SECRETARIA DE EDUCAÇÃO
PRAÇA 29 DE DEZEMBRO Nº 57
DEPARTAMENTO PEDAGÓGICO
Temática do Mês
Meu Brasil :Minha Pátria
ROTEIRO DE SUGESTÕES PARA O MÊS DE SETEMBRO
Observação : As Avaliações
da III Unidade Ocorrerá
no Período de
23 a 27
de Setembro
DATA
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DATAS COMEMORATIVAS
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03/09
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DIA
DO BIÓLOGO
A biologia estuda os seres vivos, sua
origem, evolução e estrutura. Seu profissional é o biólogo que investiga
todos os organismos da Terra, desde os mais simples aos mais complexos. O que faz ? O biólogo pode atuar em
várias áreas.Se escolher a indústria, atua na utilização de microrganismos,
como bactérias, por exemplo, na fabricação de medicamentos, bebidas,
alimentos, cosméticos, etc. Também é de sua responsabilidade dar laudos sobre
o impacto da instalação de fábricas no meio ambiente.Na área de biologia
marinha, trabalha na análise dos organismos marinhos, bem como seu cultivo,
reprodução e desenvolvimento.Em genética e biotecnologia, é requisitado para
estudar organismos em laboratório e realizar exames para verificação de
doenças genéticas. E em microbiologia, pode investigar como atuam as
bactérias, os fungos e os vírus, além de analisar de que modo podem ser
aproveitados para uma série de benefícios ao homem.
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05/09
|
DIA DA AMAZÔNIA :
Despertar curiosidades acerca dos problemas relacionados ao meio ambiente
conseqüentes das ações inadequadas do homem, despertando-os para a prática de
atividades de preservação ambiental e conhecimento da importância da floresta
amazônica para a sustentabilidade.
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07 / 09
|
PÁTRIA :
É
preciso trabalharmos a Semana da Pátria com nossos alunos, levando-os a
conhecer os problemas sociais, econômicos e políticos que constituem
obstáculos e dificuldades para o engrandecimento do nosso país, bem como as
grandes realizações, marco da nossa história,a fim de proporcionar-lhes maior
compreensão, amor e espírito de luta pelo Brasil.
Início
da Semana da Pátria: Conscientizar os alunos da importância de vivenciarmos a
Semana da Pátria fazendo com que ela possa ficar mais animada, cante com seus
alunos, além dos hinos cívicos,canções que enaltecem nossa Pátria. Estas
músicas podem ajudar a autoestima.Durante a semana, cantar o hino nacional o
de Pernambuco e o hino do município.Poderão utilizar os hinos para trabalhar
a gramática e fazer as interpretações.
A
Independência do Brasil : Socializar junto aos alunos que a Independência do
Brasil é um dos fatos históricos mais importantes de nosso país, pois marca o
fim do domínio português e a conquista da autonomia política. Este ano
estamos comemorando 191 anos de independência .
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21/09
|
DIA DA ÁRVORE : Trabalhar o dia da
árvore é encantador, as crianças amam, pois adoram tudo que é ligado a
natureza ! Ressaltar
a importância deste dia, é conscientizar e criar nos pequenos a noção de
cidadania e ética!
·
Trabalhando
temas assim, com certeza estamos trazendo para nossos alunos valores
realmente necessários, pois saber o valor de uma árvore é saber dar valor
para a vida! É muito importante que nossos alunos conheçam diversos tipos
de plantas,suas necessidades, sua importância em nossa vida.
·
Plantar e cuidar de uma plantinha é tão necessário quanto
cuidar de um pessoa.É preciso que nossos alunos, aos quais estamos desvendando
o mundo, estejam conscientes da importância e das necessidades das plantas
·
As
florestas plantadas (reflorestamentos) pelo homem devolvem a ele serviços e
bens. Mas o equilíbrio tem que ser mantido com a preservação das matas
nativas e a proteção dos mananciais, onde a flora e a fauna encontram
ambientes diversificados.
·
Sensibilizar
os alunos para o assunto desmatamento; sensibilizar as crianças para os
benefícios da árvore no dia a dia de todos os seres vivos; promover o cuidado
com o meio ambiente.
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23/09
|
PRIMAVERA:
Vivenciar
a alegria da estação com a presença multicolorida das flores, levando a
criança a contemplar as suas maravilhas e o bem-estar que a convivência da
natureza proporciona.Conscientizar
os alunos que a primavera é uma das estações do ano que mais chama atenção em
nossa região, pois, o ambiente fica mais colorido pela diversidade de flores
e animais que a elas atraem, é pensando nisso, que aproveitamos a bela
estação das flores para o estudo com essa temática a valorização do meio ambiente
e importância da preservação.
|
Decoração
PRIMAVERA
•
No fundo do cenário, um jardim primaveril cheio de flores desenhadas, borboletas,
joaninhas e passarinhos.
Personagens
- • Narrador. • Menina. • Grupo de meninas e meninos. •
Flores.
Narrador
- Atchim! Isto de ser narrador na primavera é muito difícil, claro,
como tenho alergia, fico muito mal. Atchim! Era uma vez um jardim
cheio de flores lindas: flores brancas, amarelas, roxas, vermelhas…
Flores de todas as cores. Só de falar nisto me
coça o nariz!
(Aparecem
no palco os personagens disfarçados de flores e fazem uma roda.
Quando acabam de dançar,
colocam-se
em grupos de dois ou três por todo o palco. Com as mãos para o alto
dizem:)
Flores
- Primavera, primaverinha..., que nasçam as florzinhas!
Narrador
- As flores viviam muito felizes em seu jardim até que um dia…
Atchim! Apareceu uma menina pequena, mas muito enfezada
(Aparece
uma menina com as roupas algo rasgadas e a cara manchada. Chega
pulando.)
Menina -
Não gosto destas flores, vou pisar em todas.
(As
flores começam a encolher e vão ficando pequeninas.)
Narrador -
A menina começou a saltar ao redor das flores; as flores sentiam
muito medo. Se vocês olharem bem, poderão ver como tremem.
Menina -
Não sei para que servem as flores, são tão tontas...
(Imediatamente
aparece um grupo de meninas e meninos que acodem rápidos ao escutar
a menina.)
Crianças
- O que você está fazendo? Vai assustar as flores.
Menina
- Ha, ha, ha!as flores não se assustam e, além disto, não servem para
nada.
Crianças
- Como você pode dizer uma coisa destas?
Menino
1.- As flores têm perfumes maravilhosos.
Menino
2.- O que fariam os insetos se não existissem as flores?
Menino
3.- As flores não são só bonitas, são importantes para produzir
sementes.
Narrador.-
O grupo de crianças tentava contar estas e outras histórias à menina.
Crianças.-
Sente-se aqui conosco e vamos ensiná-la a olhar, falar e sentir o
perfume das flores.
Narrador.-
A menina não estava muito convencida sobre o que escutava, mas pensou
que sempre estava sozinha e isto era muito chato. Talvez, se os
escutasse depois poderia brincar com eles.
(As
crianças sentam-se no chão, perto das flores, e a menina se senta com
eles. Fazem gestos, como se estivessem contando-lhe muitas coisas.
Conforme passa o tempo, as flores vão se esticando mais e mais como
se tivessem perdido o medo.)
Menina.-
Ohhh! Como eu me comportei mal com as flores!
Menina
1.- Mas ainda está em tempo de ser sua amiga.
Menino
1.- Você só tem de aprender a ver as coisas que a rodeiam com
carinho.
Menina
2.- E a respeitar nossa amiga a Natureza, as árvores, as flores, os
animais…
Menina.-
Nunca percebi como é importante tudo isto que me rodeia.
Menina
3.- Não se preocupe. Acontece com muitas pessoas. Olham sem ver.
Menina.-
A partir de agora terei muito cuidado e me comportarei muito bem.
Penso em cuidar e ajudar a todas estas lindas flores a crescer e ser
sua amiga.
Narrador.-
A menina, ajudada por seus novos amigos, compreendeu como é
importante cuidar, proteger e respeitar o meio onde vivemos.
(As
crianças ficam de pé e dançam ao redor das flores, que movem seus
braços acompanhando a dança. Quando termina a dança, dão-se as mãos e
recitam um verso ou cantam uma música).
PROJETO DIA DA ARVORE
TEATRO
AS PARTES DA ÁRVORE
PERSONAGENS:
• Narradora• Menino• Árvore• Raiz• Caule• Folha• Flores• Frutos
Cena I
NARRADOR: Ricardo, preocupado com as lições que aprendeu na escola, deitou-se à sombra de um castanheiro e adormeceu. No seu sonho aconteceram coisas interessantes. Havia até uma árvore que falava. Vamos conhecer o sonho do Ricardo? Então, vamos ficar quietinhos para não o acordar.
O MENINO encosta-se à árvore e, em posição relaxada, adormece.
ÁRVORE (para o MENINO): Por que é que estás tão pensativo?
MENINO (leva um susto): Quem está aí? (levanta-se)
ÁRVORE – Sou eu.
MENINO (olhando para todos os lados, assustado): Eu, quem?
ÁRVORE – Sou eu, o castanheiro. Estou a fazer sombra para que tu penses melhor sobre as lições de casa.
MENINO – Como é que tu sabes que eu trouxe trabalho da escola?
ÁRVORE – Ora, todos os meninos que estudam trazem deveres para casa...
MENINO (pensativo): É... Eu estou muito preocupado...
ÁRVORE – Preocupado? Com quê?
MENINO – Com o assunto que a professora explicou hoje na escola.
ÁRVORE – Sobre o quê? Talvez eu possa ajudar...
MENINO – Tu?! (pára e pensa): Pensando bem, até és a mais indicada para isso.
ÁRVORE – Eu? Porquê?
MENINO – Porque é exatamente sobre a árvore.
ÁRVORE – Ah, sim... então tens razão. O que queres saber sobre a árvore?
MENINO – Tudo! (baixa-se e, enquanto fala, ergue-se aos poucos – mímica do nascimento da árvore) - Como nasce... Como cresce... E como fica bonita, assim como tu.
ÁRVORE – Está bem. Vou-te contar a minha história. Certo dia, o teu pai cavou a terra e colocou lá uma sementinha de castanheiro...
MENINO – E deixou-a assim?
ÁRVORE – Não! Deixa, que eu explico; assim tu poderás plantar uma árvore, também. O teu pai cobriu a sementinha com terra, para me proteger. Aí, eu comecei a germinar... uns dias depois.
MENINO – Mas ninguém cuidou de ti?
ÁRVORE – Sim. Todos os dias o teu pai vinha regar-me e observar o meu desenvolvimento.
MENINO – Mas para que é que tu precisas de água?
ÁRVORE – Como tu precisas de água para beber e de te alimentares, eu também preciso.
MENINO – O que é que tu comes?
ÁRVORE – A minha comida é bastante diferente da tua... Alimento-me de água e sais minerais. Bem, vou apresentar-te as partes que compõem o meu corpo. Assim poderás entender melhor.
AS PARTES DA ÁRVORE
PERSONAGENS:
• Narradora• Menino• Árvore• Raiz• Caule• Folha• Flores• Frutos
Cena I
NARRADOR: Ricardo, preocupado com as lições que aprendeu na escola, deitou-se à sombra de um castanheiro e adormeceu. No seu sonho aconteceram coisas interessantes. Havia até uma árvore que falava. Vamos conhecer o sonho do Ricardo? Então, vamos ficar quietinhos para não o acordar.
O MENINO encosta-se à árvore e, em posição relaxada, adormece.
ÁRVORE (para o MENINO): Por que é que estás tão pensativo?
MENINO (leva um susto): Quem está aí? (levanta-se)
ÁRVORE – Sou eu.
MENINO (olhando para todos os lados, assustado): Eu, quem?
ÁRVORE – Sou eu, o castanheiro. Estou a fazer sombra para que tu penses melhor sobre as lições de casa.
MENINO – Como é que tu sabes que eu trouxe trabalho da escola?
ÁRVORE – Ora, todos os meninos que estudam trazem deveres para casa...
MENINO (pensativo): É... Eu estou muito preocupado...
ÁRVORE – Preocupado? Com quê?
MENINO – Com o assunto que a professora explicou hoje na escola.
ÁRVORE – Sobre o quê? Talvez eu possa ajudar...
MENINO – Tu?! (pára e pensa): Pensando bem, até és a mais indicada para isso.
ÁRVORE – Eu? Porquê?
MENINO – Porque é exatamente sobre a árvore.
ÁRVORE – Ah, sim... então tens razão. O que queres saber sobre a árvore?
MENINO – Tudo! (baixa-se e, enquanto fala, ergue-se aos poucos – mímica do nascimento da árvore) - Como nasce... Como cresce... E como fica bonita, assim como tu.
ÁRVORE – Está bem. Vou-te contar a minha história. Certo dia, o teu pai cavou a terra e colocou lá uma sementinha de castanheiro...
MENINO – E deixou-a assim?
ÁRVORE – Não! Deixa, que eu explico; assim tu poderás plantar uma árvore, também. O teu pai cobriu a sementinha com terra, para me proteger. Aí, eu comecei a germinar... uns dias depois.
MENINO – Mas ninguém cuidou de ti?
ÁRVORE – Sim. Todos os dias o teu pai vinha regar-me e observar o meu desenvolvimento.
MENINO – Mas para que é que tu precisas de água?
ÁRVORE – Como tu precisas de água para beber e de te alimentares, eu também preciso.
MENINO – O que é que tu comes?
ÁRVORE – A minha comida é bastante diferente da tua... Alimento-me de água e sais minerais. Bem, vou apresentar-te as partes que compõem o meu corpo. Assim poderás entender melhor.
Cena II
A ÁRVORE sai e entram as partes dela, que se colocam nas seguintes posições
(em fila, uma trás das outras):
RAIZ – de cócoras, braços relaxados e cabeça baixa
A ÁRVORE sai e entram as partes dela, que se colocam nas seguintes posições
(em fila, uma trás das outras):
RAIZ – de cócoras, braços relaxados e cabeça baixa
CAULE – de joelhos,
cabeça baixa, em posição ereta;
FOLHA – de pé, com os braços abertos lateralmente e com as mãos caídas;
FLORES – de pé, braços abertos em “V”, mãos caídas;
FRUTOS – de pé, braços para cima.
MENINO – Quem vem primeiro?
RAIZ – Sou eu, a raiz.
MENINO – O que tu fazes?
RAIZ (levanta a cabeça): Eu retiro da terra certos alimentos que dão força à árvore e a fazem crescer. Água e sais minerais! (baixa a cabeça).
MENINO – E tu? O que fazes?
CAULE (levanta a cabeça): Eu sou o caule. Eu levo o alimento para as outras partes da planta. Também seguro os ramos com as suas folhas, flores e frutos. (baixa a cabeça)
MENINO (apontando): E tu ?
FOLHA – Eu sou a folha. É por mim que a planta respira.
MENINO (sorrindo): Então, tu és o nariz da árvore?
FOLHA – Mais ou menos isso.
FLOR – E eu sou a flor.
MENINO – Ah, já sei! Tu enfeitas o vaso da minha casa...
FLOR – Sim, eu enfeito o vaso da tua casa. Mas a minha maior função é a de criar frutinhos que tu vais saborear e que darão novas árvores.
FRUTO – Eu sou o fruto e muito gostoso. É de mim que o teu pai fará nascer outro castanheiro. É a semente de que a árvore te contou.
RAIZ, CAULE, FOLHA, FLOR e FRUTO (em coro):
Agora que você já sabes
as cinco partes da planta,
poderás estudar a tua lição
sem nenhuma preocupação.
Cena III
Saem as partes da planta e retorna a ÁRVORE.
ÁRVORE – Como é, gostaste de me conhecer?
MENINO – Muito! Nunca pensei que tivesses isso tudo.
ÁRVORE – Como tu agora já aprendeste, deves contar aos teus amiguinhos que a árvore tem vida e que sentimos muito quando vocês nos maltratam, cortando os nossos frutos ainda verdes, arrancando nossas folhas inutilmente... ou partindo os nossos ramos por maldade.
(O MENINO encosta-se sob a ÁRVORE e volta a adormecer).
Depois de algum tempo, a ÁRVORE deixa cair uma folha sobre o MENINO
e este, assustado, desperta.
MENINO – Não, não fui eu quem te arrancou esta folhinha, dona Árvore! (Observa, algo surpreendido...) :- Mas... por que será que a árvore não respondeu? (pensa): - Será que eu sonhei? Mas que sonho agradável! (vai saindo): Agora vou poder estudar melhor.
(Olha para a platéia): - Tchau! (e sai)
F I M
Adaptação de Vaz Nunes - 2003
FOLHA – de pé, com os braços abertos lateralmente e com as mãos caídas;
FLORES – de pé, braços abertos em “V”, mãos caídas;
FRUTOS – de pé, braços para cima.
MENINO – Quem vem primeiro?
RAIZ – Sou eu, a raiz.
MENINO – O que tu fazes?
RAIZ (levanta a cabeça): Eu retiro da terra certos alimentos que dão força à árvore e a fazem crescer. Água e sais minerais! (baixa a cabeça).
