Powered By Blogger

terça-feira, 26 de março de 2013

MATEMÁTICA E TEMAS TRANSVERSAIS: ATIVIDADES POSSÍVEIS


MATEMÁTICA E TEMAS TRANSVERSAIS: ATIVIDADES POSSÍVEIS
PROJETO  TRANSVERSALIDADE
TEMA: SAÚDE          
EIXO: TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO
ASSUNTO: DENGUE
· Visita e coleta de informações acerca do numero de casos de pessoas com dengue no posto de saúde da localidade em que se encontra a escola;
· Socialização em sala para analise dos dados colhidos;
· Construção de tabelas e gráficos para organizar e apresentar os dados;
· Organização de uma passeata para sensibilizar e conscientizar a população para esse problema (coleta de objetos que causam a proliferação do mosquito da dengue).
ATIVIDADE
TEMA: ÉTICA
EIXO: TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO
ASSUNTO: VALORES MORAIS
Enquete sobre o perfil da turma.
Números de alunos que:
· Pedem por favor;
· Usam com licença;
· Falam obrigadas (os);
· Pedem desculpas ...
Com os resultados das enquetes, confeccionar gráficos e promover conscientização sobre a importância do respeito ao próximo.
PROJETO  TRANSVERSALIDADE
TEMA: MEIO AMBIENTE
EIXO: TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO
ASSUNTO: ANIMAIS EM EXTINÇÃO
Após assistir ao filme Tainá- uma aventura na Amazônia, os alunos devem pesquisar os animais que estão em extinção na floresta Amazônia.Em sala deverá ser feita a socialização da pesquisa e em seguida pedir a turma, construa um gráfico para sistematizar a pesquisa e após o mesmo poderão ser desenvolvidas outras atividades.
PROJETO TRANSVERSALIDADE
TEMA: ORIENTAÇÃO SEXUAL
EIXO: TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO
ASSUNTO: LINHA DO TEMPO
ATIVIDADE
 Objetivos: sexualidade e conhecimentos matemáticos, levantamento de dados, construção do tempo.
Metodologia: Aulas expositivas, utilizando bonecos para ilustrar a ordem cronológica do indivíduo,
Pesquisa de campo, onde cada aluno coletará dados para construção da sua linha do tempo.
TEMA: PLURALIDADE CULTURAL
EIXO: TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO
ASSUNTO:NINGUÉM  É DE NINGUÉM
ATIVIDADES
·Utilizar um livro de história infantil falando sobre as diferenças culturais;
·Pesquisa de campo e coleta de dados;
Na aula anterior foi pedido aos alunos uma coleta de dados com os seguintes itens:
·Quantos negros existe em sua rua?;
·Quantos brancos?
·Quantas igrejas?
E com base nesses dados, produzir um gráfico coletando as informações trazidas pelos alunos.
PROJETO TRANSVERSALIDADE
TEMA: MEIO AMBIENTE
EIXO: TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO
ASSUNTO: LIXO
JUSTIFICATIVA
A partir do diagnóstico que foi  realizado com a participação dos alunos, para descobrir os reais problemas que afetam a comunidade foi do consenso de todos que (os problemas que mais) que o tema seria lixo.
ESTRATÉGIAS
1) Diagnostico - Situação problema;2) Palestra Informativa – Profissional da área;
3) Pesquisa Bibliográfica – livros, documentos, internet...;4) Entrevista/ Mobilização na comunidade local;
5) Visita de campo;6) Relatório – Resultado do trabalho de campo;
7) Atividade proposta para solucionar o problema;
Oficinas de reciclagem (Escola x Comunidade);
Palestra de conscientização / Saúde;
Fazer seleção do “Lixo”;
Oficina de Artesanato;
Estudo sobre lixo orgânico e não-orgânico;
Aula prática – Limpeza aos redores da escola / comunidade local.
ATIVIDADE
TEMA: PLURARIDADE CULTURAL
EIXO: TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO
ASSUNTO: DANÇAS REGIONAIS
JUSTIFICATIVA
Tendo em vista a diversidade cultural dos alunos da nossa comunidade fez-se necessária a organização de um projeto para discussão da variedade de culturas do nosso país. 
Metodologia
Fazer uma pesquisa com os alunos identificando seus estados de origem e a dança que caracteriza este estado.
·        Socialização da pesquisa;
·        Construção de uma tabela a partir da tabela e socialização;
·        Elaborar situações-problema a partir da tabela.
Culminância com um festival de Danças Regionais!!!!!
ATIVIDADE
TEMA: ÉTICA
EIXO: NÚMEROS E OPERAÇÕES, TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO.
ASSUNTO:  HÁBITOS CONSCIENTES
Estratégia: dividir a turma em grupos para discutirmos assuntos pertinentes ao dia a dia como por exemplo:
·        Desperdício da merenda,
·        Respeito;
·        Preconceito;
·        Cuidados com o meio ambiente;
·        Higiene.
Os temas seriam distribuídos nos grupos para que todos eles tivessem tempo cronometrado para expor suas ideias: tribuna.Avaliar o tempo, a forma do trabalho em grupo, suas colocações, etc. .
PROJETO TRANSVERSALIDADE
TEMA: SAÚDE
EIXO: TODOS
ASSUNTO: HEPATITE B  e C.
1º MOMENTO: Sensibilização. Exibição da reportagem da TV São Francisco sobre hepatite B e C.
2º MOMENTO: Levantamento do conhecimento prévio. Já ouviram falar sobre a doença?
3º MOMENTO: Pesquisa  de capo na comunidade:
· Se conhece a doença: hepatite B e C;
· Conhece alguém que tem alguém na família que já teve a doença;
4º MOMENTO: Tabulação dos dados e confecção dos gráficos.
5º MOMENTO: Socialização dos resultados e palestra com agente de saúde sobre o tema junto da comunidade. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário