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segunda-feira, 18 de março de 2013

TRANSDISCIPLINARIDADE


                                    TRANSDISCIPLINARIDADE

 MUDANÇA DE PARADIGMA Trata-se de uma mudança epistemológica e não simplesmente metodológica A Transdisciplinariedade inaugura um NOVO JEITO DE VER o mundo, UM NOVO JEITO DE PENSAR o ensinar e aprender. Morin (2001: 15) coloca que: " Na escola primária nos ensinam a isolar os objetos (do seu meio ambiente), a separar as disciplinas (em vez de reconhecer suas correlações), a dissociar os problemas, em vez de reunir e integrar. Obrigam-nos a reduzir o complexo ao simples, isto é, a separar o que está ligado; a decompor , e não a recompor; a eliminar tudo o que causa desordens ou contradições em nosso entendimento.

A ciência e a educação tentam recuperar a totalidade, a completude e neste caso a transdisciplinaridade parece ser a melhor e a mais forte saída para mudar os limites entre as matérias escolares, uma vez que representa o nosso real cenário sociocultural. Nesse sentido, a interdisciplinaridade parece ser insuficiente. Ou seja, as realidades na verdade são múltiplas (multidisciplinar), se conectando entre si. E é preciso dialogar nessas desigualdades, sem diminuir os desiguais ao todo. Assim, ao mesmo tempo em que o conhecimento precisa da especialização, posteriormente precisará da visão do conjunto.O respeito às diferenças, num emaranhado de grande diversidade de tudo o que existe entre os diferentes saberes. Uma combinação livre e variada. Deste modo, não uma matéria, mas sim um conjunto de matérias, não um caminho, mas inumeráveis caminhos, como um rizoma (multidisciplinaridade) e não como uma árvore (interdisciplinaridade).

 Multidiciplinariedade, Interdisciplinaridade Transdisciplinaridade.São formas possíveis de articulação das diversas disciplinas.  Multidisciplinaridade Interdisciplinaridade Transdisciplinaridade São estratégias de integração disciplinar para reunir as possibilidades de produção de conhecimento multidisciplinar, interdisciplinar ou transdisciplinar, em oposição ao conhecimento monodisciplinar.Multidisciplinaridade envolve mais de uma disciplina cada disciplina envolvida mantém sua metodologia e teoria, sem modificações não há integração dos resultados obtidos busca a solução de um problema imediato, sem explorar a articulação

Interdisciplinaridade envolve mais de uma disciplina adota uma perspectiva teórico-metodológica comum para as disciplinas envolvidas promove a integração dos resultados obtidos busca a solução dos problemas através da articulação de disciplinas os interesses próprios de cada disciplina são preservados.

Transdisciplinaridade representa um nível de integração disciplinar além da interdisciplinaridade etapa superior de integração onde não existe fronteira entre as disciplinas um sistema de ensino inovado busca superar o conceito de disciplina. é a busca do sentido da vida através de relações entre os diversos saberes (ciências exatas, humanas e artes) numa democracia cognitiva. nenhum saber é mais importante que outro. Todos são igualmente importantes.Segundo Nicolescu (1999) "Como o prefixo ‘trans’ indica, a transdisciplinaridade diz respeito ao que está, ao mesmo tempo, entre as disciplinas, através das diferentes disciplinas e além de todas as disciplinas. Seu objetivo é a compreensão do mundo presente , e um dos imperativos é a unidade do conhecimento

O que isso significa? Interdisciplinaridade significa a interdependência, interação e comunicação entre campos do saber, ou disciplinas, o que possibilita a integração do conhecimento em áreas significativas. Transdisciplinaridade é a coordenação do conhecimento em um sistema lógico, que permite o livre trânsito de um campo de saber para outro, ultrapassando a concepção de disciplina e enfatizando o desenvolvimento os aspectos do comportamento humano. Com base nessas formas de composição curricular, é que os Parâmetros Curriculares Nacionais introduzem os temas transversais que, tomando a cidadania como eixo básico, vão tratar de questões que ultrapassam as áreas convencionais, mas permeiam a concepção, os objetivos, os conteúdos e as orientações didáticas dessas áreas. Essa transversalidade supõe uma transdisciplinaridade , o que vai permitir tratar uma única questão a partir de uma perspectiva plural. Isso exige o comprometimento de toda a comunidade escolar com o trabalho em torno dos grandes temas definidos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais, como Ética, Saúde, Meio Ambiente, Pluralidade Cultural e Orientação Sexual, os quais podem ser particularizados ou especificados a partir do contexto da escola.
REFERÊNCIAS
CARLOS, Jairo Gponçalves. Interdiscipliaridade: o que é isso? Disponível em:<http://vsites.unb.br/ppgec/dissertações/proposições/proposição_jairocarlos.pdf>. Acesso em: 20 fev. 2010.
MAGALHÃES. Everton Moreira. Interdisciplinaridade: por uma pedagógica não fragmentada. Disponível em: 

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