SECRETARIA DE EDUCAÇÃO CULTURA
E DESPORTO
PRAÇA 29 DE DEZEMBRO, Nº 57
DEPARTAMENTO PEDAGÓGICO
Secretário de Educação : Antonino Matias Gomes do Nascimento
Coordenadora Pedagógica :
Valdinere Alves dos Santos
Cortês,2012
SECRETARIA DE
EDUCAÇÃO CULTURA E
DESPORTO
PRAÇA 29 DE DEZEMBRO
Nº 57
SUMÁRIO
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Introdução
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Justificativa
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Objetivo Geral
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Objetivos
Específicos
·
Metodologia
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Público- Alvo
·
Culminância
·
Referências
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Anexos
“Uma prática de leitura que não desperte nem
cultive o desejo de ler, não é uma prática pedagógica.” ( AD )
Cortês ,2012
Projeto Viajando Pelo
Mundo da Literatura Infanto Juvenil
·
Elaboração do Projeto : Valdinere Alves
·
Colaboração: Equipe Técnica
·
Apoio principal para a
realização do projeto: Professores/diretores/coordenadores/alunos
EQUIPE TÉCNICA DA SECRETARIA:
·
Secretário
de Educação : Antonino Matias Gomes do Nascimento
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Secretária adjunta: Iranilza Oliveira Carvalho
·
Diretora de
Administração: Luciana Alves/Grinaura Santos
·
Diretora
de Ensino : Valdinere Alves dos Santos
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Coordenadora
do SE LIGA : Maria Auxicleide
·
Coordenadora
do Alfabetizar: Ione Barbosa
·
Coordenadora
da Educação Infantil: Neila Flávia
·
Coordenadora
da Escola Ativa : Silvaneide Freitas
/Gerlane Santos
·
Coordenador
de Eventos : José Arlindo de Araújo
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Coordenadora
do EJA : Maria Jovenita
·
Coordenadora
do PAR: Raquel de Lima Valdivino
Escolas
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Diretores
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Coordenadores
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Andrea Aguiar C.Leão
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Neide Costa e Telma
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Rosineide,Jaelsom ,Rosemere
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Senador Antônio Farias
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Jaidê
e Madeleide
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EdileneRegina
|
Padre Antônio Borges
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Fátima e Auxicleide
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Diana Carla
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Mário Domingues
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SueliBorba
|
Yane
Chagas
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Santa Teresinha
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Rosenilda Souza
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Vilma
Maria
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Francisca Rocha
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Gilda Lima
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Elis
Virgínia
|
Antônio Emídio
|
Lucineide Souza
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Emanoela Cândido
|
Carlos de Lima
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Regina Célia
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Valdênia Cláudia
|
Creche Sonho de Criança
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Maria
Lira
|
Elaine Maria
|
Creche Anny Karoline
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Lucivânia
Alves
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Marta Barbosa
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Escolas Campesinas
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Silvaneide
Freitas
|
Gerlane
Maria e Niédja Santos
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Escola Santo Antônio
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Márcia Belarmino
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Emersom
José
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EQUIPE DE COORDENADORES DA
SECRETARIA
Cortês,2012
OS
CONTOS DE FADAS
Os contos de fadas são uma variação do conto
popular ou fábula. A fada é uma forma de representação que segundo o
significado da sua própria etimologia da palavra, do destino do homem brota a
concepção mais doce e mais trágica, íntima e universal
da vida humana.
Características dos
contos de fada.
Podem contar ou não com
a presença de fadas, mas fazem uso de magia e encantamentos;Seu núcleo
problemático é existencial (o herói ou a heroína buscam a realização
pessoal);Os obstáculos ou provas constituem-se num verdadeiro ritual de
iniciação para o herói ou heroína;Sua origem é celta.
É importante trabalhar o conto de fada
com as crianças pois desenvolvem o seu
cognitivo. Possibilita a ela o desenvolvimento de sua personalidade, pois
tratam vários problemas de forma prazerosa e aceitável. A esperança, o sonhar e
nos mostram que sempre há esperança para os finais felizes nos contos de fada a
criança se depara com todos os tipos de sentimentos humano
1ª Regra de Criação de Contos de Fada:
Todo conto de fada deve conter as frases "Era
uma vez..." e "...viveram felizes para
sempre". Não necessariamente nessa ordem.
2ª Regra de Criação de Contos de Fada:
Todo conto de fada deve conter aleatoriamente no mínimo 4 dos seguintes itens
(sendo que 1 personagem deve ser órfão) 1 Princesa, 1 Príncipe, 1 Sapo, 1 Bruxa, 1 Fada
Madrinha, 1 Palácio, 1 Anão, 1 Rei, 1 Rainha, 1 Varinha
deCondão,1 Festa ou Baile,1 Lâmpada
Mágica ou Abóbora, 1 Duende ou Gnomo ou Hobbit, 1 Unicórnio, 1 Centauro, 1 Floresta, 1 Lenhador, 1 Cavalo, 1 Poção
Mágica ou Feitiço. Não necessariamente nessa ordem.
