidades intra e interpessoais?
PALESTRANTE: Claudia Roberta da Silva Barbosa - Graduada em Psicologia pelas Faculdades Integradas da Vitória de Santo
antão; Especialista em Psicoterapia Cognitivo Comportamental pela Faculdade
de Ciências Humanas - ESUDA; Capacitação em Terapia Comportamental na
Infância pela Faculdade de Campinas – SP e Capacitação em Terapia
Comportamental para pais pela Faculdade de Campinas – SP.
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03/02
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Reunião
Administrativa e Pedagógica : Neste momento a equipe terá a oportunidade de :
Apresentar
o Calendário 2015
Realizar
o contrato didático com todo segmento escolar
Apresentar
à estatística 2014
Realizar
a prestação de contas do ano anterior
Revisar
o Projeto Político Pedagógico (Focar
os pontos positivos e negativos e direcionar o que precisa ser acrescentado
ou modificado )
Apresentar
o plano de trabalho para 2015
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04/02
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Início das Aulas : Momento de acolher o alunado dar
boas vindas etc.
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04 a 06
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Momento de Interação , articulação sondagem com
os alunos
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Dia 09
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Escolha dos
candidatos para representantes de sala
Eleição na
escola para escolha de presidente de sala
-
Compreender a cidadania como resultado da participação social e
política;
- Compreender os direitos e os deveres de um cidadão; Sugestões : - Organização das chapas nas turmas que irão concorrer à eleição para presidente de sala - Confeccionar título de eleitor (cada criança fará o seu na sua turma); (conversas nas turmas, material de propaganda, por exemplo: cartazes). - Organizar um dia da eleição (mesários, apuradores, local da votação e apuração, horário, fiscal de boca de urna); Apurar os votos dos candidatos; Divulgar os resultados da apuração; |
9 a 13
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Vivenciar o Projeto Carnaval e Arte : Alegria que Contagia
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19 a 27
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Eleição dos candidatos a presidente de sala .Neste período serão trabalhados atividades
relativas ao tema Escola Espaço de
Convivência
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27 /02
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Reunião de Pais e Mestre onde a mesma ocorrerá
após o recreio
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Promover a melhoria da qualidade do serviço
educativo com equidade é uma tarefa de todos nós educadores .
Diretoria
de Ensino
Fábula da Convivência
Durante uma era glacial muito remota, quando
parte do globo terrestre estava coberto por densas camadas de gelo, muitos
animais não resistiram ao frio intenso e morreram, indefesos, por não se
adaptarem às condições de clima hostil.
Foi então que uma grande manada de porcos
espinhos, numa tentativa de se proteger e sobreviver, começou a se unir,
ajuntar-se mais e mais. Assim, cada um podia sentir o calor do corpo
do outro. E todos juntos, bem unidos, agasalhavam-se mutuamente, aqueciam-se
enfrentando por mais tempo aquele inverno tenebroso.
Porém, vida ingrata, os espinhos de cada um começam
a ferir os companheiros mais próximos, justamente aqueles que lhes forneciam
mais calor vital, questão de vida ou morte.
E afastaram-se, feridos, magoados, sofridos.
Dispersaram-se por não suportar mais tempo os espinhos de seus semelhantes.
Doíam muito...Mas essa não foi a melhor
solução. Afastados, separados, logo começaram a morrer.
Os que não morreram voltaram a se aproximar,
pouco a pouco, com jeito, com precauções, de tal forma que, unidos, cada qual
conservava uma certa distância do outro, mínima , mas o suficiente
para conviver sem ferir, para sobreviver sem magoar, sem causar
nenhum dano recíproco. Assim suportaram-se resistindo à era glacial.
Sobreviveram.
É fácil trocar palavras, difícil é interpretar o silêncio!
É fácil caminhar lado a lado, difícil é saber como se encontrar!
É fácil beijar o rosto, difícil é chegar ao coração!
É fácil apertar as mãos, difícil é reter o seu calor!
É fácil sentir o amor, difícil é conter a sua torrente!
É fácil caminhar lado a lado, difícil é saber como se encontrar!