MENINO – E tu? O que fazes?
CAULE (levanta a cabeça): Eu sou o caule. Eu levo o alimento para as outras partes da planta. Também seguro os ramos com as suas folhas, flores e frutos. (baixa a cabeça)
MENINO (apontando): E tu ?
FOLHA – Eu sou a folha. É por mim que a planta respira.
MENINO (sorrindo): Então, tu és o nariz da árvore?
FOLHA – Mais ou menos isso.
FLOR – E eu sou a flor.
MENINO – Ah, já sei! Tu enfeitas o vaso da minha casa...
FLOR – Sim, eu enfeito o vaso da tua casa. Mas a minha maior função é a de criar frutinhos que tu vais saborear e que darão novas árvores.
FRUTO – Eu sou o fruto e muito gostoso. É de mim que o teu pai fará nascer outro castanheiro. É a semente de que a árvore te contou.
RAIZ, CAULE, FOLHA, FLOR e FRUTO (em coro):
Agora que você já sabes
as cinco partes da planta,
poderás estudar a tua lição
sem nenhuma preocupação.
Cena III
Saem as partes da planta e retorna a ÁRVORE.
ÁRVORE – Como é, gostaste de me conhecer?
MENINO – Muito! Nunca pensei que tivesses isso tudo.
ÁRVORE – Como tu agora já aprendeste, deves contar aos teus amiguinhos que a árvore tem vida e que sentimos muito quando vocês nos maltratam, cortando os nossos frutos ainda verdes, arrancando nossas folhas inutilmente... ou partindo os nossos ramos por maldade.
(O MENINO encosta-se sob a ÁRVORE e volta a adormecer).
Depois de algum tempo, a ÁRVORE deixa cair uma folha sobre o MENINO
e este, assustado, desperta.
MENINO – Não, não fui eu quem te arrancou esta folhinha, dona Árvore! (Observa, algo surpreendido...) :- Mas... por que será que a árvore não respondeu? (pensa): - Será que eu sonhei? Mas que sonho agradável! (vai saindo): Agora vou poder estudar melhor.
(Olha para a platéia): - Tchau! (e sai)
F I M
Adaptação de Vaz Nunes - 2003
07 DE SETEMBRO
O conceito de Pátria
traz implícita a ideia de unidade. A solidariedade orgânica, assegurada pelo
Estado-Nação, cimenta a unidade entre todos os cidadãos.
Infelizmente, com
toda a disparidade econômica e social que assola o Brasil e tantos outros
países, muitas pessoas se sentem deslocadas - e com razão - , como se muitas
vezes não fizessem parte de suas respectivas Nações.
A comemoração deste
dia visa o despertar da consciência do povo e seu desejo de reivindicar a
Pátria como patrimônio seu, e não apenas inescrupulosa e indiferente à formação
da solidariedade orgânica entre os brasileiros.
Símbolo de reflexão e de resgate de nossa
História, o 7 de setembro deve ser o momento de avaliação dos erros e acertos
do passado, de análise do presente e de suas perspectivas para o futuro.
Como a um filho, com
todos os seus imponderáveis defeitos e dificuldades, devemos sempre amar a
Nação que nos alimenta e ensina. Os símbolos nacionais são o retrato vivo do
Brasil, de nossa terra e de nossa gente.
A Bandeira e o Hino,
o Brasão de Armas e o Selo Nacional são as mais legítimas manifestações
simbólicas de nossa União - um milagre construído com a perseverança das inteligências
patriotas, o suor dos humildes, o sangue dos heróis e o sacrifício das gerações
passadas.
Fonte: Correio da
Cidadania
DIA DA PÁTRIA
07
DE SETEMBRO
Foi no dia sete de
setembro de 1822, às margens do riacho do Ipiranga, que o Imperador Dom Pedro I
proclamou a Independência do Brasil formalizando a separação com Portugal.
Depois de muitos conflitos, e passados mais de dois anos, Portugal finalmente
reconheceu a independência brasileira, com o Tratado de Paz e Aliança assinado
entre os dois países.
O Hino da
Independência foi escrito por Evaristo Ferreira da Veiga e musicado pelo
próprio D. Pedro I. O Hino Nacional Brasileiro, de letra do poeta e jornalista
Joaquim Osório Duque Estrada, foi oficializado durante o primeiro centenário da
Proclamação da Independência, em 1922.
A Bandeira do Brasil,
o Hino, o Brasão de Armas e o Selo Nacional são as mais legítimas manifestações
simbólicas da União.
Mas a comemoração
deste dia é uma oportunidade de repensar conceitos, com vistas ao despertar de
uma consciência verdadeiramente patriótica, e não apenas simbólica. Tempo de
repensar os rumos da Nação e o papel a ser desempenhado por um povo consciente
da realidade global.
Fonte:
lproweb.procempa.com.br
Dramatização para o dia da árvore
Uma
árvore completa, desenhar em partes e montar fala para cada parte da planta.
Escolher 05 crianças e distribuir cada parte da planta. (raiz, caule, folha, flor e fruto).
1º: Fala a árvore:
- Oi turma!- Eu sou a árvore.
- Sou muito importante para a natureza. Se eu não existisse, nem existiria vida na terra.
Eu purifico o ar, dou sombra, frutos, protejo o solo.
2ª Fala, a folha:
- Ei, dona árvore!- Eu também sou importante!
- Sou o pulmão da senhora, esqueceu?
- É através de mim que a senhora respira. Sou eu que fabrico o alimento que a senhora precisa.
- Eu sou a Folha!
3ª Fala, a flor:
- Ri e fala:
- Ora esta! Era só o que me faltava.
- Eu é que sou a mais importante de todos na natureza!
- Sou bela, cheirosa,delicada.
- Embelezo e perfumo tudo à minha volta, além de me transformar em deliciosos frutos.
- Eu sou a Flor!
4ª Fala, o fruto:
- Calma aí, dona flor!
- Venho da senhora, mas também sou importante.
- Sou um alimento doce, delicioso, cheiroso que todos os seres vivos precisam, para ter uma vida saudável.
EU sou o fruto!
5ª Fala, o Caule:
- Ei, vocês se esqueceram de mim?
Escolher 05 crianças e distribuir cada parte da planta. (raiz, caule, folha, flor e fruto).
1º: Fala a árvore:
- Oi turma!- Eu sou a árvore.
- Sou muito importante para a natureza. Se eu não existisse, nem existiria vida na terra.
Eu purifico o ar, dou sombra, frutos, protejo o solo.
2ª Fala, a folha:
- Ei, dona árvore!- Eu também sou importante!
- Sou o pulmão da senhora, esqueceu?
- É através de mim que a senhora respira. Sou eu que fabrico o alimento que a senhora precisa.
- Eu sou a Folha!
3ª Fala, a flor:
- Ri e fala:
- Ora esta! Era só o que me faltava.
- Eu é que sou a mais importante de todos na natureza!
- Sou bela, cheirosa,delicada.
- Embelezo e perfumo tudo à minha volta, além de me transformar em deliciosos frutos.
- Eu sou a Flor!
4ª Fala, o fruto:
- Calma aí, dona flor!
- Venho da senhora, mas também sou importante.
- Sou um alimento doce, delicioso, cheiroso que todos os seres vivos precisam, para ter uma vida saudável.
EU sou o fruto!
5ª Fala, o Caule:
- Ei, vocês se esqueceram de mim?
Quem
sustenta a folha, a flor, o fruto?
- Quem carrega o alimento para todos vocês?
- Sou eu Claro! O mais importante
O Caule.
6ª Fala, a Semente:
- Pois é, vocês se julgam os mais importantes, mais se não fosse por mim, vocês nem existiriam.
- Eu sou a semente e todos dependem de mim.
7ª Fala, entra a Raiz:
- Puxa vida, como estou cansada!- É duro manter todos vocês em pé e nem ser reconhecida.- Por que vocês discutem quem é mais importante?
- Somos um só corpo, e só unidos é que somos realmente úteis e importantes.
- Eu sou a Raiz.
A seguir todos se abraçam, colocam a árvore no meio do círculo e juntos dizem viva o dia da árvore.
Sugestão: Cantar alguma música que fale de árvores
- Quem carrega o alimento para todos vocês?
- Sou eu Claro! O mais importante
O Caule.
6ª Fala, a Semente:
- Pois é, vocês se julgam os mais importantes, mais se não fosse por mim, vocês nem existiriam.
- Eu sou a semente e todos dependem de mim.
7ª Fala, entra a Raiz:
- Puxa vida, como estou cansada!- É duro manter todos vocês em pé e nem ser reconhecida.- Por que vocês discutem quem é mais importante?
