MATRIZES
DE REFERÊNCIA SAEPE
3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
TÓPICOS E SEUS DESCRITORES
TÓPICO I - APROPRIAÇÃO DO SISTEMA DE ESCRITA
·
D1 Diferenciar letras de outros
sinais gráficos.
·
D2 Identificar sílabas de palavras
ouvidas e/ou lidas.
·
D3 Reconhecer palavras como unidades
gráficas.
·
TÓPICO II - PRÁTICAS DE LEITURA
·
D4 Ler palavras.
·
D5 Ler sentenças.
·
D6 Localizar informação explícita em
um texto.
·
D7 Inferir informação em um texto.
·
D8 Inferir o sentido de palavra ou
expressão a partir do contexto.
·
D9 Identificar o tema central de um
texto.
·
D11 Interpretar textos não-verbais e
textos que articulam elementos verbais e não verbais.
·
D12 Identificar o gênero do texto.
·
D13 Identificar a finalidade de
diferentes gêneros textuais.
·
D16 Estabelecer relações de causa e
consequência entre partes de um texto.
·
D18Reconhecer relações entre partes
de um texto, identificando os recursos coesivos que contribuem para sua
continuidade (substituições e repetições).
·
D23 Identificar efeitos de sentido
decorrente do uso de pontuação.
MATRIZ DE REFERÊNCIA - SAEPE
LINGUA PORTUGUESA - 8ª SÉRIE / 9º ANO DO ENSINO
FUNDAMENTAL
TÓPICOS E SEUS DESCRITORES
TÓPICO I
- PRÁTICAS DE LEITURA
·
D6 Localizar informação explícita em
um texto.
·
D7 Inferir informação em um texto.
·
D8 Inferir o sentido de palavra ou
expressão a partir do contexto.
·
D9 Identificar o tema central de um
texto.
·
D10 Distinguir fato de opinião
relativa a fato.
·
D11 Interpretar textos não-verbais e
textos que articulam elementos verbais e não-verbais.
·
TÓPICO II - IMPLICAÇÕES DO SUPORTE, DO GÊNERO E/OU DO
ENUNCIADOR NA COMPREENSÃO DO TEXTO
·
D12 Identificar o gênero do texto.
·
D13 Identificar a finalidade de
diferentes gêneros textuais.
·
TÓPICO III - RELAÇÕES ENTRE TEXTOS
·
D14 Reconhecer semelhanças e/ou
diferenças de ideias e opiniões na comparação entre textos que tratem da mesma
temática.
·
TÓPICO IV - COESÃO E COERÊNCIA
·
D16 Estabelecer relação de causa e
consequência entre partes de um texto.
·
D17 Estabelecer relações lógico-discursivas
entre partes de um texto marcadas por conjunções ou advérbios.
·
D18 Reconhecer as relações entre
partes de um texto, identificando os recursos coesivos que contribuem para
suacontinuidade.
·
D19 Identificar a tese de um texto.
·
D21 Reconhecer o conflito gerador e
os elementos de uma narrativa.
·
D27 Diferenciar as partes principais
das secundárias em um texto.
·
TÓPICO V - RELAÇÕES ENTRE RECURSOS EXPRESSIVOS E EFEITOS
DE SENTIDO
·
D22 Identificar efeitos de humor
e/ou ironia no texto.
·
D23 Identificar efeitos de sentido
decorrente do uso de pontuação e outras notações.
·
D24 Reconhecer o efeito de sentido
decorrente do emprego de recursos estilísticos e morfossintáticos.
MATRIZ
DE REFERÊNCIA - SAEPE
LÍNGUA PORTUGUESA - 4ª SÉRIE / 5o ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
TÓPICOS E SEUS DESCRITORES
TÓPICO I - PRÁTICAS DE LEITURA
·
D6 Localizar informação explícita em
um texto.
·
D7 Inferir informação em um texto.
·
D8 Inferir o sentido de palavra ou
expressão a partir do contexto.
·
D9 Identificar o tema central de um texto.
·
D10 Distinguir fato de uma opinião.
·
D11 Interpretar textos não-verbais e
textos que articulam elementos verbais e não-verbais.
TÓPICO II - IMPLICAÇÕES DO SUPORTE,
DO GÊNERO E/OU DO ENUNCIADOR NA COMPREENSÃO DO TEXTO
·
D12 Identificar o gênero do texto.