É fácil beijar o rosto, difícil é chegar ao coração!
É fácil apertar as mãos, difícil é reter o seu calor!
É fácil sentir o amor, difícil é conter a sua torrente!
“Todos nós somos anjos de uma asa só e, para
voarmos precisamos estar abraçados uns aos outros”.
Autor: Antônio Carlos Caio Viegas
FÁBULA DA CONVIVÊNCIA
Durante uma era glacial, muito remota, quando parte do globo terrestre
esteve coberto por densas camadas de gelo, muitos animais não resistiram ao
frio intenso e morreram, indefesos, por não se adaptarem às condições do clima
hostil. Foi então que uma grande manada de porcos-espinhos, numa tentativa de
se proteger e sobreviver, começou a se unir, e juntar-se mais e mais. Assim,
cada um podia sentir o calor do corpo do outro
.
E todos juntos, bem unidos, agasalhavam-se mutuamente, aqueciam-se
enfrentando por mais tempo aquele inverno tenebroso.
Porém, vida ingrata, os espinhos de cada um começaram a ferir os
companheiros mais próximos, justamente aqueles que lhes forneciam mais calor,
aquele calor vital, questão de vida ou morte e afastaram-se feridos, magoados,
por não suportarem mais tempo os espinhos dos seus companheiros.
Doíam muito...Mas, essa não foi a melhor solução: afastados, separados,
logo começaram a morrer congelados, os que não morreram voltaram a se
aproximar, pouco a pouco, com jeito, com precauções, de tal forma que, unidos,
cada qual conservava uma certa distância do outro, mínima, mas o suficiente
para conviver, resistindo à longa era glacial.
Sobreviveram...É
fácil trocar palavras, difícil é interpretar os silêncios!
É fácil caminhar lado a lado, difícil é saber como se encontrar! É fácil beijar o rosto, difícil é chegar ao coração! É fácil apertar as mãos, difícil é reter o seu calor! É fácil sentir o amor, difícil é conter sua torrente!
É fácil caminhar lado a lado, difícil é saber como se encontrar! É fácil beijar o rosto, difícil é chegar ao coração! É fácil apertar as mãos, difícil é reter o seu calor! É fácil sentir o amor, difícil é conter sua torrente!
Que possamos nos
aproximar uns dos outros com amor e serenidade de tal forma que nossos espinhos
não firam as pessoas que mais amamos tanto no trabalho, na escola, na igreja,
em casa ou na rua.
Interpretando
1) Com base na
leitura do texto acima assinale V para verdadeiro e F para falso:
( )Essa fábula da convivência mostra que
todos têm dificuldades.
( )Ninguém consegue conviver dando espinhadas uns nos outros.
( )A melhor solução para os problemas dos porcos-espinhos foi separarem-se.
( )Os animais morreram no início por não se aliarem aos porcos-espinhos.
( )Os animais ficaram indefesos por não conseguirem se acostumar com a mudança de temperaturas.
( )Esse texto demonstra claramente que os seres humanos, semelhantes ao animais, precisam aprender a aceitar as diferenças.
( )Esse texto mostra que os animais conseguiram sobreviver graças aos espinhos que tinham no corpo.
( )Os espinhos mencionados aqui são como nossas falhas junto aos outros.
( )Esse texto também mostra que todos são imperfeitos e cheios de falhas.
( )Ninguém pode viver completamente juntos, assim, segundo o texto, morrerão.
2) Responda o que se pede sobre o texto:
a) Qual o motivo que fez com que os animais morressem no início do texto?
____________________________________________________________________________________________
b) Quem sai mais ferido quando todos ficam junto demais?
________________________________________________________________________________ .
c) “É fácil beijar o rosto. O que é que é difícil?
________________________________________________________________________________ .
d) O que seriam os nossos espinhos?
______________________________________________________________________________
( )Ninguém consegue conviver dando espinhadas uns nos outros.
( )A melhor solução para os problemas dos porcos-espinhos foi separarem-se.
( )Os animais morreram no início por não se aliarem aos porcos-espinhos.