- Somos um só corpo, e só unidos é que somos realmente úteis e importantes.
- Eu sou a Raiz.
A seguir todos se abraçam, colocam a árvore no meio do círculo e juntos dizem viva o dia da árvore.
Sugestão: Cantar alguma música que fale de árvores
(Recolhi esse material abaixo no site www.diadaárvore.org.br)
HINO NACIONAL
BRASILEIRO
Joaquim
Osório Duque Estrada
Música de Francisco Manoel da Silva
Ouviram do Ipiranga
as margens plácidas de um povo heróico o brado retumbante, e o sol da liberdade, em raios fúlgidos, brilhou
no céu da pátria nesse instante.
Se o penhor dessa
igualdade
conseguimos conquistar com braço forte,em teu seio, ó liberdade,
desafia o nosso peito a própria morte!
conseguimos conquistar com braço forte,em teu seio, ó liberdade,
desafia o nosso peito a própria morte!
Ó Pátria amada,
idolatrada, salve! Salve!
Brasil, um sonho
intenso, um raio vívido
de amor e de esperança à terra desce,
se em teu formoso céu, risonho e límpido,a imagem do cruzeiro resplandece.
de amor e de esperança à terra desce,
se em teu formoso céu, risonho e límpido,a imagem do cruzeiro resplandece.
Gigante pela própria
natureza,
és belo, és forte, impávido colosso,
e teu futuro espelha essa grandeza.
és belo, és forte, impávido colosso,
e teu futuro espelha essa grandeza.
Terra adorada, entre
outras mil,
és tu, Brasil, ó pátria amada!
Dos filhos deste solo és mãe gentil,
pátria amada, Brasil!
és tu, Brasil, ó pátria amada!
Dos filhos deste solo és mãe gentil,
pátria amada, Brasil!
Deitado eternamente
em berço esplêndido,
ao som do mar e à luz do céu profundo,
fulguras, ó Brasil, florão da América,
iluminado ao sol do novo mundo!
ao som do mar e à luz do céu profundo,
fulguras, ó Brasil, florão da América,
iluminado ao sol do novo mundo!
Do que a terra, mais
garrida,
teus risonhos lindos campos têm mais flores;
teus risonhos lindos campos têm mais flores;
Nossos bosques têm
mais vida,
Nossa vida em teu seio mais amores.
Nossa vida em teu seio mais amores.
Ó pátria amada,
idolatrada, salve! Salve!
Brasil, de amor
eterno seja símbolo
o lábaro que ostentas estrelado,
e diga o verde-louro dessa flâmula
- paz no futuro e glória no passado.
o lábaro que ostentas estrelado,
e diga o verde-louro dessa flâmula
- paz no futuro e glória no passado.
Mas, se ergues da
justiça a clava forte,
verás que um filho teu não foge à luta,
nem teme, quem te adora, a própria morte.
verás que um filho teu não foge à luta,
nem teme, quem te adora, a própria morte.
Terra adorada, entre
outras mil,
és tu, Brasil, ó pátria amada!
Dos filhos deste solo és mãe gentil,
pátria amada, Brasil!
és tu, Brasil, ó pátria amada!
Dos filhos deste solo és mãe gentil,
pátria amada, Brasil!
SUGESTÕES DE ATIVIDADES:
v
Conversas,
debates e discussões sobre:
v Oque é
Pátria;
v O que
aconteceu no dia 7 de setembro
v A figura
de D. Pedro I
v Ossímbolos
da Pátria: a Bandeira, as Armas, o Selo, Hino;
v O grito
da Independência;
v A vida no
Brasil antes e depois da Independência
v O que é ser patriota hoje no Brasil?
v Como viveu a maioria dos brasileiros? A falta de
patriotismo dos políticos brasileiros
v Despertar o sentimento de patriotismo;
v Desenvolver a compreensão do passado histórico e da
significação da data “ Sete de Setembro”.
v Identificar os símbolos nacionais;
v Reconhecer a Bandeira como símbolo da Pátria;
v Conhecer e valorizar os direitos e deveres de todos
nós, cidadãos;
v Despertar o civismo e o senso crítico através dos
conteúdos propostos pelo Hino Nacional
Hino de Pernambuco
Música: Nicolino Milano
|
HINO DO MUNICÍPIO DE CORTÊS
Letra por José Roberto de Melo
Melodia por Miriam Holanda Ramalho
Destes campos de
verde perene.
Vê-se à noite estrelado cruzeiro,
E o santo de
Assis nos inspira
Seja Deus o motivo primeiro De tudo que se fez em Cortês, Município feliz, brasileiro. As colinas se mira no rio A paisagem é de luz e de paz É Cortês é terra onde somos Unidos os seus filhos leais.
Pernambuco
valente nos lega
Pela pátria, o amor verdadeiro, Liberdade simboliza este ar, Este vento que corre ligeiro Venturoso é nascer em Cortês Venturoso é nascer brasileiro |
BANDEIRA DE PERNAMBUCO
A
bandeira de Pernambuco foi idealizada pelos revolucionários de 1817 e
oficializada, anos depois, pelo governador Manoel Antonio Pereira Borba. A cor
azul do retângulo superior simboliza a grandeza do céu pernambucano; a cor
branca representa a paz; o arco-íris em três cores (verde, amarelo, vermelho)
representa a união de todos os pernambucanos; a estrela caracteriza o nosso
estado no conjunto da Federação; o sol é a força e a energia de Pernambuco;
finalmente, a cruz representa a fé na justiça e no entendimento.
BRASÃO
DE PERNAMBUCO
O brasão de
Pernambuco foi oficializado pelo governador Alexandre Barbosa Lima, em 1895. O
leão representa a bravura do povo pernambucano; os ramos de algodão e de
cana-de-açúcar simbolizam nossas riquezas; o sol é a luz cintilante do equador;
as estrelas são os municípios. Ainda estão no brasão o mar e o farol de Olinda.
Na faixa, aparecem as datas históricas mais importantes do estado: 1710 (guerra
dos Mascates), 1817 (Revolução Pernambucana), 1824 (Confederação do Equador) e
1889 (Proclamação da República).
A
HISTÓRIA DE PERNAMBUCO
A História da região inicia-se em 1534,
quando Portugal criou as capitanias hereditárias.A Capitania de Pernambuco foi
dada a Duarte Coelho Pereira; no mesmo ano de 1534, foram fundadas as vilas de
Igaraçu e Olinda. Pernambuco foi uma das poucas capitanias que prosperaram,
graças à boa adaptação que a cana-de-açúcar teve ao solo da região.
Desde cedo, a cultura da região baseou-se na
mistura de três povos: europeus, índios e negros; de início, os portugueses
tentaram utilizar mão-de-obra escrava índia; entretanto, após sucessivos
levantes indígenas, optou-se por importar mão-de-obra africana (o que, por si
só, constituía-se num grande negócio).
Recife, por décadas, foi apenas o porto
utilizado para escoar a produção local e receber peças da metrópole; o nome
Recife deriva da faixa de recifes que acompanha boa parte do litoral da região.
Essa situação alterou-se a partir de 1630, quando os holandeses (atraídos pela
riqueza da cana-de-açúcar) ocuparam Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do
Norte.Acostumados que estavam às terras planas da Holanda, os holandeses
preferiram estabelecer-se em Recife.
Em 1637, o conde Maurício de Nassau assume o
governo das possessões holandesas no Brasil. Culto, Nassau conduziu uma
revolução urbanística na cidade: ruas foram planejadas e traçadas, várias
pontes foram construídas; Nassau trouxe da Europa grandes arquitetos,
engenheiros e paisagistas que deram um ar de metrópole à cidade do Recife.
Várias das obras urbanísticas dos
tempos de Nassau são ainda visíveis na cidade; alguns dos quadros pintados pelo
holandês Frans Post no Brasil são hoje importante documentos que
retratam o país naquela época; veja algumas obras de Post, retratando o Brasil, no museu do
Louvre, em Paris.
Quando os holandeses foram expulsos, em 1654, Recife tinha-se tornado importante entreposto comercial. A rivalidade entre os senhores de engenho, que tornaram a ocupar Olinda, e a emergente classe comerciante que se formara em Recife resultou na Guerra dos Mascates (Mascate era forma pejorativa de se referir àqueles que se dedicavam ao comércio), no início do século 18.
Quando os holandeses foram expulsos, em 1654, Recife tinha-se tornado importante entreposto comercial. A rivalidade entre os senhores de engenho, que tornaram a ocupar Olinda, e a emergente classe comerciante que se formara em Recife resultou na Guerra dos Mascates (Mascate era forma pejorativa de se referir àqueles que se dedicavam ao comércio), no início do século 18.
