Projeto: Identidade e Esquema Corporal
MATERNAL 2 a 4 anos
· DATAS COMEMORATIVAS:
8-Páscoa/Correios 18-Nacional Livro Infantil 19-Índio 22-Descobrimento Do Brasil
· Explorar a forma corporal estimulando a fantasia e a criatividade, bem como o ‘meu eu’, quem sou, conhecendo a si e as coisas que fazem parte de sua vida. Utilizando de atividades cognitivas, sócio-cultural e aspectos biológicos da criança.
· Conhecer a história e o significado de seu nome;
· Desenvolver a atenção para futura identificação de partes do corpo e órgãos dos sentidos;· Reconhecer os sentidos;
· Identificar todas as partes do corpo;
· Conhecer as partes do corpo;
· Identificar e diferenciar as partes do próprio corpo com as partes do corpo dos amigos;
· Vestir-se e desvestir-se sozinhos.
· Estimular o raciocínio e a percepção visual;
· Desenvolver a imaginação e a criatividade;
· Saber maior número de palavras e expressões antes desconhecidas ( Aumento e enriquecimento do vocabulário );
· Identificar suas preferências em relação a tudo que o cerca, a sua realidade;
· Trabalhar as datas comemorativas em especial a Páscoa.
· Trabalhar a semana da Páscoa com diversas atividades e comemoração-festinha.
PROCEDIMENTOS DAS ATIVIDADES:
· Nesta primeira semana brincar, cantar musicas, explorar e comemorar a páscoa, conhecendo seus símbolos e atividades de registro;
· Brincar de: rolar, agarrar, sentar, engatinhar, andar em um pé só, andar sobre linhas – Trabalhando assim atividades de Psicomotricidade;· Jogos de mesa, explorando o raciocínio e a atenção;
· Brincadeiras em grupo para estimular a Socialização;
· Explorar todos os 5 sentidos de forma abrangente:
Visão através de observações de figuras, lugares e objetos;
Audição através de musicas, sons com o corpo, observar os sons que ouvimos fora da sala...
Tato através de atividades explorativas, tocando e sentindo diversos objetos e texturas;
Paladar, através de degustações durante atividades envolvendo alguns alimentos;
Olfato através de cheiros bons e ruins, trazendo para as crianças perfumes cheiros de alimentos entre outros agradáveis e desagradáveis.
· Ginástica orientada com músicas;
· Montagem de um boneco(a) para brincar e explorar as partes do corpo;
· Atividades em “rodinha” de maneira descontraída e atrativa;
· Quem sou eu? Realizar uma entrevista com os seus pais, procurando saber qual a origem dos seus nomes, registrar e fixar em um mural;
· Explorar com fichas do alfabeto e com tapete do alfabeto a letra inicial de seu nome;
· Identificar em diferentes palavras a letra inicial do seu nome;
· Explorar e registrar em atividades as datas comemorativas;
· Jogos, brinquedos, brincadeiras diversas, musicas, filmes, historias e atividades de registro;
Nenhum comentário:
Postar um comentário