( )Os animais ficaram indefesos por não conseguirem se acostumar com a mudança de temperaturas.
( )Esse texto demonstra claramente que os seres humanos, semelhantes ao animais, precisam aprender a aceitar as diferenças.
( )Esse texto mostra que os animais conseguiram sobreviver graças aos espinhos que tinham no corpo.
( )Os espinhos mencionados aqui são como nossas falhas junto aos outros.
( )Esse texto também mostra que todos são imperfeitos e cheios de falhas.
( )Ninguém pode viver completamente juntos, assim, segundo o texto, morrerão.
2) Responda o que se pede sobre o texto:
a) Qual o motivo que fez com que os animais morressem no início do texto?
____________________________________________________________________________________________
b) Quem sai mais ferido quando todos ficam junto demais?
________________________________________________________________________________ .
c) “É fácil beijar o rosto. O que é que é difícil?
________________________________________________________________________________ .
d) O que seriam os nossos espinhos?
______________________________________________________________________________
A escola é fundamental
para o aprendizado, é a base da vida, tanto
profissional como social. “O ambiente escolar oferece interação com o mundo,
socialização, troca de conhecimento e, sem dúvida, a busca de aprendizagem.
Esse é o verdadeiro papel da escola”.
A reunião de pais é um momento
riquíssimo para a construção do elo família e escola. Porém, para que este seja
sadio é preciso prepará-la com cuidado. É importante que a escola proponha
reuniões periódicas, havendo ainda a necessidade em alguns momentos de reuniões
extraordinárias.
PLANEJANDO A
REUNIÃO DE PAIS
·
Reunir com os professores para definir a pauta da reunião.
·
Marcar a data com antecedência e enviar um convite aos pais com a pauta
da reunião, data, horário de início e término da reunião.
·
Sugere-se realizar a reunião por turma, pois cada turma tem suas
especificidades. Isso poupa tempo. Sugere-se o tempo máximo de uma hora e meia
de duração.
·
Selecionar texto ou vídeo. Também pode ser uma dinâmica, porém precisa
ser bem escolhida, ela não pode ser demorada, tem que estar relacionada ao tema
da reunião e não pode constranger os pais.
O QUE NÃO FAZER NA
REUNIÃO DE PAIS
·
Marcar um horário e começar atrasado. Esquecer de dar boas-vindas aos
pais e tratá-los com cordialidade e simpatia.
·
Falar do desempenho de um aluno constrangendo-o diante de todos.
·
Rebater críticas dos pais com aspereza como se fosse uma questão
pessoal.
·
Esquecer de colocar cadeiras suficientes para os pais.
·
Ultrapassar o horário de terminar a reunião, os pais detestam reuniões
muito longas.
SUGESTÃO DE ROTEIRO PARA REUNIÃO DE PAIS
Acolhida: Receber os pais e ir encaminhando-os para a sala, não deixe-os
esperando de pé.
1º Momento:
Abertura
O diretor
deverá apresentar-se, dar boas-vindas aos pais e expor o motivo da reunião.
Apresentar também o professor e coordenador. ( Pode haver algum pai que nunca
participou de uma reunião na escola.)
2º Momento:
Reflexão
Utilizar
um texto motivacional ou vídeo sobre o tema que se deseja abordar. Sugere-se a importância do acompanhamento dos
pais. Instigar a reflexão. Falar sobre a importância de se combinar regras para
serem cumpridas em casa pelos filhos, entre elas: criar uma rotina diária de
ter sempre o mesmo horário para fazer tarefas, leituras e estudar. Este momento
pode ser realizado pelo coordenador, diretor ou professor.
3º Momento:
A proposta da Escola
O diretor
deverá expor o que foi desenvolvido por toda equipe durante a 1ª Unidade e o
que vai ser desenvolvido nas próximas unidades. Não precisa se alongar demais.
Falar sobre o conselho de classe, explicar como está sendo feito.
