segunda-feira, 18 de março de 2013

Roteiro de Março


SECRETARIA  DE EDUCAÇÃO  CULTURA  E DESPORTO
PRAÇA 29 DE DEZEMBRO Nº 57
DEPARTAMENTO DE  ENSINO

         Roteiro de Março
Tema : ÁguaEssência da Vida






Secretário de Educação : Dr. Denis Rodrigues da Silva
Diretoria de  Ensino :Valdinere Alves dos Santos e Jovenita Maria

Cortês -2013

ROTEIRO DO MARÇO

TEMÁTICA DO MÊS : ÁGUA ESSÊNCIA DA VIDA

DATAS
                                      ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

08 de Março




08 de Março

Dia da Mulher :

Conscientizar o aluno sobre a importância da figura humana. Valorizar a atuação da  mulher na sociedade moderna. O dia da mulher poderá ser vivenciado através de Poesias abordando a importância da mulher em diversos aspectos;Além de poesias poderão  elaborar cartazes,cartões,jogral,músicas, acrósticos etc.

Escolher alunos para representantes de sala para que os alunos adquiram noções de cidadania, participação política e controle social. Entendendo o papel de cidadão atuando de forma organizada.

14 de Março
Dia Nacional da Poesia

Desenvolver o gosto pela leitura de textos poéticos.Adquirir fluência na leitura de poemas.Identificar, nos textos poéticos lidos, os jogos de palavras que envolvem significados ou formas, as rimas, as repetições que marcam os ritmos, as intenções do autor e a  beleza da linguagem.Trabalhar diversos autores como:
Ziraldo,EliasJosé,CecíliaMeireles,HenriquetaLisboa,FerreiraGullar,MárioQuintana ,Vinícius de Morais ,Sergio Caparelli , Manoel  Bandeira etc .
Fazer concursos de poesia na sala de aula .O Dia Nacional da Poesia, não por acaso, coincide com a comemoração do nascimento do grande escritor baiano Castro Alves.Poeta do Romantismo, foi autor de belíssimas obras, como o “Navio Negreiro”. Sua arte era movida pelo amor e pela luta por liberdade e justiça.

15 de Março












15 de Março
Dia da Escola : A escola, depois da família, é o primeiro grupo social a que pertencemos. E grupos sociais são importantes para que aprendamos a interagir com pessoas, a conhecer novos comportamentos e a respeitar uns aos outros. Além do mais, a escola é fonte de conhecimento e educação,tanto formal quanto informal, é um espaço onde o aluno é o protagonista e aprende a desenvolver suas atividades, além de ser um laboratório de inclusão social, promovendo no jovem o sentido de importância da comunidade .Esta data é uma ótima oportunidade para resgatar com os alunos a história da escola em que estudam.

Verifiquem se há um símbolo, um hino, um patrono, o motivo de ter recebido o nome que tem etc.Ainda em roda de conversa, perguntar sobre o cotidiano escolar e ouvir os alunos sobre as atividades que realizam na escola.Perguntar se eles conhecem a história da escola em que estudam, seu nome, o de seus diretores, sua localização, quais as turmas que mantém, os profissionais que trabalham na escola e suas dependências.inclusão social, promovendo no jovem o sentido de importância da comunidade.

Discurso dos candidatos a  representantes de sala : Observar de forma crítica as promessas dos candidatos, verificando se realmente há possibilidade de cumpri-las;


19 de Março
Dia de São José e o dia do plantio do milho  : Trabalhar com colagens,pinturas e desenhos.

20 de Março

Eleição para os representantes de sala  : Organizar   a sala   para  realizar a  votação.
Observação  : Após a  eleição ,colocar  no mural o nome dos representantes

22 de Março
Dia Mundial da  Água :

A Organização das Nações Unidas instituiu, em 1992, o Dia Mundial da Água - 22 de março. O objetivo da data é refletir, discutir e buscar soluções para a poluição, desperdício e escassez de água no mundo todo. Mas há muitos outros desafios: saber usá-la de forma racional, conhecer os cuidados que devem ser tomados para garantir o consumo de uma água com qualidade e buscar condições para filtrá-la adequadamente, de modo a tirar dela o máximo proveito possível.
O dia da àgua poderá ser trabalhado  por meios de dramatizações, cartazes,desenhos paródias sobre a importância da àgua  , produção de terxtos ,etc
·         Conscientizar  os estudantes sobre a preservação da água e a sua importância para a sobrevivência humana
·         Trabalhar o ciclo da  água,e as interferências causadas nesse fenômeno diante das atitudes humanas.
·         Promover atividades que desenvolvam atitudes  voltados à proteção e conservação da água.
·         Trabalhar a importância do Rio Serinhaém  mobilizando e conscientizando quanto a sua importância  para  a comunidade cortesense
·         Organizar  uma patrulha afim de fazer uma coleta  seletiva dos lixos que ficam ás margens  do rio.
27 de Março
Dia do Circo  : Desenvolver nas crianças, através de atividades lúdicas, o desejo de conhecer e valorizar a arte circense.

31 de Março







31 de Março

Páscoa :
·         A páscoa é uma das datas mais comemoradas em todo o mundo por esse motivo o tema é um grande motivador para atividades em sala de aula, bem como trabalhar a solidariedade.
·         Conhecer o significado da Páscoa e seus símbolos;
·         Vivenciar o sentido da Páscoa; espertar no aluno o interesse em conhecer símbolos pascais e o significado de cada um.
·         Conscientizá-los sobre a influência exercida pelo comércio sobre as pessoas, em tempo de Páscoa.

Dia da Saúde e Nutrição:
Reconhecer a importância das frutas,verduras e legumes Pesquisando  sobre o valor nutritivo apresentando sobre forma de teatro,fantoches,etc.


Ninguém ignora tudo. Ninguém sabe tudo. Todos nós sabemos alguma coisa. Todos nós ignoramos alguma coisa, por isso aprendemos sempre". (Paulo Freire )

Nenhum comentário:

Postar um comentário