·
D13 Identificar a finalidade de
diferentes gêneros textuais.
·
TÓPICO III - COESÃO E COERÊNCIA
·
D16 Estabelecer relação de causa e
consequência entre partes de um texto.
·
D17 Estabelecer relações
lógico-discursivas entre partes de um texto, marcadas por locuções adverbiais
ou advérbios.
·
D18Reconhecer relações entre partes
de um texto, identificando os recursos coesivos que contribuem para sua
continuidade(substituições e repetições).
·
D21 Reconhecer o conflito gerador do
enredo e os elementos de uma narrativa.
TÓPICO
IV - RELAÇÕES ENTRE RECURSOS EXPRESSIVOS E EFEITOS DE SENTIDO
·
D22 Identificar efeitos de humor no
texto.
·
D23 Identificar efeitos de sentido
decorrente do uso de pontuação e outras notações.
·
D26 Identificar as marcas
linguísticas que evidenciam o locutor e/ou o interlocutor.
MATRIZ
DE REFERÊNCIA - SAEPE
MATEMÁTICA
- 4a SÉRIE/5O ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
TEMAS
E SEUS DESCRITORES
·
I. Geometria
·
D1 Identificar a
localização/movimentação de objeto em mapas, croquis e outras representações
gráficas.
·
D2Identificar propriedades comuns e
diferenças entre os poliedros, e entre poliedros e corpos
·
redondos, relacionando-os com suas
planificações.
·
D3Identificar propriedades comuns e
diferenças entre figuras bidimensionais pelo número de lados,
·
pelos tipos de ângulos.
·
D4Identificar quadriláteros,
observando as posições relativas entre seus lados (paralelos, concorrentes,
·
perpendiculares).
·
D5Reconhecer a conservação ou
modificação de medidas dos lados, do perímetro, da área em
·
ampliação e/ou redução de figuras
poligonais, usando malhas quadriculadas.
·
D6 Reconhecer figuras com simetria
de reflexão e/ou identificar seus eixos de simetria.
·
·
II. Grandezas e Medidas
·
·
D7 Comparar a medida de grandezas,
utilizando unidades de medida convencionais ou não.
·
D8Resolver problemas significativos,
utilizando unidades de medida padronizadas como km/m/cm/
·
mm, kg/g/mg, L/mL.
·
D9 Resolver problema envolvendo
medidas de tempo.
·
D10Num problema, estabelecer trocas
entre cédulas e moedas do sistema monetário brasileiro, em
·
função de seus valores.
·
D11Resolver problema envolvendo o
cálculo do perímetro de figuras planas, desenhadas em malhas
·
quadriculadas ou não.
·
D12Resolver problema envolvendo o
cálculo ou estimativa de áreas de figuras planas, desenhadas em
·
malhas quadriculadas ou não.
·
III. Números e Operações/Álgebra e Funções
·
D13Reconhecer e utilizar
características do sistema de numeração decimal, tais como agrupamentos
·
e trocas na base 10 e princípio do
valor posicional.
·
D14 Identificar a localização de números
naturais na reta numérica.
·
D15 Reconhecer a decomposição de
números naturais nas suas diversas ordens.
·
D16 Calcular o resultado de uma
adição ou subtração de números naturais.
·
D17 Calcular o resultado de uma
multiplicação ou divisão de números naturais.
·
D18Resolver problema com números
naturais, envolvendo diferentes significados da adição ou
·
subtração.
·
D19Resolver problema com números
naturais, envolvendo diferentes significados da multiplicação ou
·
divisão.
·
D20 Identificar diferentes
representações de um mesmo número racional.
·
D21 Identificar a localização de
números racionais representados na forma decimal na reta numérica.
·
D22 Resolver problema utilizando a
escrita decimal de cédulas e moedas do sistema monetário brasileiro.
·
D23Resolver problema com números
racionais expressos na forma de fração ou decimal envolvendo
·
diferentes significados.
·
D24 Resolver problema envolvendo
noções de porcentagem (25%, 50%, 100%).
·
IV. Estatística, Probabilidade e
Combinatória
·
D25 Ler informações e dados
apresentados em tabelas.