Esclarecer
que vai ser realizado em todas as unidades e que não tem o propósito de alterar
a nota do aluno. Falar do projeto sobre indisciplina na escola que será
realizado a partir da segunda unidade lembrando que os pais serão convidados a
participar de uma reunião para conhecer e aprovar o regimento da escola.
4º Momento:
O trabalho do professor da turma
O
professor falará sobre a turma em questão de modo geral sem especificar nenhum
aluno sem esquecer de ressaltar os aspectos positivos do grupo. Se algum pai
perguntar por seu filho, responder com cautela sem expor a criança. O professor
deverá expor o trabalho desenvolvido com a turma, como foi desenvolvido e quais
os resultados alcançados. ( Quando possível mostrar cartaz com gráficos).
5º Momento:
A fala dos pais
Dar oportunidade para que os pais
falem sobre suas expectativas, deem sugestões e façam críticas se houver. Vocês
também podem colocar uma caixinha, entregar papelzinho e lápis para que eles
escrevam se não quiserem falar.
6º Momento:
Entrega dos resultados após cada bimestre
Agradecer a presença de todos.
Explicar que o atendimento individualizado aos pais pode ocorrer todos os dias
na escola. Entregar boletins, etc. Continuar o atendimento individualizado aos
pais.
Escola Espaço e
Convivência
·
Identificação
das pessoas suas funções no ambiente escolar;
·
Conhecer o espaço físico e a rotina da escola;
·
Construção da própria imagem e da identidade;
·
Valorização positiva da própria identidade;
·
Elaboração oral e coletiva de regras de
convivência.
·
Nomear
a professora, funcionários e colegas;
·
Representar através de arte gráfica A ESCOLA QUE TEMOS em um lado da
folha e A ESCOLA QUE QUEREMOS no outro lado.
·
Elabora um cartaz com o tema :O QUE
FAZ UM BOM ALUNO Reflexão: Será que temos contribuído para a Escola que
queremos?
·
Cidadania (o que é?)
·
Diálogo
sobre respeito: escola, família, comunidade
(pesquisa e textos referentes ao assunto)
·
Mensagem:
O Lobo Mau o Lobo Bom (valores internos. Lobos internos.
·
Mini
cartaz: Mil coisas para fazer no ano.
·
Dinâmica
na sala: O feitiço virou contra o feiticeiro (o que não queres pra si não faz
para o outro).
·
Diálogo sobre a Boa Convivência
·
O
que são valores? Valores “universais” nas diferentes culturas.
·
Tolerância : Formas de “utilizar” os bons
valores no dia-a-dia escolar e em sociedade
Para
conviver em na escola é necessário:
·
Bons modos ;Obediência ;Disciplina ;Abraçar
;Responsabilidade ;Cuidado ;Ajudar ;Paciência Compartilhar ;Cooperação ;Amor ;Companheirismo
;Honestidade
Na Educação
Infantil é o momento de ensinar as crianças conceitos simples de educação que
ajudem a desenvolver princípios morais como, por exemplo:
- Pedir desculpas = Estimulando o senso de
justiça
- Dar bom dia = Estimulando a generosidade
- Dizer obrigado = Estimulando a dignidade
- Dar bom dia = Estimulando a generosidade
- Dizer obrigado = Estimulando a dignidade
Regras
para uma Boa Convivência
v Regra nº 1: Chegar à escola no
horário.
v Regra nº 2: Ser comportado.
v Regra nº 3: Prestar atenção às
explicações do professor.
v Regra n° 4: Obedecer aos professores.
v Regra nº 5: Não jogar lixo no chão.
v Regra nº 6: Ter postura correta ao
sentar.
v Regra nº 7: Não conversar sem
necessidade.
v Regra nº 8: Fazer a tarefa de casa.
v Regra nº 9: Caprichar nas atividades
de sala.
v Regra nº 10: Respeitar os colegas.
CONTRATO DE CONVIVÊNCIA PARA O
PRIMEIRO DIA DE AULA.
·
Respeitar o horário para início e
término da aula.
·
Obedecer ao horário de intervalo
(Inicio e fim).
·
Usar sempre os termos de cumprimentos.
·
Respeitar a todos, dentro da Escola e
fora dela.
