PROJETO ANUAL
TÍTULO: ANIMAS DA FAZENDA
TURMA: MATERNAL
PROBLEMA: Que animais vivem na fazenda?
JUSTIFICATIVA:
O projeto anual a ser desenvolvido, surgiu do interesse da turma pelos animais e pelos relatos de experiências de algumas crianças que tiveram a oportunidade de frequentar sítios e fazendas de seus familiares, bem como muitos possuem estes animais em casa. Considerando que os animais fazem parte do dia-a-dia das crianças, por estarem presentes em desenhos animados, histórias, livros, filmes, jogos e brinquedos. Possuem também um importante caráter de identificação de suas vivências pessoais e sociais. O tema do projeto desperta o interesse natural das crianças desta faixa etária que em geral, contam com várias informações relativas a ele. Este estudo facilitará a correlação entre diversos animais e destes com seu ambiente que serão aprofundadas e ampliadas em várias atividades. Sendo assim nossa sala ficou com o nome de “FAZENDA DO MATERNAL II”.
“As crianças nutrem um verdadeiro fascínio pelos animais, que na visão delas, são irresistíveis como os brinquedos, mas com atrativos a mais: são seres animados, com vida, sentimentos e algumas necessidades semelhantes as dos homens. O estudo de animais traz associações concretas entre o ser humano, o mundo animal e a natureza”.(LEITE, 2005, p.3)
Acreditamos que este projeto trará grandes oportunidades para desenvolvermos as capacidades e conteúdos relacionados aos diversos eixos propostos para a educação infantil, além de proporcionar para o grupo aprendizagens significativa por se tratar de um tema de interesse de todas as crianças o que faz com que se sintam ainda mais motivadas para aprender.
CONHECIMENTOS PRÉVIOS:
DÚVIDAS:
· Os animais mordem?
· O que eles comem?
· Onde vivem?
CERTEZAS:
· Na casa da Bapka(avó em polonês) tem vaca, tem galinha, tem cachorro;(fala do Matheus)
· Gisyane tem um coelho como animal de estimação;
· O coelho come cenoura;
· A galinha bota ovo;
· O Gustavo tem um sítio onde tem muitos animais;
OBJETIVO GERAL: Proporcionar um contato direto entre as crianças e os animais, fazendo com que as mesmas conheçam diversas espécies e suas principais características.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
· Conhecer os diversos animais apontando para sua diversidade (locais onde vivem, sua alimentação, seus hábitos e outras peculiaridades relativas a cada espécie);
· Comparar diversos tipos de animais através da observação;
· Incentivar o respeito a natureza e a familiarizar-se com os animais da fazenda conhecendo suas características, onde vivem e para que servem;
· Desenvolver atitudes de respeito, ajuda e colaboração valorizando ações de cooperação e solidariedade;
· Brincar com as demais crianças do grupo e da instituição a fim de interagir e socializar-se;
· Manipular diferentes objetos e materiais explorando características, propriedades e possibilidades de manuseio;
· Criar trabalhos de arte através da produção gráfica e plástica como meio de comunicar-se e expressar-se com o mundo;
· Apreciar e cuidar dos trabalhos produzidos individual ou coletivamente a fim de promover o respeito às obras;
· Observar imagens diversas a fim de identificá-las e interpretá-las;
· Explorar diferentes gêneros e ritmos musicais para desenvolver movimentos de ritmos na dança;
· Cantar e interpretar diversas músicas a fim de desenvolver a memoria musical;
· Explorar as diversidades sonoras (sons de animais);
· Estabelecer comunicação através da imagem oral e corporal a fim de interagir com o adulto ou com outras crianças;
· Conhecer diferentes gêneros orais (trava-línguas, parlendas, adivinhas, poemas, canções) a fim de desenvolver a linguagem oral;
· Escolher livros para leitura e apreciação de imagens, sons, texturas e despertar o interesse pela literatura infantil;
· Explorar o ambiente, descobrindo e entrando em contato com seres vivos a fim de conhecer suas características, cuidados básicos e valorização da vida;
· Desenvolver atitudes de manutenção e preservação dos espaços coletivos e do meio ambiente;
· Refletir sobre as características individuais de cada animal;
· Conhecer diferentes cores;
· Identificar diferentes texturas;
· Movimentar-se de forma variada; andando, rastejando, correndo, pulando, etc.
CONTEÚDOS
· Eu e o outro; (identidade e autonomia)
· Comunicação e expressão, oral, corporal e escrita; (identidade e autonomia)
· Exploração de diferentes materiais; (artes visuais)
· Observação e conversação sobre imagens e objetos; (artes visuais)
· Interpretação e dramatização musical; (música)
· Canto; (música)
· Linguagem: oral, escrita, corporal; (linguagem)
· Comunicação; (linguagem)
· Gêneros textuais; (linguagem)
METODOLOGIA
· Roda de conversas sobre cada animal a ser estudado;
· Aula Passeio;
· Colagens;
· Atividades com materiais de sucata;
· Pintura com guache;
· Musicas relacionada ao tema;
· Histórias relacionada ao tema;
· DVD´s relacionado ao tema;
· Dobraduras;
· Pesquisa feita pelos pais trazendo curiosidades sobre os animais;
· Desenvolver atividades lúdicas;
· Desenhar pintar e modelar livremente ;
· Fazer pintura coletiva individual com as mãos, pincéis...;
· Elaborar cartazes, álbuns, painéis, bonecos;
AVALIAÇÃO
· Explora com prazer materiais variados;
· Identifica imagens;
· Fala sobre as imagens que vê;
· Brinca com formas e cores;
· Reconhece cores;
· Rabisca;
· Demonstra prazer em ouvir sons;
· Canta e realiza movimentos de expressão musical;
· Reconhece, produz e imita sons diferenciados;
· Memoriza canções reproduzindo parte delas;
· Responde as perguntas dirigidas;
· Presta atenção ao ouvir alguém falando;
· Reconhece imagens e expressa este conhecimento;
· Respeita regras de convívio social fazendo uso de palavras como: desculpa, por favor, com licença, obrigado;
· Relata fatos e experiências;
· Explora sons, texturas e imagens dos livros;
· Interage com seres vivos apresentados;
· Identifica fenômenos da natureza (chuva, sol, vento, noite, dia...);
· Demonstra interesse em preservar o meio ambiente e o espaço onde vive;
· Nomeia e reconhece alguns animais e plantas;
· Brinca de contar;
· Demonstra noções de comparativos;
· Demonstra espontaneidade ao movimentar seu próprio corpo;
· Demonstra habilidades em ações que utilizam a coordenação motora fina;
· Manifesta interesse em superar seus limites;
· Explora os diferentes espaços oferecidos pela instituição;
· Identifica sua própria imagem em outros meios (espelho, foto, vídeo).
CRONOGRAMA: Todo o ano letivo
Nenhum comentário:
Postar um comentário