3ª Regra de Criação de Contos de Fada:
Todo conto de fada deve ter uma Moral
da História, que consistirá em uma pequena frase sem impacto que contará o
que conta o conto que foi recém-contado.
Ou seja, a moral da
história é que ela é parte mais imoral da invenção, porque depois de contar uma
baita mentira que é um conto de fada, se o autor ou
contador de conto de fada resolver incluir no final a moral da história, é
porquê realmente têm muita cara de pau e não têm vergonha nem senso moral
nenhum, e portanto está legalmente autorizado a inventar contos de fadas e
incluir nestes uma moral da história.Não necessariamente nessa ordem.Pronto!
Seguindo essas três regras, praticamente na ordem fornecida, você conseguirá
criar um bem mentiroso conto de fada que vai divertir e imbecilizar muita
gente!
Cortês,2012
CONTOS
A bela Adormecida
Alice no país das Maravilhas
João e o Pé de Feijão
O soldadinho de Chumbo
O Patinho Feio
O pequeno Polegar
A Galinha dos ovos de ouro
A Moura Torta
Personagens da Bela e a Fera
PROGRAMAÇÃO DAS ESCOLAS
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Nº
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CONTOS
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ESCOLAS
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01
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A FORMIGA E A NEVE
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CARLOS DE
LIMA CAVALCANTE
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02
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JOÃO E
MARIA
|
FRANCISCA ROCHA
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04
|
CHAPEUZINHO VERMELHO
|
MÁRIO DOMINGUES
|
05
|
A BELA ADORMECIDA
|
ESCOLAS CAMPESINAS
|
06
|
CINDERELA
|
SANTA TERESINHA
|
07
|
O PATINHO FEIO
|
ANTÔNIO EMÍDIO
|
08
|
OS TRÊS PORQUINHOS
|
PADRE ANTÔNIO BORGES
|
09
|
PINÓQUIO
|
EJA
|
10
|
JOÃO E O PÉ
DE FEIJÃO
|
CRECHE ANNY KAROLYNE
|
11
|
O GATO DE BOTAS
|
SENADOR ANTÔNIO
FARIAS
|
12
|
O SÍTIO DO PICA
PAU AMARELO
|
SANTO ANTÔNIO
|
13
|
BRANCA DE
NEVE E OS SETE ANÕES
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ESCOLA PINGO
DE GENTE
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14
|
RAPUNZEL
|
ESCOLA LÁPIS
DE COR
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15
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A GALINHA DOS OVOS DE
OURO
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PETI
|
16
|
O PEQUENO POLEGAR
|
SE LIGA
|
Introdução
O conto é um veículo de narrativas que também utiliza a comunicação visual
num registro histórico e dinâmico da realidade, atendendo às diferentes
necessidades do homem quanto a sua sintonia com o mundo. Assim, constituiu-se
num importante recurso pedagógico de registro das transformações realizadas
pelo homem, que faz a história através do tempo, desenvolvendo sua consciência
crítica. Sendo assim, se é necessário fundamentar a presença do conto na
escola, considerar a natureza, interdisciplinar e complementar com diferentes
dinâmicas a sua importância cultural, social, histórica e artística
Justificativa
Normalmente os contos são muito atraentes para crianças de todas as
idades e o trabalho com esse tipo de gênero possibilita o desenvolvimento de
várias habilidades e conteúdos, promovendo o interesse pela leitura, desenvolvendo
a imaginação, a criatividade e a linguagem. Tendo em vista a necessidade em desenvolver
o hábito de leitura tanto para alunos
quanto profissionais da educação, atender as exigências e as funções da escrita e da fala no seu cotidiano, faz-se retornar a leitura
como ponto de partida para o desenvolvimento intelectual, social e cultural,
apresentando de forma criativa e prazerosa diversos livros englobando literatura infantil e juvenil.