Ainda
fundada na cultura de cana-de-açúcar e na pujança do porto, Recife continuou
desenvolvendo-se, tanto econômica como intelectual e culturalmente, durante os
séculos 18 e 19.
A Faculdade
de Direito do Recife é uma das mais antigas do Brasil; vários importante
jornais foram publicados no Recife - atualmente, o Diário de Pernambuco, com
mais de 150 anos de circulação contínua, é o jornal mais antigo da América
Latina.
Recife teve papel importante
nos mais importantes momentos históricos do Brasil. Em 1817, Pernambuco tentou
proclamar-se independente de Portugal, mas o movimento foi derrotado.
ARevolução Praieira (1848)
questionava o regime monárquico, e já pregava a República. Joaquim Nabuco, um
dos maiores símbolos do Abolicionismo, iniciou suas pregações no Recife.
A cidade consolidou sua posição
como pólo comercial e cultural de toda a região Nordeste ao norte da Bahia. Os
sucessores dos mascates tornaram Recife um centro distribuidor; comerciantes de
várias cidades vinham ao Recife comprar mercadorias para revender localmente.
Durante o século 20,
principalmente após a criação da SUDENE, em 1950, a economia da região ganhou
novo impulso, dessa vez com o fomento de indústrias. Grandes empreendimentos
foram instalados em pólos industriais de Recife; ainda hoje, o setor industrial
é o mais importante na economia da cidade.
Mais recentemente, uma nova tendência
tem sido observada: o crescimento do setor de serviços. Recife tem hoje o
segundo maior pólo médico do Brasil, com grande concentração de hospitais e
médicos especialistas. Com a criação do Porto Digital, Recife está assumindo também papel de ponta no setor de
tecnologia da informação no Brasil.
Por fim, a grande vocação do Recife,
Olinda e outras cidades de Pernambuco: o turismo. A infra-estrutura que se
criou ao longo dos séculos para receber os comerciantes foi adaptada para
receber turistas de todas as partes do Brasil que chegam, atraídos pela riqueza
cultural e pelas belezas naturais da região.
Salta aos olhos dos visitantes a
riqueza de culturas, mistura de elementos europeus, índios e negros, que se
reflete nos ritmos e sabores da cidade. E essa riqueza vem rodeada por algumas
das mais belas praias do Brasil. Pernambuco: você vai se apaixonar.
ASPECTOS
POLÍTICOS DE CORTÊS
Desde que tomou posse o primeiro prefeito em 06/07/1954,tivemos
até os dias atuais os seguintes sucessores que ocuparam o cargo máximo da
cidade : O primeiro prefeito foi o cirurgião dentista José Roberto de Melo.O
mesmo ainda está vivo e reside na cidade do Recife.
ANO
|
PREFEITO
|
06/07/1954 -1955
|
José Roberto de Melo
|
1956 -1960
|
José Valença Borba
|
1961-1964
|
Hilton Alves Cavalcante
|
1965-1968
|
José Valença Borba
|
1969-1972
|
Aurino Alves de Lima
|
1973 -1976
|
José Valença Borba
|
1977-1982
|
Mário Feitosa De Araújo
|
1983-1988
|
Eronides campos da Silva
|
1989-1992
|
Manoel José da Silva
|
1993-1996
|
SalatielJosé de Oliveira
|
1997-2000
|
Manoel Joséda Silva
|
2001-2004
|
Ernane Soares Borba
|
2005-2008
|
Ernane Soares Borba
|
2009-2012
|
José Genivaldodos Santos
|
2010-2016
|
José Genivaldodos Santos
|
O atual prefeito é o Sr José Genivaldodos Santos o
mesmo eleito por 4.759 votoso mesmo é formado em Letras .O vice-prefeito é o SrJosé
Cícero Lima da Silva .A câmara municipal é composta por 9 vereadores na qual a
presidência é representada pelo Sr Valdomiro Tenório da
Silva Filhoe os vereadores
citados abaixo:
Nº
|
Vereadores
|
Total de votos
|
01
|
Valdomiro Tenório da Silva Filho
|
421 votos
|
02
|
Ademir
Alves da Silva
|
409 votos
|
03
|
Jurandir
Figueiredo de Carvalho
|
539 votos
|
04
|
Walter
de Lira Silva Junior
|
428 votos
|
05
|
Jafé Lopes
Ferreira
|
374 votos
|
06
|
Ivo
Severino da Silva
|
556 votos
|
07
|
Maria de
Fátima Cysneiros Sampaio Borba
|
617 votos
|
08
|
CelsoCleiton
Santos da Silva
|
580 votos
|
09
|
Robecino
José do Nascimento
|
429 votos
|
HISTÓRICO DE CORTÊS
Cortês é um
município brasileiro do estado de Pernambuco. O município é formado pelo
distrito sede e pelos povoados Agrovila, Barra de Jangada e Usina Pedrosa.O
povoado surgiu a partir do sítio do Capitão Francisco Veloso da Silveira,
denominado Cortês, adquirido em 1872. O sítio localizava-se às margens do Rio
Sirinhaém, no então distrito de Ilha de Flores, comarca de Bonito. Em 17 de
abril de 1875, o capitão doou uma propriedade a Francisco das Chagas,
autorizando a construção mediante pagamento de foro.
Pela localidade passaria a estrada de ferro de
Ribeirão a Bonito, mas a construção foi interrompida, sendo em Cortês a estação
terminal. Em 1892 instalou-se na região a Usina Pedrosa, a 7 km do povoado.
Estes dois fatores impulsionaram o desenvolvimento local. Em 5 de janeiro de
1911 foi criado o distrito, pertencente ao distrito de Amaraji e o povoado tornava-se vila. O município foi
criado em 29 de dezembro de 1953.
Quem assinou o
decreto foi ogovernador Dr. Etelvino Lins Albuquerque, assinou o decreto n°
1818 criando o município de Cortês e dava foro de cidade aquela vila.
06.07.1954 - Tomou posse o primeiro Prefeito, o cirurgião dentista. Dr. José
Roberto de Melo, que administrou até 29.12.55. APopulação Total do Município
era de 12.681 de habitantes, de acordo
com o Censo Demográfico do IBGE (2000).Sua Área é de 101,33 km² representando
0.1031% do Estado, 0.0065% da Região e 0.0012% de todo o território
brasileiro .
As Principais atividades econômicas do são agriculturas com grande destaque para cultura de cana - de -
açúcar comércio e indústria influenciando nos municípios de Barra de Guabiraba,
Bonito, Caruaru e Ribeirão na comercialização de seus produtos agrícolas
nas feiras livres.
Os pontos
turísticos da cidade são:A Cachoeira do Banho da Cerveja a. Onde se
realiza evento que concentra uma grande atração turística na
cidade, chegando receber um público elevado .Também em destaque a ilha da saudade e quedas d'água cachoeira do
Humaitá e a Igreja Matriz São Francisco de Assis. Aantiga
estação ferroviária.
Ano de Instalação: 1953
Microrregião: Mata Meridional Pernambucana
Mesorregião: Mata Pernambucana
Altitude da Sede: 302 m
Distância à Capital: 86.0487 km
Microrregião: Mata Meridional Pernambucana
Mesorregião: Mata Pernambucana
Altitude da Sede: 302 m
Distância à Capital: 86.0487 km
Seu
IDH é de 0.582 segundo a Atlas de Desenvolvimento Humano/PNUD (2000) Situada
na microrregião 29 Mata Pernambucana, microrregião da Mata úmida 112k, 107k
Capital do Recife, tem uma Área total de 131 kl112
LIMITES:O município tem como limite no espaço
geográfico:Ao Norte Com Gravatá ao Sul-
Ribeirão e Joaquim Nabuco Leste Amaraji e
a Oeste - Bonito e Barra de
Guabiraba
REFERÊNCIA
BIBLIOGRÁFICA
v
Atlas de Desenvolvimento Humano/PNUD
v
FUNDA ÇÃO INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E
ESTATÍSTICA - IBGE. Geografia doBrasil. Região Nordeste. Rio de
Janeiro: SERGRAF, 1977. Disponível em 1 CD.
v MOURA, Severino Rodrigues de. Cortês – Cidade do Rio e
das Serras / Severino Rodrigues de Moura; prefácio de Ernane Soares Borba.
Recife: Centro de Estudos de História Municipal / FIDEM, Prefeitura Municipal
de Cortês Ed. 2002.
Aspectos
físicos de Cortês
CLIMA:No município se apresenta um clima com característica do subtipo AS',
ou seja, clima tropical chuvoso com seca no verão. Isto significa que é quente
e úmido, com temperatura média compensada de 24°C e a mínima de 18°C . O trimestre mais chuvoso
é de maio, junho e julho, enquanto o mais seco é de outubro, novembro e
dezembro. O mês mais frio é julho e o mais quente é fevereiro. “A sedeestá a
uma altitude de 305
metros e tem sua posição geográfica determinada pelo
8°28’30” de latitude sul, em sua interseção com o meridiano (W.Gr) de 35°35’00”
de longitude oeste. Possui um total médio anual de precipitação pluviométrica
em torno de 6mm3/ano.
RELEVO : É predominante um relevo
ondulado e fortemente ondulado, com uma percentagem muito baixa de área planas.
Sob o aspecto geológico, apresenta características próprias de uma transição
entre formação sedimentares dos grupos barreiras (arenito), porém com grande
predominância de solos argilosos. Tipos de rochas incluídas na formação
pré-cambriana (Gnaise e Mioxisto).
Poderíamos estimar cerca de 85% de terras com relevo ondulado e
fortemente ondulado e 15% de terras com suaves ondulações e planas. Apesar de possuir
solos diferentes, a maior predominância, como já foi dito, é de solos do tipo
argiloso.
HIDROGRAFIA: Existem várias bacias hidrográficas, mas o principal rio que corta
Cortês é o Serinhaém, cuja nascente localiza-se no município de Sairé. No caso
de riachos perenes destacam-se o de Capivara e o de Diogo; o riacho Santo
Antônio, com nascente em Caranguejo, seguindo com o nome de riacho Sangue, que
servem de limite nos lados norte e oeste do município e o riacho Limão, limite
com o município de Ribeirão. Ainda quedas d'água denominadas Cachoeira do Galo,
Cachoeira da Onça, Cerveja, Cachoeira do Vinte e Cinco e Cachoeira Furada. Este
potencial hídrico é de caráter público, sendo utilizado como reserva natural e
para abastecimento da cidade.
VEGETAÇÃO :A cobertura do solo em sua maioria é feita pela monocultura de
cana-de-açúcar, em segundo lugar, em áreas infinitamente menores, vem a cultura de banana e de mandioca, exploradas
no município com finalidades comerciais: A cana-de-açúcar é comercializada
diretamente na usina para a agro industrialização, trazendo como subprodutos o
açúcar, o álcool, o bagaço, o melaço, a torta e o vinhoto. O bagaço serve como
combustível e ingrediente para ração de animais; o vinhoto e a torta são
aplicados no solo como fertilizantes. No caso da banana é comercializada
"in natura" nos municípios vizinhos, feiras livres ou em Caruaru e
Recife. Já da mandioca é vendida a raiz ou o produto das fabriquetas da região
(casas de farinha), nos locais já mencionados da venda de bananas.A cobertura
florestal com a Mata Atlântica, a qual deu nome a região da Zona da Mata, está
totalmente dizimada, contendo índices em torno de 2% de sua área original.
Este desmatamento
deve-se ao crescimento das áreas plantadas com a monocultura da cana-de-açúcar
e à retirada irracional e criminosa das madeiras para o comércio, que
transformaram os solos profundos e férteis da região em solos erodidos e
ácidos, prejudicados ainda mais pelas queimadas da cana.
O
HINO NACIONAL BRASILEIRO
O Hino Nacional Brasileiro precisa e
deve ser trabalhado constantemente com os alunos. É natural ouvirmos falar de
pessoas com certa formação que no entanto, não conseguem cantar o Hino por
completo ou sequer compreender o sentido.
Que se diria de uma análise mais
aprofundada? Difícil. Não podemos generalizar, mas é sabido que a letra merece
atenção e interpretação a fim de ser compreendida e o ato de cantar o Hino
consiga ir além do simples gesto mecânico de todos os dias na escola.
É bom saber o que se está cantando, até para
concordar ou criticar. Criticar sem conhecimento de causa, éno mínimo, um gesto
um tanto absurdo.
VOCABULÁRIO
O significado do Hino
Nacional se enriquece quando o sentido das estrofes e das palavras é
bemcompreendido .Seguem alguns
vocábulos, que não estão em ordem alfabética, mas sim, na seqüência e no
contexto do Hino Nacional.
Plácidas : tranqüilas, calmas Brado : grito
Retumbante : que ecoa, vibrante
Fúlgidos : luz intensa
Penhor : garantia
Idolatrada : muito amada , respeitada
Vívido : cheio de vida ,intenso
Límpido : limpo, claro
Cruzeiro : constelação do Cruzeiro do Sul
Resplandece : brilha
Impávido: destemido
Colosso : gigante
Esplêndido: maravilhoso , admirável
Fulguras : brilhas
Florão : enfeite, ornamento, jóia
Garrida : vistosa, alegre
Risonhos : alegres
Lábaro : bandeira
Ostentas : mostra
Louro : amarelo
Flâmula: bandeira
Clava : pau usado como arma
Plácidas : tranqüilas, calmas Brado : grito
Retumbante : que ecoa, vibrante
Fúlgidos : luz intensa
Penhor : garantia
Idolatrada : muito amada , respeitada
Vívido : cheio de vida ,intenso
Límpido : limpo, claro
Cruzeiro : constelação do Cruzeiro do Sul
Resplandece : brilha
Impávido: destemido
Colosso : gigante
Esplêndido: maravilhoso , admirável
Fulguras : brilhas
Florão : enfeite, ornamento, jóia
Garrida : vistosa, alegre
Risonhos : alegres
Lábaro : bandeira
Ostentas : mostra
Louro : amarelo
Flâmula: bandeira
Clava : pau usado como arma
Hino da
Bandeira Nacional
Composição: Olavo Bilac / Francisco Braga
Salve lindo pendão da esperança!
Salve símbolo augusto da paz!
Tua nobre presença à lembrança
A grandeza da Pátria nos traz.
Salve símbolo augusto da paz!
Tua nobre presença à lembrança
A grandeza da Pátria nos traz.
Recebe o afeto que se encerra
em nosso peito juvenil,
Querido símbolo da terra,
Da amada terra do Brasil!
em nosso peito juvenil,
Querido símbolo da terra,
Da amada terra do Brasil!
Em teu seio formoso retratas
Este céu de puríssimo azul,
A verdura sem par destas matas,
E o esplendor do Cruzeiro do Sul.
Este céu de puríssimo azul,
A verdura sem par destas matas,
E o esplendor do Cruzeiro do Sul.
Recebe o afeto que se encerra
Em nosso peito juvenil,
Querido símbolo da terra,
Da amada terra do Brasil!
Em nosso peito juvenil,
Querido símbolo da terra,
Da amada terra do Brasil!
Contemplando o teu vulto sagrado,
Compreendemos o nosso dever,
E o Brasil por seus filhos amado,
poderoso e feliz há de ser!
Compreendemos o nosso dever,
E o Brasil por seus filhos amado,
poderoso e feliz há de ser!
Recebe o afeto que se encerra
Em nosso peito juvenil,
Querido símbolo da terra,
Da amada terra do Brasil!
Em nosso peito juvenil,
Querido símbolo da terra,
Da amada terra do Brasil!
Sobre a imensa Nação Brasileira,
Nos momentos de festa ou de dor,
Paira sempre, sagrada bandeira
Pavilhão da justiça e do amor!
Nos momentos de festa ou de dor,
Paira sempre, sagrada bandeira
Pavilhão da justiça e do amor!
Recebe o afeto que se encerra
Em nosso peito juvenil,
Querido símbolo da terra,
Da amada terra do Brasil!
Em nosso peito juvenil,
Querido símbolo da terra,
Da amada terra do Brasil!
Apresentado pela 1ª vez em 9/11/1906
TRABALHANDOO HINO NACIONAL
[De Ouviram do Ipiranga as
margens plácidas até Brilhou no céu da Pátria nesse instante]
IDÉIA - Confeccionem em papel kraft (pardo) o desenho de um riacho,
árvores, enfim tudo que lembre a margem de um rio. Pintem em conjunto com tinta
guache. Represente também a figura do príncipe e faça a comparação da atividade
com a estrofe. Faça a espada, o chapéu e o cavalinho para as crianças.
.
[De O penhor dessa igualdade até
Desafia o nosso peito a própria morte] IDÉIA - Leia a estrofe com
as crianças. Providencie várias revistas e peça que recortem figuras de adultos
e crianças caminhando e cole-as no mapa do Brasil em tamanho grande.
.
[De Brasil, de um sonho
intenso até a imagem do cruzeiro resplandece] IDÉIA - Leia a
estrofe e faça um painel do céu a noite, pintado com tinta guache pelas
crianças, destacando o cruzeiro do Sul. Solicite que as crianças peçam ajuda
aos pais para observar o céu a noite, para encontrar a constelação do Cruzeiro
do Sul.
