Powered By Blogger

segunda-feira, 20 de abril de 2015

O que é a Prova Brasil

O que é a Prova Brasil

A Prova Brasil é uma avaliação censitária das escolas públicas das redes municipais, estaduais e federal, com o objetivo de avaliar a qualidade do ensino. Participam desta avaliação as escolas que possuem, no mínimo, 20 alunos matriculados nas séries/anos avaliados, sendo os resultados disponibilizados por escola e por ente federativo.

Quem faz a prova?

  • Alunos do 5º ano (antiga 4ª série) do Ensino Fundamental de escolas públicas urbanas e rurais
  • Alunos do 9º ano (antiga 8ª série) do Ensino Fundamental de escolas públicas urbanas e rurais
Como o objetivo da prova é avaliar os sistemas de educação (município, estado, país) não há necessidade de todas as escolas serem avaliadas. Por uma questão de logística e custos, nas diferentes edições da Prova Brasil algumas escolas e seus alunos não participaram. Além disso, a participação não é obrigatória.
Participam as escolas urbanas e rurais que possuam pelo menos 20 alunos nas séries avaliadas.  Escolas com até 10 alunos nas séries avaliadas podem pleitear a realização da Prova Brasil. Muitas aderem para terem o resultado do Ideb, já que a nota da Prova Brasil é um dos componentes do índice. 

E as escolas particulares?

Elas não constituem uma rede de ensino, como ocorre nas rede públicas municipais, estaduais e federal. Assim, não atendem ao objetivo da Prova Brasil.
As escolas privadas participam do SAEB, que utiliza o mesmo teste que a Prova Brasil, porém é aplicado em algumas escolas privadas, compondo uma amostragem cujos resultados são apresentados por estado e para o país. A escolha é feita por sorteio. 

Como vejo as notas individuais dos alunos?

Não há essa possibilidade! A Prova Brasil, apesar de ser aplicada para todos os alunos que se enquadrem nos critérios definidos pelo Inep, não divulga notas individuais. Seu principal objetivo é avaliar as redes de ensino.

Qual a diferença entre teste e prova?

Não há uma definição consensual para os termos. Porém, no cotidiano escolar prova está associado a uma avaliação que será utilizada para definir o desempenho do aluno em relação a uma meta (que pode ser uma nota). Teste está associado a uma avaliação cujo objetivo é medir determinado aspecto. Geralmente os resultados dos testes são apresentados numa escala. Neste sentido a Prova Brasil é um teste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário