MARKETING PESSOAL – CUIDE DA
SUA IMAGEM
Pessoal – Objetivos
·
Entender
a importância do marketing pessoal
·
Conhecer
os conceitos e objetivos do marketing pessoal
·
Conhecer
alguns fundamentos do marketing pessoal
Marketing
Pessoal hoje, é a ferramenta mais eficiente de fazer com que seus pensamentos e
atitudes, sua apresentação e comunicação, trabalhem a ser favor no ambiente
profissional. Além desses detalhes o cuidado com a ética e a capacidade de
liderar, a habilidade de se auto motivar e de motivar as pessoas a sua volta,
também fazem parte do Marketing Pessoal.
As empresas de
hoje analisam muito mais do que sua experiência profissional. A preocupação com
o capital intelectual e a ética, são fundamentais na definição do perfil
daqueles que serão parceiros/colaboradores.
Regras Básicas
1 - Mantenha sua imagem
intimamente ligada a símbolos primários de boa educação, inteligência e
honestidade. Sempre!
2 - A sua imagem jamais pode sugerir inferioridade. As pessoas gostam, apreciam e favorecem sempre as pessoas importantes. Porém, estas mesmas pessoas, detestam as pessoas arrogantes e pretensiosas. Assim sendo, passe uma imagem de
2 - A sua imagem jamais pode sugerir inferioridade. As pessoas gostam, apreciam e favorecem sempre as pessoas importantes. Porém, estas mesmas pessoas, detestam as pessoas arrogantes e pretensiosas. Assim sendo, passe uma imagem de
"importância" mas na
medida exata da "simplicidade".
3 - Elogie sempre, ajude sempre, parabenize sempre. Jamais faça qualquer comentário negativo sobre quem quer que seja, principalmente se a pessoa estiver ausente.
3 - Elogie sempre, ajude sempre, parabenize sempre. Jamais faça qualquer comentário negativo sobre quem quer que seja, principalmente se a pessoa estiver ausente.
4 - Esforce-se para ser MELHOR
a cada dia, porém não O MELHOR. Esta avaliação cabe somente aos outros fazerem.
Saiba que a imagem de "o melhor" sofre muitas contestações e é
permanentemente questionada.
5 - Na sua derrota, elogie o vencedor invés de criticá-lo. Na sua vitória, elogie o derrotado invés de menosprezá-lo. É por aí que começa o sucesso.
5 - Na sua derrota, elogie o vencedor invés de criticá-lo. Na sua vitória, elogie o derrotado invés de menosprezá-lo. É por aí que começa o sucesso.
CUIDE DA SUA IMAGEM
Muita gente competente passa
uma imagem contrária e essa aparência negativa acaba por limitar suas
oportunidades. É preciso ter cuidado para com a imagem e buscar eliminar dela
qualquer item que possa trazer impacto desfavorável. A imagem é formada
principalmente por:
a) aparência;
b) comportamentos;
c) comunicações;
d) resultados apresentados;
e) outros aspectos.
a) aparência;
b) comportamentos;
c) comunicações;
d) resultados apresentados;
e) outros aspectos.
APARÊNCIA
Uma roupa espalhafatosa, ou
mesmo casual demais, pode comunicar a ideia de que o sujeito é desleixado,
desorganizado, inconsequente ou rebelde. Mas vale pecar pelo excesso de
sobriedade do que pela falta dela.
Um acessório inadequado pode
transmitir a ideia que o sujeito está na profissão errada (por exemplo, imagine
um executivo uma pasta de esportista) ou que seu emprego não é sua maior
prioridade (bonés de time de futebol etc.).
Excentricidades em geral: um bigode ou cabelo mirabolante pode dar a ideia de que o indivíduo perde tempo demais cuidado da aparência e preocupando-se com picuinhas.
Excentricidades em geral: um bigode ou cabelo mirabolante pode dar a ideia de que o indivíduo perde tempo demais cuidado da aparência e preocupando-se com picuinhas.
