SUGESTÕES
DE ATIVIDADES PARA LEITURA
(
EDUCAÇÃOINFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL )
Escolher um literato
como patrono da turma, colocando o nome dele na porta da sala. O professor
trabalhará com os alunos sua biografia e obra.
Montar cantinhos de
leitura nas escolas que não possuem biblioteca. Colocar lembretes, cartazes,
poesias, em todos os ambientes da escola.
Propor momentos de
leitura que envolvam a escola inteira. Todos param o que estão fazendo para
alguns minutos de leitura.
Baú de leitura: A
escola deverá organizar uma caixa de livros, resultantes de uma campanha. Cada
dia ela pode passar em uma sala.
Reconto – a classe
escolhe uma história conhecida, ou que foi lida e reconta mudando o roteiro da
mesma. Pode ser feito individualmente ou o professor escreve o que os alunos
contam (quando as crianças ainda não escrevem). Com as histórias recontadas
pode-se montar um livro e apresentá-lo no encerramento do projeto.
Livros 5 estrelas –
pedir as crianças que pensem num livro que gostem e queiram recomendar à outra
classe. Se não souberem escrever, o professor escreve. Ex: a turma A indica o
Livro tal para a turma C.
Hora da leitura -
leitura diária de diversos gêneros textuais. Pode ser realizado no momento da
rodinha. A leitura pode ser feita pelo professor ou por um aluno;
Divulgação com arte –
confeccionar meios de divulgação do projeto e das atividades realizadas
utilizando desenhos, pintura, colagem, montagem, etc.
Dia da leitura
(semanal) – pedir aos alunos que tragam de casa material de leitura de interesse
ou oferecer gêneros variados como: poesia, piada, conto, literatura, textos
informativos, historias em quadrinhos, etc. planejar um momento específico e
preparar o ambiente para a leitura.
Palanque de leitura –
lugar para as crianças partilharem as partes da leitura que mais gostou;
Troca- troca de leitura
– leitura individual e depois relato oral sobre o texto lido. Pode ser
preparado um palco para essa atividade;
Modernização de
histórias tradicionais – instigar a imaginação dos alunos pedindo que coloquem
nas histórias clássicas objetos modernos. Ex: Pedir que coloquem na história de
chapeuzinho vermelho um computador. Essas produções também podem ser utilizadas
no livro de histórias dos alunos;
Ilustrando poesia - o
professor ler os versos com entusiasmo e entonação, depois incentiva o diálogo
com o texto e logo após pede para ilustrarem. Pode ser montado um livro de
poesias utilizando os textos ilustrados pelos alunos;
Pequenos leitores –
disponibilizar livros e material de leitura diversificado na sala, incentivar
as crianças a escolher um livro para ler, depois pedir que algumas crianças
partilhem o que leu. Essa atividade pode ser realizada também com as crianças
que ainda não leem convencionalmente;
Vamos ler? – os alunos
levam livros para casa nos finais de semana para que os familiares possam ler
para eles ou ler com eles e depois socializa a leitura com a turma na escola;
Caminhada da leitura –
pedir às crianças que observem e leiam, no percurso até a escola, tudo o que
estiver escrito no ambiente: placas , nomes de lojas, nomes de ruas, etc. Na
escola fazer um cartaz com alguns nomes que as crianças observaram. (quando a
criança ainda não ler, pedir ao adulto que a acompanha que leia para ela);
Leitura de rótulos –
pedir que as crianças tragam de casa vários tipos de rótulos. Observar com elas
as cores, os desenhos e onde há letras e números. Classificar os rótulos de
acordo com a utilidade e expor na sala. Ex: em produtos de limpeza, de higiene,
alimentos, etc.
Texto memorizado –
escrever uma parlenda ou trava-língua numa folha de cartolina, ler com a classe
para que brinquem com o texto e decorem;
Sequência correta -
recortar as frases de um texto e entregá-lo aos alunos para que
leiam e colem na sequência correta;
Música e leitura –
trabalhar a letra da música, leitura do texto e a melodia;
Teatro de leitura –
dramatização de histórias lidas ou construídas pelo grupo utilizando fantoches;
Caderno coletivo de
leitura – o professor sorteia o aluno que vai levar para casa o caderno onde
serão registradas as leituras. O aluno sorteado escreve ou desenha o que mais
gostou na leitura. Cada folha do caderno deve conter espaços reservados para
ser escrito o nome da obra, autor, data da leitura, nome do leitor e texto ou
desenho deste sobre o que leu;
Curtindo leituras –
momento coletivo em que alunos, professores, diretor, coordenador, operacional,
porteiro serão convidados a partilhar as leituras realizadas;
Leitura compartilhada –
cada aluno Lê uma parte do livro, no final todos, ou quase todos terão
participado;
Ficha de leitura –
destinada ao registro individual das leituras feitas pelos alunos. Deverá ser
arquivada na turma e divulgada para outros grupos;
Passaporte de leitura –
espécie de carteirinha onde serão marcados os livros lidos com uma resumida
ficha de leitura;
Propaganda de leitura –
as crianças divulgam e indicam leituras através de resenhas expostas no mural
da escola. Deve ser contada parte da história de forma que o leitor sinta-se
instigado a ler a obra inteira;
Sala de leitura – organizar
nas escolas que não têm biblioteca para que os alunos possam tomar livros
emprestados para ler em casa;
Avental de histórias –
confeccionar aventais com cenário das histórias e dedoches dos personagens.
Feira de leitura – pode ser realizada na culminância
do projeto, com exposição das produções das crianças, dramatizações realizadas
durante os trabalhos, etc.
Nenhum comentário:
Postar um comentário