MENSAGEM INÍCIO DO ANO LETIVO
Neste início do ano letivo queremos
consagrar a Deus, autor da vida, a nossa vocação.
Queremos pedir que estejamos motivados
e entusiasmados, cientes do sublime papel de ajudar o nosso alunado a entender que vale a pena aprender sempre.
Que neste novo ano, Senhor, os alunos
estejam mais receptivos. Que nas salas de aula, o Teu espírito esteja presente,
tocando no coração de todos nós, sem distinção e, que a carência, que vem de
famílias ausentes seja amenizada nestes espaços de luz. Que, neste novo ano, cada
funcionário se regozije de sua missão.
Que ninguém se sinta diminuído e, que
o respeito seja o guia de cada relação. Que, em nossas escolas, um clima de
harmonia possa reinar. Que cada canto e recanto seja abençoado.
Que sejamos todos acolhedores e nos
sintamos todos acolhidos por estarmos juntos, aqui. Que os pais possam estar
mais presentes.
Que se lembrem de que são os primeiros
educadores e que não podem delegar à escola o seu papel de condutores de toda a
vida. Que os pais se amem. Que a violência não encontre guarida na casa dos
nossos alunos.
Que a serenidade vença a agressividade
.Senhor, abençoa este novo ano letivo!
Renova nossa disposição de viver a vida a serviço de uma grande causa,
da causa do otimismo, do apoio, da solidariedade com aqueles que nos rodeiam.
E
que o teu amor senhor esse sentimento divino que sintetiza tua essência, nossa
essência, seja a razão de estarmos aqui.
Que não esqueçamos as palavras que
nortearão esta gestão como afirmou nossa secretária Maria Eterilda em sua primeira
fala com gestores e coordenadores, que a sua premissa de trabalho é o DIÁLOGO
e o RESPEITO.
Desejamos
um ótimo ano letivo. Deus abençoe a todos.
Premissa significa a proposição, o conteúdo, às informações
essenciais que servem de base para um raciocínio, para um estudo que levará a
uma conclusão.
Adaptado
Valdinere
Alves dos Santos
O Programa de Alfabetização Circuito Campeão, do Instituto Ayrton Senna., não
tem uma metodologia rígida a ser
seguida e sim um Fluxo de conteúdos e
uma Matriz de Habilidades e Competências que devem ser trabalhadas, mas a
metodologia e as atividades são criadas pelo professor, ou seja, a criatividade
é toda nossa.
Na
verdade o Programa é um gerenciamento do processo de aprendizagem, no qual a
turma é constantemente avaliada por sistemáticas e também por avaliações
(provas) que o próprio Circuito envia.Um dos objetivos exigidos pelo
programa é a leiturização constante em sala de aula.
As
atividades de leitura devem garantir que a sala de aula seja sempre um lugar
agradável, vivo e dinâmico, onde a criança se sinta bem. Para isso, devemos ter
um bom acervo de livros de literatura em sala de aula. As crianças precisam ter
nos livros fonte de alegria, de descoberta, de sonho , de imaginação e de
estímulo à criatividade.
Alfabetizar
Com Sucesso
O Programa Alfabetizar Com Sucesso,trabalha com as matrizes de
habilidadesobedecendo um Eixo Temático
mensal que muitas vezes não é seguido
por todos os professores .A partir dessa observação, identifica-se a importância de seguir em todas as escolas que atende
de 1º ao 5 º ano os
seguintes temas semanalmente :
MÊS
|
EIXOS TEMÁTICOS MENSAIS
|
Março
|
Vamos brincar de poesia
|
Abril
|
Despertando a Curiosidade através da Leitura
|
Maio
|
Eu ,você e o trabalho
|
Junho
|
Projeto Pernambuco Na Copa
|
Julho
|
Irmão que o coração escolhe
|
Agosto
|
Libere sua imaginação
|
Setembro
|
Convivendo com as diferenças
|
Outubro
|
Alimentos bons e saudáveis
|
Novembro
|
Pernambuco e sua história
|
Dezembro
|
Tempo de reflexãoe renovação da esperança
|
FONTE :ALFABETIZAR COM SUCESSO
SUGESTÃO DE ROTEIRO
DE GÊNEROS TEXTUAIS
Mês
|
Tipo de Texto
|
Fevereiro
|
Textos Musicais: Marchas Carnavalescas
|
Março
|
Poemas ,bilhetes, convites ,
cartas.
