DICAS PARA REUNIÃO DE PAIS
Quando a escola chama os pais para uma reunião, ela
precisa se preocupar com o que vai ser discutido, deverá conversar com os
envolvidos no processo (professores e funcionários) a fim de proporcionar um
momento agradável e que sirva de demonstração de como é o dia-a-dia de seu
filho.
"Uma escola que proporciona bons momentos aos
pais certamente proporciona dias felizes a seus filhos".
Objetivos:
• Conquistar a confiança dos pais e maior
participação destes em todos os momentos que for necessário.
• Discutir as dificuldades, as habilidades e a
interação das crianças.
• Mostrar as atividades realizadas pelas crianças e
relatar como foram realizadas (interesse e participação da criança).
• Discutir coletivamente as ações pedagógicas
(metodologia e proposta pedagógica).
• Discutir ações conjuntas com os pais a fim de
sanar as dificuldades das crianças com defasagem na aprendizagem ou problemas
de saúde em geral.
• Discutir, sem agredir, os assuntos burocráticos
da escola.
• Favorecer momentos de integração entre os pais,
professores e funcionários em geral.
• Ser objetivo, claro e responsável ao pedir a
colaboração dos pais em qualquer ação da escola.
"Uma escola deve ser atrativa e carinhosa sem
deixar de ter atitudes profissionais para ganhar a confiança dos pais e
alunos."
Ações da escola:
Imagine que você realizará uma reunião ainda esta
semana. Planeje todos os detalhes desde a chegada até a saída dos pais.
1. Elabore uma pauta para entregar aos pais no
momento da reunião para que eles possam acompanhar.
2. Ofereça lápis e papel para que eles possam fazer
anotações e melhor esclarecer suas dúvidas no momento oportuno.Inicie a reunião
convidando os pais para fazerem leitura de um pequeno poema.
3. Passe um texto para uma reflexão sobre o
relacionamento pais-filho ou organize uma dinâmica de grupo em que todos os
pais possam participar e estabelecer contato uns com os outros.
4. Reparta a reunião em três momentos
diferentes:Para discutir questões burocráticas e o que for de interesse de
todos, recados em geral.
Momento dedicado para uma dinâmica que envolva
todos os pais e alunos presentes.
Momento dedicado ao trabalho pedagógico em que os
pais verão as atividades realizadas por seus filhos e conversarão com os
professores sobre o seu rendimento, bem como aproveitarão para dar sugestões
aos pais de como podem ajudar seus filhos nas tarefas, como acompanhar os
avanços e as dificuldades, como lidar com a ansiedade ou a apatia do seu filho,
com a preocupação excessiva ou o desinteresse etc.
Sugestão para a dinâmica:
Grupo: Esta dinâmica pode ser utilizada
com pais de alunos de várias faixas etárias.
Objetivos: Desenvolver o raciocínio
lógico, o sentido reflexivo e crítico, de tal maneira que possam tornar-se
cidadãos conscientes de seus deveres e direitos.
Comparar diferenças e igualdades.
Tempo: aproximadamente 50 minutos.
Local: sala de aula ou uma sala grande.
Material: papel pardo, fita adesiva,
música Peixe vivo, papel sulfite, lápis preto e de cor, borracha, giz de cera,
tesourinha etc.
Desenvolvimento:
Faça o desenho de um aquário do
tamanho de um papel pardo e fixe-o na lousa.
Coloque a música Peixe vivo para eles
ouvirem e peça que cantem juntos...
Entregue aos pais um pedaço de papel
sulfite (1/4) e peça-lhes que desenhem um peixinho, como desejarem... (coloque
à disposição lápis preto e de cor, borracha, giz de cera, tesourinha etc.) e
depois recortem.
Peça que, assim que terminem, vão à
lousa e fixem seu peixinho no aquário.
Após todos fixados, peçam para que eles
observem o que realizaram e manifestem o que entenderam sobre a atividade.
Deixe-os à vontade para falar.
Se necessário, conduza a conversa para
o lado da moral, da ética, do respeito às diferenças individuais.
Pergunte: Todos os peixinhos estão
iguais?
Por que são diferentes?
Porque todos somos diferentes, temos
gostos diferentes, habilidades diferentes, conhecimentos diferentes.
Todos os peixinhos estão indo para mesmo
lado? Por quê?
Porque temos objetivos, metas e sonhos
diferentes, caminhamos por caminhos diferentes, viemos de famílias diferentes
etc.
Mas, apesar de todas essas diferenças,
todos são iguais nas suas necessidades de sobrevivência.
Como podemos transferir essas ideias
para a vida escolar?
O que o aquário representa?
Quem são os peixinhos?
Como convivermos, sabendo lidar com
essas diferenças, em casa e na escola?
E assim por diante, de acordo com o
retorno dos pais.
Conclusão:
As dinâmicas na sala de aula têm uma
boa aceitação por parte dos pais e facilitam muito a relação escola-pais.
Final da reunião:
Não finalize a reunião sem antes
perguntar aos pais se eles têm alguma sugestão para melhorar a escola e como
podem fazê-lo. Agradeça a participação e se possível não os deixe sair sem
uma pequena lembrança desse dia.
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