Objetivos Gerais:
·
Estimular o prazer pela leitura, considerando a
interdisciplinaridade e a atuação de toda a escola nesse processo;
·
Trabalhar com gêneros literários diversos,
possibilitando ao alunado a aquisição de competências leitoras;
Objetivos Específicos
v Assistir a exibição de DVD e vídeos de histórias e contos de diversos
gêneros;
v Confeccionar livretos com histórias trabalhadas;
v Despertar interesse prazeroso pela leitura;
v Desenvolver a expressão verbal , corporal , imaginação e o raciocínio
v Escrever , reescrever , interpretar histórias lidas.
v Escrever listas com os nomes das histórias e/ou nomes de personagens
das histórias lidas;
v Ilustrar (com desenhos) histórias lidas;
v Levar o aluno a conhecer vários contos que falem de: amor, problemas
sociais, ética, família e outros;
v Participar de rodas de leitura envolvendo conto e reconto (oral);
v Reconhecer os elementos construtivos característicos do conto.
v Utilizar a técnica de dramatizar e fazer recontos;
v Vivenciar situações de leitura compartilhada e uso do cantinho de
leitura da classe;
Temas Transversais :
Ética: Diálogo,
respeito mútuo, responsabilidade, cooperação, organização, solidariedade.
Trabalho coletivo, compartilhar descobertas.
Pluralidade Cultural: Educação – Diferentes formas de transmissão de
Pluralidade Cultural: Educação – Diferentes formas de transmissão de
conhecimento: práticas educativas e educadores nas
diferentes culturas;
Cidadania: Direitos
e deveres individuais e coletivos.
Literatura e tradição: línguas, dialetos, variantes e variação linguística
Literatura e tradição: línguas, dialetos, variantes e variação linguística
Componentes Curriculares
: Língua Portuguesa e Arte
Conteúdos:
v Leitura oral e silenciosa de diferentes gêneros textuais e interpretação
v Rescrita de texto e Produção escrita;
v Reflexão de elementos da língua escrita (textos); Estudo do vocabulário;
v Sequência lógica: Início, meio e fim;
v Coerência e coesão textual; Pontuação
Ações Necessárias:
•
Levantamento do acervo bibliográfico da escola;
•
Seleção de literaturas infantil e infanto juvenil;
•
Criação dos cantinhos ou varais de leitura nas
salas de aula;
•
Criação das caixas ou baús da leitura
Metodologias:
v Apresentação do projeto aos professores para articulação de ideias e
ações;
v A socialização das atividades produzidas irão ser
apresentadas em praça pública, onde estaremos pondo em vidência a oralidade
como forma de incentivo e expressividade.
v Durante a execução do projeto, poderão ser trabalhados vários contos .
Nas turmas de Educação Infantil e turmas que não sabem ler, os professores
poderão fazer a leitura dos contos e explorar
fazendo ilustrações e outras atividades.
v Além das apresentações em palco, cada escola apresentará
seu stand de
acordo com o
que foi trabalhado durante
os dias propostos
pelo projeto.
v O uso de textos do gênero Contos de Fada, para atingir a produção de
outros textos coesos e coerentes.
v Pesquisa e leitura de histórias na internet;
v Exibição de DVD e vídeos de histórias e contos de diversos gêneros;
v Atividades de montagem de histórias ou trechos de histórias trabalhadas
(fatiados);
v Contação de histórias usando fantoches;
v Escrita e reescrita de histórias;
v Ilustrações (com desenhos) de histórias lidas;
v Dramatizações de histórias e contos trabalhados com os alunos;
v Criação de livretos com histórias produzidas pelos alunos;
Recursos utilizados:
v Portadores textuais de diversos gêneros da literatura infantil e
infanto-juvenil; fantoches; palanquinho ; aparelho de TV e DVD;
v Aparelhos de som, mídias de CD e DVD; caixas de leitura; cartolina,
papel metro, cola, hidrocor, lápis de cor; tinta guache; papel ofício; textos
impressos, etc
v Serviços de som ,Palco ,Stands ,Materiais didático ,Filmagem
v Fotos
v Cenários
v Painéis
v Pintura
v Dramatização dos contos
v Livretos de contos
v Fantoches
v Maquetes
Público alvo:
Professores , alunos ,
comunidade escolar e comunidade externa
Duração
do projeto: 19 de abril
a 30 de maio
Culminância
do projeto: Dia 31 de
maio
Local de Apresentação :
Bibliografia :
Ø CASHDAN, Sheldon. 'Os 7 pecados capitais nos contos de
fadas: como os contos de fadas influenciam nossas vidas'. Rio de
Janeiro: Campus, 2000.
Ø COELHO, Nelly Novaes. 'O Conto de Fadas'. São
Paulo: Ática, 1987.
Ø FRANZ, Marie-Louise von. 'O feminino nos contos de fadas'.
Ø Petrópolis,RJ: Vozes, 1995.
GELDER, Dora Van. 'O mundo real das fadas'. São Paulo: Pensamento, 1986.
Ø GRAVES, Robert. 'A Deusa Branca: uma gramática histórica
do mito poético'. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003.
Ø MEREGE, Ana Lúcia. 'Os contos de fadas: origens história
e permanência no mundo moderno'. São Paulo, SP: Claridade, 2010.
Ø PROPP, Vladimir I.. 'Morfologia do conto maravilhoso'.
Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1984.
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