|
Abril
|
Contos de fada , literatura Infanto
Juvenil
|
Maio
|
Fábulas ,Histórias em Quadrinhos
|
Junho
|
Cartum, Charges
|
Julho
|
Paródia e músicas
|
Agosto
|
Lendas,adivinhações,provérbios,quadrinhas
etc.
|
Setembro
|
Receitas,bula de remédio,lista etc.
|
Outubro
|
Cordel
|
Novembro
|
Propagandas, anúncios e
classificados ,notícia etc.
|
Para que a leitura possa fazer parte do cotidiano
do aluno, bom seria que o professor optasse por trabalhar a cada mês um tipo de
gênero.
A
leitura é uma porta aberta para novas descobertas
SECRETARIA
MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO CULTURA E DESPORTO
PRAÇA 29 DE DEZEMBRO Nº 57
DEPARTAMENTO
PEDAGÓGICO
ROTEIRO DE
FEVEREIRO
DATAS
|
ATIVIDADES
DIAS LETIVOS
: 18 DIAS
|
03
|
8às 13 horas : Formação Continuada
|
04
|
8 às 17 h horas : Reunião Administrativa e
Pedagógica para análise
do Projeto Político Pedagógico
e Regimento Escolar .
Valefrisar que nesta análise vocês irão verificar
o que está em falta no projeto.Já no Regimento farão análise principalmente
das Normas da Escola .O importante é
que tenha a participação de todos envolvidos neste processo educativo.
O Regimento escolar é um documento administrativo
e normativo de uma unidade
escolar que é fundamentado na proposta
pedagógica que estabelece a organização e funcionamento da escola. Por isso
existe normas. E normas devem ser discutidas
e estabelecidas.
|
05
|
O primeiro dia de aula tem um significado
especial para educadores, alunos e pais. Não é apenas mais um ano letivo que
se inicia, mas a oportunidade de rever os amigos, conhecer novos colegas,
compartilhar experiências, resgatar valores e estabelecer regras de boa
convivência.
Acolher bem é essencial para conquistar a
confiança dos pequenos. "Receba os alunos calorosamente, de preferência
fora da sala de aula, no portão de entrada, no pátio ou em alguma área livre.
Converse um pouco comeles convide os pais para conhecer a escola
.
|
17 a 28
|
Vivenciando o Carnavalcom :Educação Na Folia
Culminância : dia 28 de fevereiro às
15 horas nas principais ruas da cidade.
·
Na primeira semana de aulafazer
a escolha dos representes de sala.
|
Datas
Comemorativas de Fevereiro :
·
Dia 09 dia do zelador
·
Dia 14 Dia da Amizade
·
Dia 16 Dia do repórter
·
Dia 27 Dia Nacional do livro didático
Encontrei este texto e achei
muito bom para trabalhar com eles nos primeiros dias, pois fala dos desejos de
um ano de sucesso, de como vencer as barreiras da vida e dai podemos explorar
as regras de convivência, resgatando valores morais. Seguem também
atividades de interpretação. APROVEITEM.
ESTE ANO SERÁ
UM SUCESSO SE...
Este ano será um sucesso se...houver um sorriso de otimismo,um sonho de beleza em seu coração e poesia nas pequenas coisas: na simplicidade da flor,na inocência das crianças, no silêncio interior, na amizade, no momento presente,na oportunidade de ser bom, ser amigo e compreensivo; sensível ao sofrimento alheio, grato ao passado que lhe proporcionou experiências para o futuro.
