Secretaria de Educação Cultura e Desporto
Praça
29 de Dezembro nº 57
Diretoria
de Ensino:
Blogger :Educando Para Um
Futuro Feliz
Blogerr: Educar Para Transformar e Crescer
Início de ano
Prezadas
companheiras!
Estamos iniciando um novo ano que nos atrai para o futuro e nos faz
alimentares sonhos. Quando sonhamos, Criamos expectativas crendo, num futuro
melhor.
Damos o primeiro passo nesta direção transformando ideias em
projetos, problemas em caminhos, desejos em conquistas crianças em cidadãos.
Sonhos e realizações... depende de todos que compõe a educação neste
grande desafio do nosso mundo contemporâneo .
Somos responsáveis pelas intervenções reais na construção do futuro
que já chegou. Sejam todos bem vindos a mais um ano letivo.
Como dizia o saudoso Eduardo Campos vamos arregaçar as mangas e
pegar no serviço. Para isso, contamos com a eficácia e vontade de todos
inseridos neste processo educativo que exige compromisso, desejo de acertar ,
esforço e sobretudo dedicação .
Pois assim , o melhor de cada um vai garantir o melhor de todos. E para
isso, é importante avaliar as ações que
foram executadas em 2014 e planejar as atividades futuras.
Segue algumas sugestões imprescindíveis .
Um abraço carinhoso
Valdinere Alves dos Santos
Diretora de Ensino
Ações
Necessárias Para Desenvolver um Trabalho com Eficácia
Propiciar
momentos na qual a família possa ser participante ativa no processo ensino
aprendizagem; Promovendo (eventos, palestras) de cunho educativo, social e
cultural para os pais. Destacar a importância da realização de reuniões de pais
e mestres .Dar atendimento aos pais de forma individualizada; através de
plantão pedagógico .
Zelar pelo cumprimento do calendário
escolar; vivenciando na escola as datas comemorativas de acordo com o
calendário anual.(Implementando as
temáticas projetadas .
Motivar e auxiliar os professores a
fazerem o uso de diversas técnicas lúdicas como: música, teatro, danças,
poesias, coreografias, dramatizações, etc.
Refletir
sobre a importância do planejamento de ações que garantam o desenvolvimento das
capacidades pertinentes à avaliação da Prova Brasil. Promovendo encontros
pedagógicos com coordenadores e professores para trabalhar os descritores do
SAEPE e Prova Brasil por
meio de oficinas
Elaborar
apostilas de sugestões de atividades
de acordo com as áreas de ensino.
Promover gincanas educativas, visando
à leitura, conhecimentos gerais e matemáticos; Realizar oficinas de leitura dramatizada.
Elaborar, coordenar ,incentivar
e valorizar os Projetos Didáticos e Feiras Culturais
Estimular
atividades que viabilizem a prática da leitura e pesquisas, apresentando projetos ao
ar livre.
Acompanhar os casos de dificuldades de
aprendizagem, procurando encaminhar junto à família ou órgão competente. ( Buscar as Parcerias )
Premiar
com medalhas ou certificados alunos destaque do mês .
Premiar
com medalhas e certificados professores padrão no final do ano letivo.
Redirecionar
as aulas-atividades do professor trabalhando em conjunto trocando experiências.
Estimulando a criatividade dos professores e a integração do corpo docente;
Trabalhar
os dados estatísticos dos resultados de desempenho do aluno, visando à melhoria
do processo ensino e aprendizagem;
Elaborar
o Plano de Ação da Coordenação Pedagógica em consonância com o Projeto Político
Pedagógico escolar; Não esquecer de
colocar o Painel de Gestão.
Estimular, acompanhar e participar da
elaboração ou revisão do Projeto
Político-Pedagógico, junto com os demais segmentos da escola;
Trabalhar em parceria diretor e coordenador,
contribuindo para uma administração eficiente e eficaz
Oportunizar mensalmente ou ( quinzenalmente
de acordo com as necessidades ) as reuniões pedagógicas.
Dar atenção individual e coletiva a
todos envolvidos no Processo Ensino - Aprendizagem;Pesquisar e acompanhar as
causas da evasão, repetência e o rendimento escolar dos alunos;
Propiciar
o trabalho em conjunto por área, por séries, para analisar, discutir, estudar e
aperfeiçoar as questões pertinentes ao processo Ensino-Aprendizagem
(multidisciplinares); Estimular a criatividade dos professores e a integração
do corpo docente;
Incentivar
os docentes em trabalhos de equipe, incrementando um trabalho coletivo,
coerente e articulado com a proposta pedagógica da escola. Dar suporte
pedagógico ao professor, auxiliando-o a encontrar melhores estratégias de
ensino, favorecendo a aprendizagem significativa.
Realizar
reuniões de planejamento nas escolas em que atuam .Disponibilizando informações
e apoio às necessidades dos professores no planejamento curricular;
Coordenar
as atividades pedagógicas; participar de reuniões ,capacitações e programas de
formação continuada; Promovendo na escola a formação continuada dos
professores;
Desenvolver
o Processo de Avaliação de desempenho como instrumento de acompanhamento do
trabalho desenvolvido, visando o aprendizado do aluno.
Registrar
os avanços da aprendizagem do aluno; Manter-se atualizado quanto às novas metodologias
educacionais; Trabalhando o Currículo voltado para a realidade do aluno;
Orientar
Conselhos de classe trazendo como
foco o aluno que
está apresentando
dificuldades ou problemas que
prejudicam a sua aprendizagem.
Definir
o perfil de saída a ser alcançado pelos alunos de cada série de ensino.
Monitorando o planejamento e registro de aulas, apresentado por
cada docente respectivamente.
Reunir
(mensalmente ou quinzenalmente) professores para discutir medidas para melhorar
o desempenho dos alunos.
Enviar
relatórios das atividades
vivenciadas nas escolas .
Monitorar
o registro do diário de classe, tirando dúvidas em relação aos mesmos.
Acompanhar
o rendimento dos alunos para o replanejamento de ações de intervenção
Organização do mapeamento do rendimento por turma bimestralmente; 6º ao 9º ano
Identificar
as necessidades e as dificuldades relativas ao desenvolvimento do processo
educativo da escola Orientação da elaboração dos instrumentos avaliativos junto
aos docentes;
Fazer
análise dos registros avaliativos. Discutir os resultados das avaliações; Utilizar
os erros nas avaliações gerais para
replanejar novos métodos
de ensino- aprendizagem.
Pautar
os momentos de planejamento nos resultados da avaliação; Realizando estudos
relacionados a práticas avaliativas;.
Refletir
planejar executar são segmentos
que
conduz ao sucesso. Bom trabalho a todos
Valdinere
Alves
Nenhum comentário:
Postar um comentário