COMPORTAMENTOS
Atraso crônico no término de
trabalhos, reuniões, cumprimento de compromissos pode ter uma boa
justificativa, mas, transmite forte ideia de descaso ou incapacidade de cumprir
prazos .Manter mesa atolada, ambiente desorganizado transmitem ideia de falta
de controle. Da mesma forma, excesso de objetos pessoais podem atrapalhar na
hora de construir uma imagem de comprometimento. Resista à tentação de expor
seus problemas pessoais no trabalho, além de dar margem a fofocas, você tira o
foco das pessoas dos resultados que obteve.
COMUNICAÇÕES
Excessiva comunicação social,
envio de e-mails neoprofissionais dá a impressão de que o indivíduo não é firme
no trabalho ou está com tempo de sobra.
Confusão em comunicar transmite ideia de amadorismo ou desconhecimento do assunto discutido.
Dificuldade de diálogo ou hesitação na hora de relacionar-se com os colegas demonstra falta de espírito de liderança e limita suas opções de crescimento.
Confusão em comunicar transmite ideia de amadorismo ou desconhecimento do assunto discutido.
Dificuldade de diálogo ou hesitação na hora de relacionar-se com os colegas demonstra falta de espírito de liderança e limita suas opções de crescimento.
RESULTADOS
APRESENTADOS
O relatório contém erros - e lá
se vai a imagem de valor que ele deveria ter e com ela a credibilidade dos
dados contidos. Explicações muito longas na hora de apresentar indicam que a
proposta não se sustenta sozinha. Seja objetivo e incisivo, explicando apenas
quando for necessário. A apresentação está rebuscada e enfeitada na proposta –
e os outros ficam pensando que houve desvio de atenção e perda de tempo.
OUTROS
ASPECTOS
As companhias escolhidas pelo
indivíduo afetam negativamente sua imagem, eventualmente. Lembre-se de que ao
trabalhar em uma empresa você está associando-se aos sucessos e fracassos da
mesma.
Esteja sempre informado de tudo
o que puder sobre sua empresa. Dessa forma você nunca é pego de surpresa e
comprova estar sempre alinhado aos objetivos da mesma.
Saber trabalhar sua imagem é
uma competência em si, e deve ser desenvolvida para fazer seu trabalho
aparecer. Então preste atenção em como você está sendo visto em seu emprego e
assuma controle de sua imagem.
ALGUNS
TOQUES
·
Estar
sempre pronto e capacitado para enfrentar mudanças;
·
Ter
consciência da importância da atitude para a concretização de objetivos;
·
Saber
focar os problemas e controlar a preocupação e os sentimentos de frustração e
angústia;
·
Entender
e acreditar a própria capacidade de realização e de superação de obstáculos;
·
Manter-se
motivado;
·
Usar
uma forma gentil e atenciosa de tratar as pessoas, de forma que ela trabalhe
como seu diferencial;
·
Seja
absolutamente pontual;
·
Preocupe-se
com a objetividade e a honestidade para que você não seja traído com detalhes
de menor importância;
·
Observe
com cuidado a roupa que vai usar, adequando-a cuidadosamente à situação e
ambiente; ela pode abrir ou fechar portas;
·
Preocupe-se
com o seu linguajar, seu gestual e com o tom da sua voz. Evite gírias ou
expressões chulas, controle suas mãos e braços, fale baixo e devagar;
·
Controle
suas emoções mas não as anule, elas são muito importantes para mostrar o seu
envolvimento ou comprometimento com o tema que está sendo tratado;
·
Cuidado
com o uso do celular;
·
Não
fale demais nem de menos.
José Antônio Rosa é
professor de pós-graduação em Administração no Instituto Nacional de
Pós-Graduação, jornalista, editor e consultor da Manager Assessoria em Recursos
Humanos.
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