·
Ajudar uns aos outros.
·
Aguardar a sua vez para falar.
·
Não interromper o colega ou o
professor quando eles estiverem falando.
·
Se for fazer uma pergunta, um pedido
para ir ao banheiro ou tomar água, levante sempre à mão e pergunte ou peça.
·
Expressão de amizade: forma-se um círculo. Quem começa, olha para o
colega da direita e diz “ amo o meu colega com A, porque ele é... ( e diz um
adjetivo que comece com a letra A). A jogo prossegue com todas as letras do
alfabeto.
Sugestões de Informes de normas escolares
Para que os nossos dias de estudos sejam
produtivos e agradáveis, precisamos seguir algumas regras.
Cada um fazendo a sua parte colabora para o andamento tranquilo de todas as atividades propostas.
Cada um fazendo a sua parte colabora para o andamento tranquilo de todas as atividades propostas.
Justificar sempre os atrasos.
Alunos que chegarem atrasados sem motivos , a família será comunicada
Permanecer dentro das salas de aula
durante intervalos, aguardando o professor.
Saída para o banheiro ou bebedouro
somente com autorização do professor.
Manter os cadernos completos, com as atividades
de aula e as de casa.
Trazer os livros didáticos (recebidos
gratuitamente) e mantê-los em boas condição de uso.
Cuidar da limpeza e organização do ambiente
escolar.
Respeitar pais, professores,
funcionários e alunos.
É proibido:
Brigas, agressões, físicas, apelidos.
Portar (mesmo que guardado) estiletes ou
qualquer material perigoso.
Usar telefones, câmeras, fones de ouvido ou
outros eletrônicos em sala de aula.
Fumar e carregar cigarros, isqueiros e
fósforos / Namorar, beijar... há outros lugares e momentos para isso.
Alunos e familiares são bem-vindos à
escola, inclusive para resolver qualquer desentendimento. O diálogo é
sempre o caminho.- Em caso de excesso de faltas, o caso será encaminhado ao Conselho Tutelar
A LENDA DO LOBO
BOM X LOBO MAU
“Uma noite,
um velho índio falou ao seu neto sobre o combate que acontece dentro das pessoas. Ele disse:
– A batalha é entre os dois lobos que vivem dentro de todos nós. Um é
Mau. É a raiva, inveja, ciúme, tristeza, desgosto, cobiça, arrogância, pena de
si mesmo, culpa, ressentimento, inferioridade, mentiras, orgulho falso, superioridade e ego. O outro é Bom. É alegria,
fraternidade, paz, esperança, serenidade, humildade, benevolência, empatia,
generosidade, verdade, compaixão e fé. O neto pensou nessa luta e perguntou ao avô: Qual lobo vence? O velho índio respondeu:
Aquele que
você alimenta!”
Essa historinha é muito simbólica. Os
dois lobos são as nossas emoções positivas e negativas. Essas nossas emoções
são causadas pela nossa forma de pensar, portanto, o lobo que alimentamos é uma
escolha nossa.
Às vezes temos a impressão que o
mundo nos virou as costas e que todas as coisas ruins só acontecem conosco, no
entanto isso pode não ser uma verdade absoluta, mas como nós entendemos os
fatos.
Se pensarmos que as pessoas são ruins
e que querem nos prejudicar, enxergaremos o mundo com essas lentes e
provavelmente encontraremos evidências que reforcem essa ideia, mesmo que ela
não seja verdade. Essas ideias negativas nos proporcionarão emoções negativas
de tristeza, raiva, vingança ….
No entanto, mesmo tendo vivenciado
algo ruim podemos entender que foi um azar, ou que as pessoas que nos
proporcionaram algum mal, não o fizeram intencionalmente…
Se pensarmos assim estaremos
flexibilizando nossos pensamentos e alimentando o nosso lobo bom que nos trará
emoções positivas.
Essa atitude nos proporcionará um
círculo virtuoso. Pensar bem nos faz sentir bem e agir bem. Que tal
experimentar alimentar o lobo bom dentro de você?
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