TRANSDISCIPLINARIDADE
MUDANÇA DE PARADIGMA Trata-se de uma mudança
epistemológica e não simplesmente metodológica A Transdisciplinariedade
inaugura um NOVO JEITO DE VER o mundo, UM NOVO JEITO DE PENSAR o ensinar e
aprender. Morin (2001: 15) coloca que: " Na escola primária nos
ensinam a isolar os objetos (do seu meio ambiente), a separar as disciplinas
(em vez de reconhecer suas correlações), a dissociar os problemas, em vez de
reunir e integrar. Obrigam-nos a reduzir o complexo ao simples, isto é, a
separar o que está ligado; a decompor , e não a recompor; a eliminar tudo o que
causa desordens ou contradições em nosso entendimento.
A ciência e a
educação tentam recuperar a totalidade, a completude e neste caso a
transdisciplinaridade parece ser a melhor e a mais forte saída para mudar os
limites entre as matérias escolares, uma vez que representa o nosso real
cenário sociocultural. Nesse sentido, a interdisciplinaridade parece ser
insuficiente. Ou seja, as realidades na verdade são múltiplas
(multidisciplinar), se conectando entre si. E é preciso dialogar nessas
desigualdades, sem diminuir os desiguais ao todo. Assim, ao mesmo tempo em que
o conhecimento precisa da especialização, posteriormente precisará da visão do
conjunto.O respeito às diferenças, num emaranhado de grande diversidade de tudo
o que existe entre os diferentes saberes. Uma combinação livre e variada. Deste
modo, não uma matéria, mas sim um conjunto de matérias, não um caminho, mas
inumeráveis caminhos, como um rizoma (multidisciplinaridade) e não como uma
árvore (interdisciplinaridade).
Multidiciplinariedade,
Interdisciplinaridade Transdisciplinaridade.São formas possíveis de
articulação das diversas disciplinas.
Multidisciplinaridade Interdisciplinaridade Transdisciplinaridade São
estratégias de integração disciplinar para reunir as possibilidades de produção
de conhecimento multidisciplinar, interdisciplinar ou transdisciplinar, em
oposição ao conhecimento monodisciplinar.Multidisciplinaridade envolve mais de
uma disciplina cada disciplina envolvida mantém sua metodologia e teoria, sem
modificações não há integração dos resultados obtidos busca a solução de um
problema imediato, sem explorar a articulação
Interdisciplinaridade envolve mais de uma disciplina
adota uma perspectiva teórico-metodológica comum para as disciplinas envolvidas
promove a integração dos resultados obtidos busca a solução dos problemas
através da articulação de disciplinas os interesses próprios de cada disciplina
são preservados.
Transdisciplinaridade representa um nível de
integração disciplinar além da interdisciplinaridade etapa superior de
integração onde não existe fronteira entre as disciplinas um sistema de ensino
inovado busca superar o conceito de disciplina. é a busca do sentido da vida
através de relações entre os diversos saberes (ciências exatas, humanas e
artes) numa democracia cognitiva. nenhum saber é mais importante que outro. Todos
são igualmente importantes.Segundo Nicolescu (1999) "Como o prefixo
‘trans’ indica, a transdisciplinaridade diz respeito ao que está, ao mesmo
tempo, entre as disciplinas, através das diferentes disciplinas e além de todas
as disciplinas. Seu objetivo é a compreensão do mundo presente , e um dos
imperativos é a unidade do conhecimento
O que isso
significa? Interdisciplinaridade significa a interdependência, interação e
comunicação entre campos do saber, ou disciplinas, o que possibilita a integração
do conhecimento em áreas significativas. Transdisciplinaridade é a coordenação
do conhecimento em um sistema lógico, que permite o livre trânsito de um campo
de saber para outro, ultrapassando a concepção de disciplina e enfatizando o
desenvolvimento os aspectos do comportamento humano. Com base nessas formas de
composição curricular, é que os Parâmetros Curriculares Nacionais introduzem os
temas transversais que, tomando a cidadania como eixo básico, vão tratar de questões
que ultrapassam as áreas convencionais, mas permeiam a concepção, os objetivos,
os conteúdos e as orientações didáticas dessas áreas. Essa transversalidade
supõe uma transdisciplinaridade , o que vai permitir tratar uma única questão a
partir de uma perspectiva plural. Isso exige o comprometimento de toda a
comunidade escolar com o trabalho em torno dos grandes temas definidos pelos
Parâmetros Curriculares Nacionais, como Ética, Saúde, Meio Ambiente,
Pluralidade Cultural e Orientação Sexual, os quais podem ser particularizados
ou especificados a partir do contexto da escola.
REFERÊNCIAS
CARLOS, Jairo Gponçalves.
Interdiscipliaridade: o que é isso? Disponível
em:<http://vsites.unb.br/ppgec/dissertações/proposições/proposição_jairocarlos.pdf>.
Acesso em: 20 fev. 2010.
MAGALHÃES. Everton Moreira.
Interdisciplinaridade: por uma pedagógica não fragmentada. Disponível em:
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