.
[De Gigante pela própria
natureza até dos filhos deste solo és mãe gentil, Pátria amada Brasil]
IDÉIA - Peça as crianças para levarem para a sala de aula fotografias.
Faça o mapa do Brasil em tamanho grande, recorte com os alunos pedacinhos de
papel laminado dourado e façam um mosaico deixando espaço para colarem as
fotografias, ressaltando que eles são o futuro e a riqueza do país.
.
[De Deitado eternamente em
berço até iluminando o sol do novo mundo] IDÉIA - Faça com as
crianças flores coloridas e solicite que colem-nas no mapa do Brasil em tamanho
grande. Faça a comparação da atividade desenvolvida e explique que elas
representam a expressão "Florão da América"!
.
[De Do
que a Terra mais garrida até Nossa vida no teu seio mais amores] IDÉIA
- Leia a estrofe com as crianças e confeccione um painel com cenário de
floresta ou bosque e cole dobraduras de animais da nossa fauna. Faça a
comparação do trabalho realizado e os versos da estrofe.
.
[Em Ó Pátria amada idolatrada, Salve, salve]
IDÉIA - Leia a estrofe com as crianças e faça a bandeira do Brasil em
tamanho grande e solicite às crianças que picotem papel laminado nas cores
verde, amarelo, azul e branca e colem os pedacinhos nos locais
correspondentes...Ao final das atividades, fazer a exposição dos trabalhos,
destacando cada estrofe trabalhada.
ESTUDO
DE PALAVRAS E EXPRESSÔES
PESQUISE NO DICIONÁRIO O SIGNIFICADO DAS PALAVRAS
EM NEGRITO:
as margens plácidas do Rio Ipiranga
ouviram o brado retumbante
brilhou em raios fúlgidos
se conseguimos conquistar o penhor dessa igualdade
um raio vívido
impávido colosso
do que a terra mais garrida
o lábaro que ostentas
se ergues a clava forte
as margens plácidas do Rio Ipiranga
ouviram o brado retumbante
brilhou em raios fúlgidos
se conseguimos conquistar o penhor dessa igualdade
um raio vívido
impávido colosso
do que a terra mais garrida
o lábaro que ostentas
se ergues a clava forte
INTERPRETAÇÃO
DO TEXTO: (Para maior facilidade, tenha o
dicionário à mão)
1.
Por que as margens plácidas do Ipiranga ouviram o grito retumbante de um povo
heróico?
2. Explique porque A liberdade brilhou no céu da
pátria.
O “sol da liberdade” a que o autor se refere é:
( ) a
liberdade política. ( ) a liberdade
econômica.( ) a liberdade intelectual
3. Nossa liberdade foi conseguida
(
) facilmente. ( ) com
luta. ( ) através de acordos
4. Copie os versos que comprovam a resposta da
questão anterior
5. Os versos “Nossos bosques têm mais vida e nossa
vida no teu seio mais amores” são da autoria do poeta que escreveu “Canção do
Exílio”. Quem é o poeta?
6.
A expressão “Florão da América” significa:
( ) que o Brasil sobressai no mapa da América.
( ) que o Brasil é o maior país da América.
( ) que o Brasil faz parte da América
( ) que o Brasil sobressai no mapa da América.
( ) que o Brasil é o maior país da América.
( ) que o Brasil faz parte da América
ATIVIDADES LINGÜÍSTICAS
1. Copie a primeira estrofe do Hino Nacional e
sublinhe os adjetivos
2. Dê o antônimo de: (Consulte o dicionário)
Plácido__________________heróico
___________________Fúlgido____________________
Risonho___________________Igualdade__________________ Garrida
________________
límpido____________________ Grandeza_______________gentil______________________ Fugir______________ resplandecer____________
límpido____________________ Grandeza_______________gentil______________________ Fugir______________ resplandecer____________
2. Análise sintática:
Um filho teu não foge à luta.
Sujeito: ...
Um filho teu não foge à luta.
Sujeito: ...
Núcleo ...
Adjunto adnominal: ...
Predicado verbal: ...
Adjunto adnominal: ...
Predicado verbal: ...
Objeto indireto: ...
Adjunto adverbial de negação: ...
Teus risonhos lindos campos têm mais flores.
Teus risonhos lindos campos: ...
Campos: ...
Teus, risonhos, lindos: ...
Têm mais flores: ...
Adjunto adverbial de negação: ...
Teus risonhos lindos campos têm mais flores.
Teus risonhos lindos campos: ...
Campos: ...
Teus, risonhos, lindos: ...
Têm mais flores: ...
Objeto indireto
Adjunto adverbial de negação: ...
Teus risonhos lindos campos têm mais flores.
Teus risonhos lindos campos: ...
Campos: ...
Teus, risonhos, lindos: ...
Têm mais flores: ...
Têm: ...
Mais flores: ...
Teus risonhos lindos campos têm mais flores.
Teus risonhos lindos campos: ...
Campos: ...
Teus, risonhos, lindos: ...
Têm mais flores: ...
Têm: ...
Mais flores: ...
Observe as palavras do texto e complete
com as letras que estiverem faltando:
Plá...idas
fúl...idos
inten...o
Ri...onho
resplande...
e...plêndido
fúl...idos
inten...o
Ri...onho
resplande...
e...plêndido
Patriotismo( Tarciso Viana)
Patriota: Pessoa que ama a pátria e deseja
servi-la.
Patriotada: Alarde de patriotismo. Partindo das definições do Aurélio, gostaria de tecercomentários sobre a patriotada que acontece no Brasil por ocasião da Copa. Todos nós sabemos que a maioria dos brasileiros gosta de futebol. Acontece que a mídia nos bombardeia com informações exageradas. Veja o exemplo de Leipzig. Nesta cidade alemã, acontecerão jogos da Copa. A rotina da cidade permanece inalterada, embora saibamos que os alemães são fãs de futebol como nós. Ser patriota não é sujar as ruas e depois não limpá-las. Ser patriota é vigiar o congresso eleito por nós. Ser patriota é anular a próxima eleição. Ser patriota é representar o Brasil como o faz o exército brasileiro no Haiti. Ser patriota é controlar a natalidade para que não precisemos de “Fome zero”. Ser patriota é lutar para aumentar o ingresso de trabalhadores jovens no mercado de trabalho para não inviabilizar a Previdência. Ser patriota é investir em EDUCAÇÃO. Ser patriota é lutar para que os nossos jovens não precisem ser camelôs ou empregados do tráfico.Ser patriota é assistir aos jogos da copa e depois trabalhar.É uma grande estupidez, a cada quatro anos, colocarmos bandeirolas nos carros quando esquecemos o que está escrito nelas: ORDEM E PROGRESSO!
Não existe povo mais patriótico do que o
americano. Isso ninguém pode negar. Qualquer carro, por mais velho que seja
(e americano, acreditem, usa carro velho) tem sempre uma bandeira americana
como adesivo, ou na antena, ainda que desbotada ou rasgada. Em qualquer obra
publica, no topo de TODOS os guindastes tem sempre uma bandeira americana
tremulando. Em concessionarias de automóveis, tem sempre uma bandeira
americana.90% das casas, tem um pequeno mastro perto da porta com a bandeira
americana.
Nos filmes americanos SEMPRE aparece a bandeira
americana ou as cores “red, white& blue”. 50% das musicas “country”
americanas falam sobre o governo, liberdade, território, soldados,
etc...Talvez por isso o povo americano sempre quer defender o seu
“território” e a sua “liberdade”. E talvez por isso o povo americano seja o
mais odiado do mundo. Talvez mais do que os chamados “terroristas”.Mas isso
não impede que exista o americano consciente e que goste de criticar ou
protestar contra o governo
|
O QUE É SER PATRIOTA?
Ser patriota é servir à pátria
pelo bem dela.A massa ignorante acha que ser patriota é torcer pela seleção,
pelo Pé-de-chinelo ou por qualquer outro esportista/time. Isso é ser torcedor,
não patriota. O esporte é bom, ajuda a reduzir a criminalidade, mas não evolui
o país. É preciso separar uma coisa da outra e a mídia ou o governo deveria
fazer uma campanha para explicar o porquê do país está nessa miséria, ao invés
de propagandas ridículas do nível "o melhor do Brasil é o
brasileiro". Se isso é o melhor do país, imagine o pior.
No Brasil só lembram que a Bandeira Nacional existe na época da copa do mundo,
é muita gente comprando, enfeitando as suas casas e seus carros, eu vi até
mesmos cabelos sendo pintados, unhas decoradas com as cores da bandeira.Bem ai
eu pergunto quem sabe o que se comemora no dia 7 de setembro? Para a grande
massa é apenas mais um feriado ( Riomar
Bruno )
Por que
o patriotismo brasileiro surge apenas em épocas de campeonatos mundiais de
futebol?
O que surge em épocas de
campeonato de futebol não é patriotismo.....é um fenômeno social... de
agregação em torno de um objetivo comum, todos os brasileiros ( ou a maioria)
são notórios amantes de futebol, então, amam seus times e torcem o tempo
todo..entretanto quando existe o advento da copa do mundo eles se unem em torno
de um idéia comum a todos...... não tem nada a ver com patriotismo...só
circunstancial.... Patriotismo é outra coisa tem a ver com a luta por ideal
comum, por melhores condições para todos , tem a ver com não deixar que os
governos sejam corruptos, lutar por direitos ...coisas que o tipo de
colonização que tivemos não facilitou muito......
vejamos os argentinos que
detestamos tanto no terreno futebolístico.... são árduos e ferrenhos lutadores
pelo bem comum, e podemos chamá-los de verdadeiros patriotas..... mas deixa pra
lá tenha em mente que o patriotismo surge da necessidade;.... e como por aqui as
coisas nunca são muito sérias mesmo.... patriotismo esta passando longe..... só
volta o patriotismo quando voltar a ditadura......
Faço uma pergunta em cima dessa:
Por que nós só lotamos estádios e enchemos as ruas por causa do futebol ou
artistas e não vamos á rua protestar e colocar para fora esses bando de
corruptos? Falta de cultura e de ideais sociais. Por que patriotismo só com
futebol? Pela mesma razão, afinal é mais divertido o esporte, o carnaval, os
concertos de rua . . .
O povo é como o touro, não sabe
a forca que tem. Ser patriota com o futebol é estupidez, eles quando estiveram
aqui na Alemanha p/ a Copa do Mundo, só queriam estar nas melhores discotecas e
pegar as gringas. Dormir, treinar e futebol, nada!
símbolos,hinos,bandeiras
institucionalizados em todos os níveis da educação e da cultura,mas por onde
anda o amor verdadeiro pela pátria que se nasce?Vamos
lá então grande massa vamos torcer pelo BRASIL
ESTUDO DE PALAVRAS E
EXPRESSÔES
PESQUISE NO DICIONÁRIO O SIGNIFICADO DAS PALAVRAS
EM NEGRITO:
As margens
plácidas do Rio Ipiranga ouviram o brado
retumbante brilhou em raios fúlgidos se conseguimos conquistar o penhor dessa
igualdade um raio vívido impávido colosso do que a terra mais garrida o lábaro que ostentas se ergues a clava
forte
INTERPRETAÇÃO DO TEXTO: (Para maior facilidade,
tenha o dicionário à mão)
1. Por que as margens plácidas do Ipiranga ouviram o grito retumbante de um povo heróico?
1. Por que as margens plácidas do Ipiranga ouviram o grito retumbante de um povo heróico?
2. Explique porque A liberdade brilhou no céu da
pátria.O “sol da liberdade” a que o autor se refere é:
( ) a liberdade política. ( ) a liberdade econômica.( ) a liberdade intelectual
( ) a liberdade política. ( ) a liberdade econômica.( ) a liberdade intelectual
3. Nossa liberdade foi conseguida
( )
facilmente. ( ) com luta. (
) através de acordos
4. Copie os versos que comprovam a resposta da
questão anterior
5. Os versos “Nossos bosques têm mais vida e nossa
vida no teu seio mais amores” são da autoria do poeta que escreveu “Canção do
Exílio”. Quem é o poeta?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
6. A expressão “Florão da América” significa:
( ) que o Brasil sobressai no mapa da América.
( ) que o Brasil é o maior país da América.
( ) que o Brasil faz parte da América
( ) que o Brasil sobressai no mapa da América.
( ) que o Brasil é o maior país da América.
( ) que o Brasil faz parte da América
7. Copie os versos que mostram que o brasileiro dá
a vida por seu país
________________________________________________________________________________________________________________________________________________
8. A que igualdade o autor se refere? 9
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
9. Por que a expressão “Deitado eternamente em
berço esplêndido”?
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ATIVIDADES LINGÜÍSTICAS* EXPLORAR A LETRA DO HINO NACIONAL
BRASILEIRO, INTERPRETANDO-A E COMPREENDENDO O SEU VERDADEIRO SENTIDO.
METODOLOGIA:
·
DISCUTIR COM OS ALUNOS SOBRE
O QUE É HINO, E EM SEGUIDA O QUE É HINO NACIONAL BRASILEIRO, VERIFICANDO NO
DICIONÁRIO E REGISTRANDO.
·
DEIXAR LIVRE PARA A
COMPOSIÇÃO DE UM HINO SOBRE QUALQUER TEMA ( AMIZADE, SAUDADE, TURMA...)
·
QUESTIONAR OS ALUNOS SOBRE A COMPREENSÃO DA
LETRA DO HINO, PROPONDO UM TRABALHO COLETIVO DE “TRADUÇÃO” E ENTENDIMENTO DO
HINO NACIONAL BRASILEIRO.
·
APRESENTAR A LETRA DO HINO COM ALGUMAS
LACUNAS, EM QUE OS ALUNOS DEVERÃO PREENCHÊ-LAS COM SINÔNIMOS
ENCONTRADOS NO DICIONÁRIO, SEM MODIFICAR O SENTIDO ORIGINAL DO HINO.
·
CANTAR O HINO NACIONAL BRASILEIRO IDENTIFICANDO
OS POSSÍVEIS ERROS CANTADOS PELOS BRASILEIROS QUE NÃO CONHECEM A LETRA .E FAZER
UM ESTUDO GRAMATICAL,
DE ACORDO COM A SÉRIE, EM FORMA DE REVISÃO.
·
FORMAR GRUPOS PARA QUE OS ALUNOS POSSAM
EXPRESSAR SEUS CONHECIMENTOS E SENTIMENTOS COM RELAÇÃO AO HINO DE SUA PÁTRIA,
PERMITINDO QUE REPRESENTEM CADA ESTROFE COM DESENHOS OU COM RECORTE E COLAGEM;
QUE CRIEM HISTÓRIAS EM QUADRINHOS RELACIONADAS AO HINO; QUE ELABOREM DICAS OU
CHARGES PARA CONSCIENTIZAR OS CIDADÃOS DA FORMA CORRETA DE SE CANTAR O HINO E A
POSTURA QUE DEVEMOS TER.
·
PARA CONCLUSÃO DO TRABALHO SERÃO EXPOSTAS
TODAS AS ATIVIDADES REALIZADAS PELOS ALUNOS .
HINO NACIONAL BRASILEIRO
Usando
sinônimos
Ouviram do
Ipiranga as margens _______________De um povo heróico o
________________________,
E o sol
da liberdade, em raios __________________,Brilhou no céu da pátria nesse
instante.
Se o
__________________ dessa igualdade Conseguimos
conquistar com braço forte,
Em teu
_____________, ó liberdade,Desafia o nosso peito a própria morte!
Ó Pátria
amada,________________,Salve! Salve!
Brasil,
de um sonho intenso, um raio _______________De amor e esperança a terra desce,
Se em teu
formoso céu, risonho e ______________,A imagem do
_______________________________,
Gigante
pela própria natureza,És belo, és forte, ____________________________,E teu
futuro__________________ essa grandeza.
Terra
adorada,Entre outras mil,És tu, Brasil,Ó Pátria amada,Dos filhos deste solo és
mãe __________________,
Pátria
amada,Brasil! Deitado eternamente em berço ________________,Ao som do mar e à
luz do céu profundo,
_____________,
ó Brasil, ____________ da América.Iluminado ao sol do _____________________!Do
que é terra mais ____________________Teus risonhos, lindos campos têm mais
flores,“Nossos bosques têm mais vida”,“Nossa vida”, no teu seio “mais amores”,
Ó Pátria
amada,__________________________,Salve! Salve! Brasil de amor eterno seja
símbolo
O
____________ que _______________ estrelado,E diga o _________________ desta
______________ Paz no
futuro e glória no passado. Mas, se ergues da justiça a _____________
forte,Verás que um filho teu não foge à luta,
Nem teme,
quem te adora a própria morte!
Terra
adorada,Entre outras mil,És tu, Brasil,Ó Pátria amada,Dos filhos deste solo és
mãe gentil,
Pátria
amada,Brasil!
Bandeira de Cortês:
Branco
: A Paz
As estrelas :
Os limites dos municípios
A corrente:
A união dos filhos de Cortês
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