Este ano será um sucesso se...você for franco sem ferir,tiver fé em si, no próximo e em Deus e, acima de tudo, expressar o que pensa do outrocom uma palavra de carinho, de apoio, de reconhecimento, de bondade e encorajamento.
Este ano será um sucesso se...você souber vencer a preguiça, o orgulho,a indiferença ao sofredor, a tentação da riqueza, da intriga e da inveja,da intolerância ao ignorante, ao que tem ideias diferentes das suas,ao menos inteligente, ao egoísta, ao mesquinho.
Este ano será um sucesso se...você socorrer a quem precisa, aconselhando-o,estendendo-lhe a mão, dando-lhe ajuda no momento certo,economizando bens materiais,esbanjando amor e solidariedade, entendendo a criança e o idoso,o adulto que não teve infância e aquele que não sabe amar.
Este ano será um sucesso se...você der um “bom dia” de coração eenfrentar com esportividade as desventuras, semear a paz e o amor, vibrar com a felicidade alheia, com a beleza do sol acordando o dia, com a gota de orvalho na flor.Este ano será um sucesso se...você valorizar cada vitória e o mundo de oportunidades que se abrirem diante de você e,começar cada dia com Deus!Se você for sensível a tudo isso,então este ano será um sucesso para você e para os que viverem ao seu redor!
Este ano será um sucesso se...houver um sorriso de otimismo,um sonho de beleza em seu coração e poesia nas pequenas coisas: na simplicidade da flor,na inocência das crianças, no silêncio interior, na amizade, no momento presente,na oportunidade de ser bom, ser amigo e compreensivo; sensível ao sofrimento alheio, grato ao passado que lhe proporcionou experiências para o futuro.
Este ano será um sucesso se...você for franco sem ferir,tiver fé em si, no próximo e em Deus e, acima de tudo, expressar o que pensa do outrocom uma palavra de carinho, de apoio, de reconhecimento, de bondade e encorajamento.
Este ano será um sucesso se...você souber vencer a preguiça, o orgulho,a indiferença ao sofredor, a tentação da riqueza, da intriga e da inveja,da intolerância ao ignorante, ao que tem ideias diferentes das suas,ao menos inteligente, ao egoísta, ao mesquinho.
Este ano será um sucesso se...você socorrer a quem precisa, aconselhando-o,estendendo-lhe a mão, dando-lhe ajuda no momento certo,economizando bens materiais,esbanjando amor e solidariedade, entendendo a criança e o idoso,o adulto que não teve infância e aquele que não sabe amar.
Este ano será um sucesso se...você der um “bom dia” de coração eenfrentar com esportividade as desventuras, semear a paz e o amor, vibrar com a felicidade alheia, com a beleza do sol acordando o dia, com a gota de orvalho na flor.Este ano será um sucesso se...você valorizar cada vitória e o mundo de oportunidades que se abrirem diante de você e,começar cada dia com Deus!Se você for sensível a tudo isso,então este ano será um sucesso para você e para os que viverem ao seu redor!
INTERPRETAÇÃO
DO TEXTO
Pense no texto, no
ano que inicia e responda:
1) O que você fará para que seu ano e o das pessoas que o rodeiam no colégio, na família e amigos seja um sucesso?
2) Para você, que atitudes e sentimentos podem fazer com que o ano não seja um sucesso?
3) Explique a segunda estrofe do texto com suas palavras
No texto diz que “este ano será um sucesso se você enfrentar com esportividade as desventuras...” O que será que o autor quer dizer com esta expressão?
4) Na sua opinião, é possível vivenciar todas estas atitudes descritas no texto, no dia-a-dia? Justifique.
5) Procure no dicionário o significado das seguintes palavras:
•Intriga:
• Intolerância:
• Mesquinhez:
•Solidariedade:
Agora, escreva frases com estas palavras.
