Powered By Blogger

terça-feira, 6 de maio de 2014

Trabalhando O PPP

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO CULTURA E DESPORTO
PRAÇA 29 DE DEZEMBRO Nº 57
DEPARTAMENTO PEDAGÓGICO
                                             Trabalhando o PPP

O PROJETO PEDAGÓGICO DEVE SER REVISADO? EM QUE MOMENTO? 

Sim, ele deve ser revisto anualmente ou mesmo antes desse período, se a comunidade escolar sentir tal necessidade. É importante fazer uma avaliação periódica das metas e dos prazos para ajustá-los conforme o resultado obtido pelos estudantes  que pode ficar além ou aquém do previsto. As estratégias utilizadas para promover a aprendizagem fracassaram? Os tempos foram curtos ou inadequados à realidade local?
É possível ser mais ambicioso no que diz respeito às metas de aprendizagem? A revisão é importante também para fazer um diagnóstico de como a instituição está avançando no processo de transformação da realidade.
 Além disso, o plano deve passar a incluir os conhecimentos adquiridos nas formações permanentes, revendo as concepções anteriores e, quando for o caso, modificando-as.
  • É projeto porque reúne propostas de ação concreta a executar durante determinado período de tempo.
  • É político por considerar a escola como um espaço de formação de cidadãos conscientes, responsáveis e críticos, que atuarão individual e coletivamente na sociedade, modificando os rumos que ela vai seguir.
  • É pedagógico porque define e organiza as atividades e os projetos educativos necessários ao processo de ensino e aprendizagem.   (  Fonte :  Gestão  Escolar )
PERGUNTAS ESSENCIAIS  PARA  A  ELABORAÇÃO DO PROJETO  POLÍTICO PEDAGÓGICO

1.       Pontos fortes da escola
2.       A Escola que temos
3.       A escola que queremos
Na prática, a comunidade escolar deve começar respondendo à seguinte questão: por que e para que existe esse espaço educativo? Uma vez que isso esteja claro para todos, é preciso olhar para os outros três braços do projeto. São eles: 
 A proposta curricular - Estabelecer o que e como se ensina, as formas de avaliação da aprendizagem, a organização do tempo e o uso do espaço na escola, entre outros pontos. 

A formação dos professores - A maneira como a equipe vai se organizar para cumprir as necessidades originadas pelas intenções educativas. 

A gestão administrativa - Que tem como função principal viabilizar o que for necessário para que os demais pontos funcionem dentro da construção da "escola que se quer". 

Quem deve elaborá-lo e como deve ser conduzido o processo? A elaboração do projeto pedagógico deve ser pautada em estratégias que deem voz a todos os atores da comunidade escolar: funcionários, pais, professores e alunos
                                            O QUE NÃO PODE FALTAR NO PPP
Nossos Valores
A PROCEDÊNCIA: Honramos nossa origem e história e preservamos o nome da escola como referência em ensino de qualidade junto à comunidade.
A QUALIDADE: Oferecemos aos nossos alunos um ensino de qualidade que os capacite a desempenharem bem seu papel na sociedade.
A PARTICIPAÇÃO: Proporcionamos entre nossos profissionais o trabalho em equipe, onde cada pessoa dentro da escola contribui e partilha suas tarefas de conhecimentos, para enriquecimento do processo ensino-aprendizagem.
A CRIATIVIDADE: Valorizamos e incentivamos a criatividade e a inovação na realização das atividades dos profissionais e dos alunos.
Nossa Visão de Futuro
Seremos uma escola de referência e qualidade de ensino em nossa cidade, primando pela qualidade e criatividade no ensino que ministramos, pelo trabalho participativo, eficaz, inovador e responsável desenvolvido pela nossa equipe, respeitando nossos alunos, pais e comunidade escolar, contribuindo para uma sociedade onde se efetive o princípio da igualdade.
Nossa Missão
Sentindo-nos orgulhosos da origem que ostentamos, estabelecemos como nossa  missão preservar o nome da escola como referência em  proporcionar um ensino de qualidade em nossa cidade, assegurando aos nossos alunos uma educação crítica, participativa e de excelência.
Nossos Objetivos Estratégicos
·         Melhorar a qualidade do processo ensino-aprendizagem;
·         Melhorar o resultado da escola 
                                
Bom trabalho

Valdinere Alves

Nenhum comentário:

Postar um comentário