·
D26 Ler informações e dados
apresentados em gráficos (particularmente, em gráficos de colunas).
MATRIZ DE REFERÊNCIA - SAEPE
MATEMÁTICA – 8ª SÉRIE / 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
TEMAS E SEUS DESCRITORES
·
I. Geometria
·
D1 Identificar a
localização/movimentação de objeto em mapas, croquis e outras representações
gráficas.
·
D2Identificar propriedades comuns e
diferenças entre figuras bidimensionais e tridimensionais, relacionando-as com
as suas planificações.
·
D3 Identificar propriedades de triângulos
pela comparação de medidas de lados e ângulos.
·
D4 Identificar relação entre
quadriláteros por meio de suas propriedades.
·
D5Reconhecer a conservação ou
modificação de medidas dos lados, do perímetro, da área em ampliação e/ou
redução de figuras poligonais usando malhas quadriculadas.
·
D6 Reconhecer ângulos como mudança
de direção ou giros, identificando ângulos retos e não-retos.
·
D7Reconhecer que as imagens de uma
figura construída por uma transformação homotética são semelhantes, identificando
propriedades e/ou medidas que se modificam ou não se alteram.
·
D8Resolver problema utilizando
propriedades dos polígonos (soma de seus ângulos internos, número de diagonais,
cálculo da medida de cada ângulo interno nos polígonos regulares).
·
D9 Resolver problema utilizando
relações métricas no triângulo retângulo.
·
D10 Resolver problema utilizando
razões trigonométricas no triângulo retângulo.
·
D11 Reconhecer
círculo/circunferência, seus elementos e algumas de suas relações.
·
II. Grandezas e Medidas
·
D12 Resolver problema envolvendo o
cálculo de perímetro de figuras planas.
·
D13 Resolver problema envolvendo o
cálculo da área de figuras planas.
·
D14 Resolver problema envolvendo
noções de volume.
·
D15 Resolver problema utilizando
relações entre diferentes unidades de medida.
·
III. Números e Operações/Álgebra e Funções
·
D16 Identificar a localização de
números inteiros na reta numérica.
·
D17 Identificar a localização de
números racionais na reta numérica.
·
D18 Efetuar cálculos com números
inteiros, envolvendo as operações (adição, subtração, multiplicação, divisão,
potenciação).
·
D19Resolver problema com números
naturais, envolvendo diferentes significados das operações (adição, subtração,
multiplicação,
·
divisão, potenciação).
·
D20 Resolver problema com números
inteiros envolvendo as operações (adição, subtração, multiplicação, divisão,
potenciação).
·
D21 Reconhecer as diferentes
representações de um número racional.
·
D22 Identificar fração como
representação que pode estar associada a diferentes significados.
·
D23 Resolver problemas utilizando
frações equivalentes.
·
D24Reconhecer as representações
decimais dos números racionais como uma extensão do sistema de numeração
decimal, identificando a existência de
“ordens” como décimos, centésimos e milésimos.
·
D25 Efetuar cálculos que envolvam
operações com números racionais (adição, subtração, multiplicação, divisão,
potenciação).
·
D26 Resolver problema com números
racionais envolvendo as operações (adição, subtração, multiplicação, divisão,
potenciação).
·
D27 Resolver problema que envolva
porcentagem.
·
D28 Resolver problema
que envolva variação proporcional, direta ou inversa, entre grandezas.
·
D29 Identificar uma
equação ou inequação do 1º grau que expressa um problema.
·
D30 Resolver problema
que envolva equação do 1º grau.
·
D31 Identificar a equação
do 2º grau que expressa um problema.
·
D32 Resolver problema
que envolva equação do 2º grau.
·
D33 Identificar a
expressão algébrica que expressa uma regularidade observada em sequências de
números ou figuras (padrões).
·
D34 Identificar um
sistema de equações do 1º grau que expressa um problema.
·
IV. Estatística, Probabilidade e Combinatória
·
D35 Resolver problema
elementar envolvendo o princípio fundamental da contagem.
·
D36 Resolver problema
envolvendo probabilidade de um evento.
·
D37 Resolver problema envolvendo
informações apresentadas em tabelas e/ou gráficos.
·
D38 Associar informações
apresentadas em listas e/ou tabelas simples aos gráficos que as representam, e
vice-versa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário