Powered By Blogger

sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Informes


                                                                   INFORMES
No mês de novembro ,toda rede de ensino estará participando da Avaliação saepe.(Sistema de Avaliação da Educação Básica de Pernambuco ).O SAEPE foi realizado pela primeira vez em 2000. Em 2005 foi novamente realizado, no entanto, seus resultados somente foram consolidados e divulgados em 2007. A partir de 2008, passou a ser realizado anualmente.

 É importante ressaltar que, a partir de 2005, o SAEPE passou a utilizar o método de “resposta ao item” e a escala do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB – Inep/MEC), permitindo assim que as notas de desempenho das escolas e Gerências Regionais de Educação – GREs - sejam comparáveis entre si e ao longo do tempo. Os principais objetivos do SAEPE são:

Produzir informações sobre o grau de domínio dos estudantes nas habilidades e competências consideradas essenciais em cada período de escolaridade avaliado. Estes são pré-requisitos indispensáveis não apenas para a continuidade dos estudos, mas para a vida em sociedade.

Monitorar o desempenho dos estudantes ao longo do tempo, como forma de avaliar continuamente o projeto pedagógico de cada escola, possibilitando a  implementação de medidas corretivas, quando necessário.

Contribuir diretamente para a adaptação das práticas de ensino às necessidades dos alunos, diagnosticadas por meio dos instrumentos de avaliação. Associar os resultados da avaliação às políticas de incentivo com a intenção de reduzir as desigualdades e elevar o grau de eficácia da escola. 

Compor, em conjunto com as taxas de aprovação verificadas pelo Censo Escolar, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica de Pernambuco – IDEPE.

Este ano é o ano das avaliações do SAEPE  e SAEB. O SAEB  é composto pelas avaliações   ANEB, ANRESC e ANA . Um dos fatores primordiais para a realização das avaliações é a participação das turmas que serão avaliadas. Portanto, se faz necessário conscientizar os alunos  das turmas  de 3º ano ,5º ano e 9º ano .

O que é? A Anresc (Avaliação Nacional do Rendimento Escolar), mais conhecida como Prova Brasil, faz parte do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). O exame é aplicado a cada dois anos, e seus resultados são utilizados para compor o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), usado desenvolver e implementar políticas públicas nessa área.Qual é o objetivo? 
A Prova Brasil é uma avaliação externa em larga escola e de caráter censitário, ou seja, é um exame aplicado em todas as escolas do país. O objetivo dela não é, então, avaliar cada aluno, mas avaliar todo o sistema, o que inclui escolas e redes municipais e estaduais de Educação.
Aneb (Avaliação Nacional da Educação Básica).O Aneb é uma prova de caráter amostral aplicada aos alunos do 5º e 9º ano do Ensino Fundamental e do 3º ano do Ensino Médio de escolas públicas e privadas localizadas em zonas urbanas e rurais.


APLICAÇÃO DA ANA : Serão aplicadas provas com itens objetivos e abertos a alunos do 3º ano do Ensino Fundamental da rede pública de ensino regular e a uma amostra de escolas com turmas multisseriadas, conforme informado ao Censo Escolar 2013.

Metade da turma responderá a prova de Matemática e a outra metade responderá a prova de Língua Portuguesa simultaneamente e toda a turma responderá aos itens de escrita após a aplicação dos itens de múltipla escolha. Um breve intervalo deve ser dado entre as duas avaliações.

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi criado pelo MEC para medir a qualidade no ciclo básico de ensino. Ele é feito a cada dois anos e já tem quatro edições (2005, 2007, 2009 e 2011).

Para chegar ao índice, o MEC calcula a relação entre rendimento escolar (taxas de aprovação, reprovação e abandono) e desempenho na Prova Brasil aplicada para crianças do 5º e 9º ano do fundamental e do 3º ano do ensino médio.
fonte: Manual 

Nenhum comentário:

Postar um comentário