ESTUDANDO
AVALIAÇÃO
O que é
avaliação?
O
processo de avaliação está relacionado à produção de informações sobre
determinada realidade e é algo que está bastante presente no cotidiano escolar:
tradicionalmente, os professores aferem o aprendizado dos seus alunos através
de diversos instrumentos (observações, registros, provas etc.) e indicam, a
partir daí, o que precisa ser feito para que eles tenham condições de avançar
no sistema escolar.
O que é
avaliação em larga escala?
Nas
últimas décadas, paralelo às avaliações tradicionais, outro procedimento de
avaliação educacional tem ganhado espaço: são as avaliações externas,
geralmente em larga escala, que têm objetivos e procedimentos diferenciados das
avaliações realizadas pelos professores nas salas de aula.
Entre esses objetivos, podemos destacar a
certificação, o credenciamento, o diagnóstico e a rendição de contas. Essas
avaliações são, em geral, organizadas a partir de um sistema de avaliação
cognitiva dos alunos e são aplicadas de forma padronizada para um grande número
de pessoas, entre os quais estão alunos, professores, diretores, coordenadores.
Avaliação
Diagnóstica
O
que é? O conceito de avaliação diagnóstica não recebe uma definição uniforme de
todos os especialistas. No entanto pode-se, de maneira geral, entendê-la como
uma ação avaliativa realizada no início de um processo de aprendizagem, que tem
a função de obter informações sobre os conhecimentos, aptidões e competências
dos estudantes com vista à organização dos processos de ensino e aprendizagem
de acordo com as situações identificadas.
Quais
são seus objetivos?Fundamentalmente identificar as características de
aprendizagem do aluno com a finalidade de escolher o tipo de trabalho mais
adequado a tais características. Ou seja, a avaliação diagnóstica coloca em
evidência os aspectos fortes e fracos de cada aluno, sendo capaz de precisar o
ponto adequado de entrada em uma seqüência da aprendizagem, o que permite a
partir daí determinar o modo de ensino mais adequado.
Com
esse tipo de avaliação previne-se a detecção tardia das dificuldades de
aprendizagem dos alunos ao mesmo tempo em que se busca conhecer,
principalmente, as aptidões, os interesses e as capacidades e competências
enquanto pré-requisitos para futuras ações pedagógicas.
Quais
as suas características?Uma das mais importantes características da avaliação
diagnóstica é o seu aspecto preventivo, já que ao conhecer as dificuldades dos
alunos no início do processo educativo, é possível prever suas reais
necessidades e trabalhar em prol de seu atendimento. Uma outra característica
refere-se a possibilidade que a avaliação diagnóstica tem de determinar as
causas das dificuldades de aprendizagens persistentes em alguns alunos.
Para
que servem os seus resultados?As informações obtidas podem auxiliar as redes de
ensino bem como as unidades escolares, a planejar intervenções iniciais,
propondo procedimentos que levem os alunos a atingir novos patamares de
conhecimento. Ou seja, seus resultados servem para explorar, identificar, adaptar
e predizer acerca das competências e aprendizagens dos alunos.
Avaliação
Interna
O que é?
É a avaliação realizada pelo professor
que acontece em sala de aula e corresponde à verificação da aprendizagem dos
alunos. Nessa modalidade, explicitam-se os resultados do processo de ensino e
aprendizagem. A avaliação interna acontece intencional e sistematicamente e o
professor pode recorrer a diferentes instrumentos avaliativos.
Quais
são seus objetivos?
A
avaliação interna permite ao professor verificar como o processo de ensino e
aprendizagem tem ocorrido na sala de aula, fornecendo informações específicas
que refletem o seu próprio trabalho e a realidade dos seus alunos.
Quais
são as suas características?O universo da avaliação interna é a sala de aula. Ao
aplicar essa avaliação, o professor busca resultados de seu próprio trabalho
bem como do desempenho dos alunos. O modo como a avaliação interna se realiza é
múltiplo, pois sua aplicação se realiza por diferentes formas – provas abertas
ou objetivas, observação e registro, autoavaliação etc.
Para
que servem os seus resultados?
Os
resultados das avaliações internas fornecem informações importantes para os
professores no intuito de avançar em suas práticas pedagógicas ou retomar
alguma etapa a fim de vencer as dificuldades nela apresentadas pelos alunos.
Além disso, a avaliação interna identifica o desempenho de cada aluno e
possibilita o planejamento e a discussão de ações específicas para cada caso.
Avaliação
Externa
O que é?
Também
chamada de avaliação em larga escala, a avaliação externa é um dos principais
instrumentos para a elaboração de políticas públicas dos sistemas de ensino e
redirecionamento das metas das unidades escolares. Seu foco é o desempenho da
escola e o seu resultado é uma medida de proficiência que possibilita aos
gestores a implementação de políticas públicas, e às unidades escolares um
retrato de seu desempenho.
A
primeira iniciativa brasileira de avaliação em larga escala foi o Sistema
Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) que se desenvolveu a partir de
1990 e foi aplicado inicialmente em 1995. Atualmente os Estados têm procurado
desenvolver seus próprios sistemas de avaliação estabelecendo metas e
diretrizes específicas às suas realidades.
Quais
são seus objetivos?
As
avaliações em larga escala buscam assegurar a qualidade da Educação,
fortalecendo o direito a uma educação de qualidade a todos os alunos. Os
resultados dos testes aplicados apontam para a realidade de ensino, oferecendo
um panorama do desempenho educacional.
Quais
são as suas características?
As
avaliações em larga escala podem ser censitárias ou amostrais. Essa modalidade
avalia as redes ou os sistemas de ensino, indo além da sala de aula. Por isso,
ela requer metodologia e instrumentos específicos de análise que possibilitem a
manutenção da comparabilidade e confiabilidade dos resultados.
Para
efetivar a comparabilidade, os testes são construídos de forma padronizada e
seus resultados são alocados em uma escala de proficiência que varia de zero a
500 com intervalos de 25 a 25 pontos. Os intervalos indicam a consolidação de
competências e habilidades ao longo do processo de ensino e aprendizagem.
Para
que servem os seus resultados?
Os
resultados da avaliação em larga escala fornecem subsídios para a tomada de
decisões destinadas a melhorias no sistema de ensino e nas escolas. Eles também
permitem acompanhar o desenvolvimento das redes e sistemas de ensino, ao longo
das diferentes edições dos testes em larga escala, mediante a comparação dos
resultados. Com os resultados das avaliações em larga escala é possível
construir indicadores nacionais, como, por exemplo, o IDEB (Índice de
Desenvolvimento da Educação Básica), bem como a distribuição do percentual de
alunos em cada nível da escala de proficiência.
Avaliação
Formativa
O
que é?
Também
chamada de avaliação para as aprendizagens, a avaliação formativa tem seu foco
no processo ensino-aprendizagem. Alguns teóricos chegam a nomear essa
modalidade com o nome de avaliação formativa diagnóstica. A avaliação formativa
não tem finalidade probatória e está incorporada no ato de ensinar, integrada
na ação de formação. Alguns autores consideram que a avaliação formativa
englobe as outras modalidades de avaliação já que ela se dá durante o processo
educacional. Seu caráter é especificamente pedagógico.
Quais
são seus objetivos?
A
avaliação formativa pretende melhorar o processo de ensino-aprendizagem
mediante o uso de informações levantadas por meio da ação avaliativa.
Semelhantemente à avaliação diagnóstica, a avaliação formativa busca detectar
dificuldades suscetíveis de aparecer durante a aprendizagem a fim de
corrigi-las rapidamente. Todavia, seu foco está no processo de
ensino-aprendizagem.
Através
dessa modalidade de avaliação, informações sobre o desenvolvimento do aluno são
fornecidas ao professor, permitindo que a prática docente se ajuste às
necessidades discentes durante o processo.Quais são as suas características?
Uma
das mais importantes características da avaliação formativa é a capacidade em gerar,
com rapidez, informações úteis sobre etapas vencidas e dificuldades
encontradas, estabelecendo um feedback contínuo sobre o andamento do processo
de ensino e aprendizagem.
Com
esse tipo de avaliação é possível ter os subsídios para a busca de informações
para solução de problemas e dificuldades surgidas durante o trabalho com o
aluno. Na avaliação formativa, os fatores endógenos, ou seja, os fatores
internos à situação educacional são levados em conta para proceder à avaliação.
Por acontecer durante o processo de ensino e aprendizagem, a avaliação
formativa se caracteriza por possibilitar a proximidade, o conhecimento mútuo e
o diálogo entre professor e aluno.
Para
que servem os seus resultados?
Os
resultados da avaliação formativa servirão de base para identificar como o
processo de aprendizagem tem acontecido. As informações que essa avaliação
revela permitem o planejamento, o ajuste, o redirecionamento das práticas
pedagógicas no intuito de aprimorar as aprendizagens dos alunos. Ou seja, seus resultados
servem para apoiar, compreender, reforçar, facilitar, harmonizar as
competências e aprendizagens dos alunos.
Avaliação
Somativa
O que é?
É
uma modalidade avaliativa pontual que ocorre ao fim de um processo educacional
(ano, semestre, bimestre, ciclo, curso etc.). Atém-se à determinação do grau de
domínio de alguns objetivos pré-estabelecidos propondo-se a realizar um balanço
somatório de uma ou várias seqüências de um trabalho de formação. É também
chamada de avaliação das aprendizagens.
Quais
são seus objetivos?
A
avaliação somativa está preocupada com os resultados das aprendizagens. Ela
pretende, assim, fazer um balanço somatório de uma ou várias sequências do
trabalho de formação. Essa modalidade avaliativa sintetiza as aprendizagens dos
alunos tendo por base critérios gerais.
Quais
são as suas características?
Sua
principal característica é a capacidade de além de informar, situar e
classificar o avaliado, tendo a perspectiva de conclusão em evidência, pois
acontece no final de um processo educacional.
Para
que servem os seus resultados?
A
avaliação somativa fornece informações sintetizadas que se destinam ao registro
e à publicação do que parece ter sido assimilado pelos alunos. Ou seja, seus
resultados servem para verificar, classificar, situar, informar e certificar.
Fonte: www.portalavaliacao.caedufjf
Nenhum comentário:
Postar um comentário