6) Faça uma ilustração sobre o texto.
1) O que você fará para que seu ano e o das pessoas que o rodeiam no colégio, na família e amigos seja um sucesso?
2) Para você, que atitudes e sentimentos podem fazer com que o ano não seja um sucesso?
3) Explique a segunda estrofe do texto com suas palavras
No texto diz que “este ano será um sucesso se você enfrentar com esportividade as desventuras...” O que será que o autor quer dizer com esta expressão?
4) Na sua opinião, é possível vivenciar todas estas atitudes descritas no texto, no dia-a-dia? Justifique.
5) Procure no dicionário o significado das seguintes palavras:
•Intriga:
• Intolerância:
• Mesquinhez:
•Solidariedade:
Agora, escreva frases com estas palavras.
6) Faça uma ilustração sobre o texto.
A Estrela Verde -
Texto para reunião pedagógica
"Era um vez,
milhões e milhões de estrelas no céu. Havia estrelas de todas as cores:
brancas, lilases, prateadas, douradas, vermelhas e azuis.
Um dia, elas
procuraram o Senhor Deus Todo-Poderoso e disseram-lhe: “Senhor Deus,
gostaríamos de viver na Terra, entre os homens.” "Assim será feito" -
respondeu Deus - "Conservarei todas vocês pequeninas como são vistas e
podem descer até a Terra."
Conta-se que naquela
noite houve a mais linda das chuvas de estrelas. Algumas aninharam-se nas
torres das igrejas, outras foram brincar e correr com os vaga-lumes dos campos,
outras misturaram-se aos brinquedos das crianças e a Terra ficou
maravilhosamente iluminada.
Passado algum tempo porém, as estrelas resolveram abandonar os homens e voltar para ao céu, deixando a Terra outra vez escura e triste. "Por que voltaram?"
Passado algum tempo porém, as estrelas resolveram abandonar os homens e voltar para ao céu, deixando a Terra outra vez escura e triste. "Por que voltaram?"
Perguntou Deus à medida em que chegavam
novamente ao céu. "Senhor, não nos foi possível permanecer na Terra; lá
existe muita desgraça, muita fome, muita violência, muita injustiça, muita
maldade, muita doença."
E o Senhor lhes
disse "Claro, o lugar real de vocês é aqui no céu, estamos no lugar da
perfeição, no lugar onde tudo é imutável, onde nada perece." Depois de chegadas
todas as estrelas e conferindo-lhes o número, Deus tornou a falar:
"Mas está
faltando uma estrela... Perdeu-se pelo caminho?" Um anjo, que estava
perto, replicou: "Não, Senhor, uma estrela resolveu ficar entre os homens.
Ela descobriu que o
seu lugar é exatamente onde existe imperfeição, onde há limites, onde as coisas
não vão bem." "Mas que estrela é essa?" - voltou Deus a
perguntar. "Por coincidência, Senhor, é a única estrela dessa cor."
"E qual a cor dessa estrela?"- insistiu Deus.
E o anjo disse:
"A estrela é verde, Senhor, a estrela verde do sentimento da
esperança." Quando então olharam a Terra, a estrela já não estava só. A
Terra estava novamente iluminada, porque havia uma estrela verde no coração de
cada pessoa.
Porque o único
sentimento que o homem tem e Deus não tem é a esperança. Deus já conhece o
futuro, enquanto que a esperança é própria da Natureza Humana. Daquele que cai,
daquele que erra, daquele que não é perfeito, daquele que não sabe ainda como
será o seu futuro."
Primeiro o texto deve ser lido.
Depois fazer várias estrelas verdes de papel, uma para cada participante
da reunião.
Coloque para os professores que eles são a estrela verde de cada aluno
na escola. Pedir que cada um escreva dentro da estrela como ele pode iluminar a
vida dos alunos que mais precisam de atenção em sua sala de aula.
As estrelas devem ser trocadas entre os participantes e lidas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário